Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Conectividade estrutural e funcional da paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
LIMA, Christiane Niedzielski de
A Ecologia de Paisagens possui o objetivo de compreensão global da paisagem e o ordenamento territorial, sendo integradora de ciências sociais, geofísicas e biológicas. Nos cursos d’água, as porções marginais influenciadas pelas inundações periódicas representam ambientes altamente dinâmicos e nos estudos de paisagem são considerados como classes de paisagem e a análise da relação entre seus elementos permite fazer inferências acerca de sua importância ecológica. Esse espaço tridimensional, considerado como a transição entre ecossistemas aquáticos e terrestres, é denominado zona ripária. Neste sentido, este estudo busca analisar os padrões estruturais e funcionais na paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Segundo Planalto Paranaense.
Palavras-chave: Ecologia de paisagem, Rio Pitangui, Métricas de paisagem.
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1389 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA http:// |
Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Livros didáticos de ciências: a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por p |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
SOUZA, Edna Luiza de
Apresenta resultados de investigação que teve como objetivo analisar a construção de relações entre a comunidade em que uma escola está inserida e as práticas pedagógicas dos professores de Ciências, tomando como foco a escolha e o uso do livro didático dessa disciplina. A pesquisa foi realizada com professoras do 5º ano de uma escola de zona rural, de uma escola indígena e de uma escola urbana, localizadas, respectivamente, nos município de Rebouças, Inácio Martins e Irati, no estado do Paraná. Teve como pressupostos teóricos o conceito de cultura de Williams (1992, 2011), relacionado às mudanças econômicas, sociais e políticas; a concepção de cruzamento de culturas na formação da cultura escolar de Pérez Gómez (2004), que sustenta compreender a escola como uma mediação cultural e considera a sua rede de significações; a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar conforme o entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockwell (1995, 1997); o conceito de “habitus” do indivíduo e a apropriação do capital cultural de Bourdieu (2010), e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, segundo Choppin (2000,2004), Batista (1999) e Garcia (2006, 2008). Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário e pela concessão de entrevistas pelas professoras participantes, visando identificar e compreender as influências que a cultura local exerce sobre as decisões de escolha e de uso dos livros didáticos por parte dessas professoras de Ciências. No que se refere ao uso, foi possível constatar que as professoras procuram adaptar o livro à realidade local e que, especificamente no ensino de Ciências, os conteúdos, direcionados pelo plano curricular, são adaptados de acordo com as especificidades dos alunos. Da mesma forma, os critérios de escolha correspondem a necessidades locais dos alunos, porém oportunizando um aprendizado que amplie e ofereça uma visão mais abrangente de novos saberes.
Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Cultura local. Ensino de Ciências. Ensino fundamental. Uso do livro didático.
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435 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Conceitos de natureza, meio ambiente e ambiente em livros didáticos de biologia aprovados no PNLD de |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
OLIVEIRA, Naziel de
Investiga-se o tratamento que é dado aos conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente nos livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Mais precisamente, a dissertação apresenta os contextos a partir dos quais ocorre a formação conceitual dos educandos quando se trata de estudos relacionados ao Ambiente, tendo como referência os conteúdos dos livros didáticos. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descreve os oito livros aprovados e encaminha uma análise dos capítulos que tratam dos temas escolhidos. Em conclusão faz-se uma discussão sobre os conceitos, remetendo a uma reflexão sobre os tratamentos didáticos mais adequados para uma postura crítica dos professores em relação ao que é apresentado nos livros didáticos.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Livro Didático. Ambiente, Natureza, Conceito.
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5293 0 bytes UFPR |
Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Implicações da inclusão de ciências da natureza no sistema de avaliação da educação básica para o am |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
OSSUCCI, Rosana do Rosário
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), discutido a partir da década de 1980 e instituído na década de 1990 no Brasil, contou com a inclusão amostral de Ciências da Natureza (CN) e Ciências Humanas ( CH ) na aplicação das provas para o nono (9º) ano do Ensino Fundamental (EF) no ciclo de 2013, com perspectiva da inclusão definitiva nos próximos ciclos. O objetivo da presente pesquisa foi investigar sobre as possíveis implicações da inclusão de CN no SAEB para o ambiente escolar . Realizou-se, inicialmente, a pesquisa documental, seguida de pesquisa de campo, mediante entrevista semiestruturada, que contou com a participação de um representante do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e um representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), além de seis professores de Ciências da Educação Básica (EB) e uma pedagoga que atuam em cinco escolas estaduais jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba e Toledo. A análise dos dados, de cunho qualitativo, embasou-se em contribuições da análise do discurso bakhtiniano e da sociologia da educação bourdieusiana. O enfoque foi sobre as condições de produção e apreensão do sentido dos discursos produzidos pelos entrevistados mediante os elementos da teorização bakhtiniana de Enunciação, Dialogismo e Polifonia como aportes metodológicos. Como aportes conceituais às análises realizadas utilizou- se dos conceitos de Habitus, Violência Simbólica, Campo e Capital Cultural, elementos da teorização da sociologia da educação bourdieusiana. As análises dos discursos indicam que incluir CN no SAEB pode apresentar implicações no sentido de: 1)valorizar a disciplina de Ciências; 2) envolver mais professores com as avaliações de sistema no ambiente escolar; 3) integrar as áreas do conhecimento; 4) orientar mudanças para o ensino de Ciências e trabalho docente; 5) estimular a cultura científica nos estudantes da EB; assim como, pode: 6) denegrir a imagem do professor de Ciências. Também há indicativos da necessidade de: a) difundir mais as informações para os professores e as escolas sobre o SAEB e a inclusão de CN no sistema de avaliação; b) promover o conhecimento aos professores sobre as matrizes de referência de CN e matrizes curriculares das escolas para relacioná-las; c) elaborar uma política estatal de avaliação que considere a diversidade educacional brasileira.
Palavras-chave: Sistema de avaliação. Saeb. Ciências da natureza. Ambiente escolar.
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2420 0 bytes UNIOESTE |
Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ensino de Biologia e Educação Ambiental: uma leitura peirceana das formas de relação dos animais hum |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
FERREIRA RODRIGUES, Adriana Ribeiro
Esta pesquisa discute as formas de relação dos seres humanos com os animais não humanos a partir da perspectiva da semiótica peirceana, do ensino de Biologia, da educação científica e da Educação Ambiental. O problema se constituiu em questionar qual a gama de entendimentos dos alunos e alunas do Ensino Médio acerca das relações dos seres humanos com os animais como signos produtores de interpretantes no contexto de um ensino dos conteúdos sobre vertebrados com abordagem ambiental. E, ainda, se essa abordagem aumentou a complexidade da compreensão sobre as relações entre humanos e animais. O objetivo traçado referiu-se a conhecer e identificar os interpretantes dinâmicos emocional, energético e lógico acerca das relações dos seres humanos com os animais produzidos num processo de ensino de Biologia com abordagem ambiental em interface com os fundamentos das Ciências Normativas de Peirce – estética, ética e lógica. A metodologia qualitativa de pesquisa para a análise dos dados fundamentou-se em três eixos teórico-metodológicos: a teoria dos interpretantes de Peirce, as Ciências Normativas e a Educação Ambiental. A análise dos dados construídos a partir de narrativas, entrevistas e produção de curtas-metragens dos alunos permitiu identificar os interpretantes e discuti-los em articulação com as Ciências Normativas e a Educação Ambiental. Constatamos que o processo de ensino e aprendizagem proposto, que relacionou a Biologia com a abordagem ambiental, promoveu a atualização dos signos, desencadeando novas semioses como cognição e ainda alterou os ideais de conduta dos referidos alunos e alunas. Tais achados abrem a possibilidade de pensar em uma Educação Ambiental que forme não apenas novas formas de sentir e pensar, mas também de agir.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de biologia. Relações seres humanos e animais. Semiótica peirceana.
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3893 0 bytes UEL |
Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Relação entre formação docente e desempenho de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na res |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
MARTINS, Josiane Bernini Jorente
Inúmeros fatores internos e externos à escola afetam a organização escolar e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, reconhecendo como função primeira da escola a socialização do conhecimento científico, esta pesquisa objetiva investigar possíveis relações entre o desempenho na resolução de problemas matemáticos por alunos, por futuros professores e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolveu-se dentro da perspectiva quanti-qualitativa, a partir da questão de investigação: há relações entre o desempenho docente e discente ao resolverem problemas matemáticos relativos ao conhecimento científico específico dos anos iniciais? Para responder a esta questão, realizou-se em um primeiro momento, uma revisão entre os anos de 2004 a 2014, junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD – buscando discutir a formação inicial dos professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na apropriação dos conceitos matemáticos. Constatou-se que os professores dos anos iniciais apresentam lacunas em sua formação matemática, dificultando à escola possibilitar a muitos de seus alunos a apropriação dos conceitos matemáticos. Ainda, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando para coleta de dados: um questionário aplicado aos professores (62) que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município pesquisado indagando suas principais dificuldades; uma prova modelo da Prova Brasil de Matemática, aplicada a alunos do quinto ano (278), a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (17), e a concluintes dos cursos de Formação de Docentes em nível médio (18) e de Pedagogia (18). A análise das respostas dadas ao questionário possibilitou constatar que os conteúdos Matemáticos que os professores consideram mais difíceis para ensinar referem-se aos números racionais, tanto na representação decimal quanto fracionária e suas relações com a porcentagem. Essa constatação vem ao encontro do verificado no desempenho dos sujeitos pesquisados uma vez que, na resolução da prova aplicada, o menor índice de acertos dos alunos do quinto ano (10,1%), dos professores dos anos iniciais (52,9%), dos concluintes do curso Formação de Docentes em nível médio (27,8%) e dos concluintes de Pedagogia (22,2%), referem-se à mesma questão, a qual aborda os conhecimentos sobre frações. Diante dessa constatação, presume-se que alunos, professores e futuros professores dos anos iniciais apresentam lacunas na apropriação do conceito de frações, e que o ensino de Matemática, mais especificamente dos números racionais, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, pouco têm contribuído para a superação de possíveis obstáculos epistemológicos que surgem no processo de aprendizagem. A pesquisa revela ainda que os conceitos geométricos também constituem uma lacuna comum no conhecimento matemático de docentes e discentes, o que indica uma fragilidade no ensino desses conceitos. Destaca-se, portanto, a necessidade da formação docente continuada. Quando o professor não tem conhecimentos didáticos e/ou matemáticos conceituais bem construídos pode, 8 além de não contribuir para a superação dos obstáculos existentes, criar obstáculos didáticos – provindos da prática docente – dificultando o avanço no processo de escolarização e prejudicando seu desenvolvimento cognitivo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Formação de Professores. Ensino Fundamental.
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658 0 bytes UNIOESTE |
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