Educadores

Ínicio : Ciências : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Ciências versus Biologia: (des)encontro entre Ensino Fundamental e Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2017
Descrição:
BOZZA, Elizangela Cristina

O presente estudo diz respeito a uma pesquisa de natureza qualitativa. Tem origem na experiência docente de sua autora em Ciências e Biologia, diante da recorrente problemática acerca da defasagem dos conteúdos biológicos pelos alunos na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Existe aí um hiato contraproducente à aprendizagem. Os alunos mostram dificuldades em acompanhar conteúdos dentro da disciplina de Biologia, os quais já teriam sido estudados durante o Ensino Fundamental, mesmo que em menor grau de profundidade e complexidade, na disciplina de Ciências. Assim, a questão de pesquisa que orientou este estudo consistiu em identificar qual é o repertório de conhecimentos em Biologia que estão presentes entre alunos iniciantes da 1ª série do Ensino Médio, para identificar uma possível defasagem e recolher dados que possam nortear ações que reduzam as deficiências de aprendizagem. Para isso, elaborou-se um Produto Educacional, o “Entrando no Ensino Médio: Caderno de Avaliação Diagnóstica de Conteúdos em Biologia”, que contemplou 10 questões de conhecimentos estudados em Ciências no Ensino Fundamental e que serão aprofundados em Biologia na 1ª série do Ensino Médio. Cada questão disposta em tal material agregou justificativas fundamentadas em autores da área de ensino de Ciências do exterior e do Brasil, além de justificativas emanadas da experiência docente da própria prática da autora/mestranda. O Caderno foi implementado em março de 2015 com três turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, Paraná, Brasil. A escolha das três questões para análise decorreu da ponderação sobre o número de acertos/erros e sobre considerações importantes nas respostas efetuadas. A metodologia utilizada foi a Grounded Theory (Metodologia Fundamentada nos Dados), em razão de ser uma abordagem que nasce da prática da pesquisa, permitindo que o problema proposto fosse aproveitado como fonte de informações, e as análises dos dados qualitativos pudessem ser enraizadas (grounded) nos dados coletados. A pesquisa abrangeu 116 alunos e os resultados indicam a existência de uma fragmentação de conhecimentos biológicos na interface Ensino Fundamental-Ensino Médio, que deriva de vários aspectos, dentre eles político, social e burocrático, mas também pedagógico, no qual os professores podem agir. A utilização do Caderno permitiu obter informações que se configuraram subsídios às estratégias de avaliação e ações futuras. Uma avaliação diagnóstica mostrou-se útil para que o(a) professor(a) possa analisar os conhecimentos trazidos por seus alunos, para então direcionar suas aulas, procurando adequar metodologias e conteúdos às necessidades mais relevantes da turma, buscar a articulação curricular, além de conceder a necessária atenção para o processo de avaliação, dentre outros, de modo que os discentes possam de fato compreender e participar das aulas. Afinal, se o professor não pode interferir nas condições de entrada do aluno, pode (e deve) interferir em suas condições de saída.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino de Biologia. Transição entre etapas de ensino.

Downloads 12753  12753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise de uma Proposta de Ensino de Ciências Interdisciplinar na Perspectiva Histórico-Crítica Co Popular Versão: PDF
Atualização:  16/10/2017
Descrição:
SCHURCH, Giselle Palermo

A presente pesquisa é delineada na formação continuada de professores da Educação Básica, anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Londrina/PR, tendo por princípio dimensões acentuadas quanto aos benefícios do trabalho interdisciplinar no Ensino de Ciências na perspectiva Histórico-Crítica, com uso da WebQuest. Para este estudo, foi necessária uma orientação entre os docentes, apresentando um referencial teórico, que elenca a formação de professores na visão de Nóvoa (2009); Veiga (2002); a Pedagogia Histórico-Crítica, na perspectiva de Saviani (1983; 2008); Gasparin (2012); e a Sequência Didática Interativa embasada em Oliveira (2013), com o intuito de contribuir para o planejamento de suas ações em sala de aula, a oferecer uma sistematização do conteúdo a ser pedagogicamente trabalhado. O trabalho visa investigar e implementar recursos e estratégias para o Ensino de Ciência interdisciplinar, proporcionando subsídios para a elaboração de um planejamento de aula, conforme aporte teórico metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica . A relevância deste estudo é oferecer um Ensino de Ciências interdisciplinar mediante uma nova estratégia educacional com uso de recursos didáticos. A principal questão de pesquisa foi investigar como um curso em Ensino de Ciências interdisciplinar, mediante o uso da WebQuest, poderá contribuir para a formação continuada dos professores participantes da pesquisa tendo por base o aporte teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica? Para tanto, foi desenvolvido um curso “Ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica” com a análise realizada pelos professores de uma Sequência Didática Interativa SDI (elaborada pela pesquisadora), levando em consideração suas experiências didáticas e conhecimentos sobre a temática. De abordagem qualitativa, o trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo conforme Bogdan e Biklen (1994). Para a organização e leitura interpretativa dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011), a qual revelou, em síntese, meio aos resultados, a mudança de postura, o aprimoramento frente ao conteúdo encaminhado, exploração e interesse desses docentes quanto à elaboração de uma sequência de planejamentos de aula fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica em uma perspectiva interdisciplinar. Por meio dessa investigação, verificou-se que a proposta de formação continuada de professores, demonstrou-se apropriada, satisfatória e teve seus objetivos atingidos ao proporcionar subsídios para a prática pedagógica, norteada pelo planejamento didático que relaciona teoria e prática, com reflexões que permitiram a análise das experiências didáticas, para uma projeção de novas maneiras de atuarem em sala de aula, associada ao uso da nova tecnologia a WebQuest. Constatou-se que o planejamento de aula, no Ensino de Ciências Interdisciplinar em uma perspectiva Histórico-Crítica, contribuiu para o processo de organização do trabalho pedagógico, permitindo a flexibilidade da prática educativa e ainda a valorização da singularidade dos alunos, sendo possível a articulação, elaboração de estratégias e procedimentos pedagógicos, a fim de promover o enriquecimento curricular no sistema educacional e, por conseguinte, a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências interdisciplinar. Pedagogia histórico-crítica. WebQuest. Estratégia de ensino.

Downloads 2295  2295  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Condições Laborais e de Saúde dos Estudantes Universitários Trabalhadores Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
PEREIRA, Márcia da Silva

As condições laborais e de saúde dos estudantes trabalhadores podem ser influenciadas por muitos fatores como alterações na rotina, maus hábitos alimentares, alterações no sono, o que pode levar os mesmos a ter qualidade de vida comprometida. O perfil do estudante do ensino superior noturno é marcado por várias dificuldades: a carga horária de trabalho excessiva associada às horas insuficientes de descanso interferindo no rendimento acadêmico, familiar e laboral do estudante podendo provocar distúrbios físicos, familiares, emocionais. Práticas e atitudes promotoras de saúde podem auxiliar esse público alvo a melhorar suas condições de saúde, para tanto buscou conhecer a realidade vivenciada pelos universitários através de um estudo quantitativo, descritivo e transversal por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com questionário dividido em três blocos: perfil sócio demográfico, condições de trabalho e condições de saúde. Por meio do estudo realizado foi possível identificar as situações que podem levar o público pesquisado a má qualidade de vida e ao adoecimento, embora os mesmos considerem suas condições de saúde boa, excelente e ruim numa porcentagem de 48%, 17% e 4%, respectivamente. O resultado de tal pesquisa demonstra a necessidade de novos estudos sobre a qualidade de vida dos estudantes universitários que possam trazer contribuições para práticas promotoras de saúde no ambiente acadêmico e laboral nos quais os mesmos encontram inseridos.

Palavras chave: Estudantes trabalhadores. Promoção de saúde. Condições de trabalho. Condições de saúde.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicesumar  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Determinantes Sociais e a Hanseníase na População Feminina no Estado do Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
BASEGGIO, Roselene da Cruz

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) e a Hanseníase, na população feminina no estado do Paraná. A primeira etapa do estudo de caráter quantitativo deu-se através da realização de levantamentos epidemiológicos em uma série histórica de cinco anos, ocorrida no período de 2009 e 2013, posteriormente foram pesquisadas 41 mulheres portadoras da doença, com idade acima de 18 anos e que aceitaram participar do estudo, as mulheres escolhidas são residentes nas 22 cidades onde estão localizadas as Regionais de Saúde do Estado do Paraná, a coleta de dados adotou o método quantitativo através de levantamento no Sistema de Informações (DATASUS, SIM, SINAN) e bancos oficiais (IBGE, IPEA). Na segunda etapa do trabalho de caráter qualitativo o método foi a entrevista com as mulheres notificadas com Hanseníase no Estado do Paraná, e que tivessem disponibilidade em participar do estudo. A conclusão a que se chegou e com base nos relatos, evidencia-se que as categorias estudadas por Dahlgren e Whitehead, referentes aos Determinantes Sociais em Saúde, influenciam na situação vivida pelas portadoras da doença, sendo possível comprovar através da análise dos discursos das entrevistadas. Para a superação dos problemas sociais, torna-se necessário refletir sobre as condições de vida, trabalho, educação e serviços sociais de saúde das mesmas. Por fim, apresentou-se discussões sobre o estigma e preconceito referente à hanseníase e mencionou-se a política pública como uma das possibilidades de superação do quadro antigo e ao mesmo tempo atual, da condição de vida das pessoas que desenvolvem a doença.

Palavras-chave: Hanseníase. Determinantes sociais. Políticas públicas.

Downloads 4459  4459  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unoesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia Popular Versão: PDF
Atualização:  3/1/2019
Descrição:
TROGELLO, Anderson Giovani

O presente trabalho propõe uma sequência didática embasada na utilização de objetos de aprendizagem, para trabalhar conceitos astronômicos, sobretudo enfocando a alternância das estações do ano. Tal proposta foi aplicada a uma turma do sexto ano de uma escola do campo em um município paranaense. Foram dez aulas em ambientes como a sala de aula, o pátio da escola e áreas externas ao estabelecimento de ensino, demonstrando, simulando, observando e investigando por meio de modelos didáticos os movimentos da esfera celeste e sua relação com a alternância sazonal. Para coleta de dados foram aplicados um questionário prévio e outro final. A análise destes instrumentos direcionada por meio da análise de discurso confirmou que os educandos possuíam concepções alternativas, tais como: entendiam a alternância das estações do ano devido a aproximação e afastamento da Terra ao Sol; compreendiam um sistema geocêntrico; afirmavam que o Sol “movimentava-se” na esfera celeste em trajetória fixa durante todo o ano, nascendo a leste e pondo-se a oeste. Estas e outras concepções errôneas foram trabalhadas na sequência didática, obtendo ao final do trabalho importantes resultados que validaram a utilização dos recursos didáticos produzidos e utilizados junto aos educandos. Dentre os resultados é destacável discursos que salientaram a órbita terrestre com baixa excentricidade e o Sol nascendo e pondo-se em diferentes posições do horizonte ao longo do ano. No entanto, mesmo com as intervenções deste trabalho alguns alunos mantiveram suas concepções ressaltando a necessidade de novos trabalhos que abordem outras metodologias, ou mesmo, reutilizem os objetos aqui expostos com outros enfoques.

Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Ensino de Astronomia. Concepções alternativas. Estações do ano.

Downloads 972  972  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Manual de Orientações: o Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia Popular Versão: PDF
Atualização:  1/12/2017
Descrição:
SANTOS, José Nunes dos

Entendendo a escola como o ambiente mais adequado para a obtenção do saber científico por meio da estimulação das capacidades intelectuais dos alunos, acreditamos ser o professor, como mediador desse processo, o principal ator. Por outro lado, percebemos que há um grande incômodo por parte dos professores de Ciências Naturais da educação básica, na busca de recursos pedagógicos que facilitem a aprendizagem. [...] As reflexões aqui apresentadas para a utilização de filmes como recursos pedagógicos, por apresentarem possibilidades de sistematização de encaminhamentos e procedimentos metodológicos no ensino de Ecologia, são marcadas pela preocupação social. Que sujeitos a escola – como espaço social do alunado e que deve assegurar o direito e acesso à educação e à aquisição de conhecimentos científicos – está formando? Nesse sentido, elaboramos um “Manual de Orientações: O Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia”, que tem como objetivo oferecer à comunidade de educadores do ensino de Ciências subsídios para a organização do plano de trabalho docente, bem como, para a condução, em sala, de atividades mediante o uso de filmes. [...]

Palavras-chave: Ecologia. Filme. Recursos didáticos. Ciências.

Downloads 8714  8714  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2)