Educadores

Ínicio : Ciências : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Programa nacional de educação do campo Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
MORAES, Vitor de

Esta pesquisa visa compreender, quais bases epistemológicas, filosóficas e princípios teóricos metodológicos da Educação do Campo estão em embate no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Analisa a correlação de forças entre distintos segmentos sociais no processo de elaboração desse programa e os interesses na participação das agências internacionais, expressas nas políticas de educação do governo federal. Objetiva-se sinalizar limites e avanços na direção de atendimento dos anseios dos Movimentos Sociais do Campo e indicar as contradições existentes à configuração de uma política pública de Estado.O referencial teórico se embasa nas publicações da Articulação Nacional da Educação do Campo, no documento base do Pronacampo e na concepção de Estado ampliado. Este trabalho se alinha ao materialismo histórico dialético, por considerarmos como um método completo para explicitar a história, as contradições, mediações em relação ao movimento dialético da realidade, na sua totalidade.

Palavras-chave: Educação do campo. Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPC).

Downloads 1059  1059  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENTRO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Do uso à mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de Ciências: uma abordagem investigativa de Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
DARRONQUI, Silvia Regina

Esta dissertação apresenta uma abordagem teórico-prática sobre a mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências. Este estudo de caso foi desenvolvido com alunos de quatro turmas de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Victor do Amaral, situado em Curitiba - PR. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar se a problematização das tecnologias pode proporcionar a construção de um conhecimento diferenciado para o ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental. Entende-se aqui conhecimento diferenciado aquele que é crítico, reflexivo e contextualizado, que vai além dos conceitos e definições previstos no currículo.

Palavras-chave: Tecnologia. Ciências. Metodologia. Ensino. Mediação.

Downloads 2204  2204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR - PPGFCET  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A articulação entre o ensino de ciências e as TIC: uma análise de materiais didáticos digitais produ Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
ASSIS, Kleine Karol

Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ações pedagógicas, especificamente no ensino de Ciências, o que vem sendo um dos grandes desafios para os docentes deste século. Diante desta complexidade ganha importância políticas públicas que venham a atender estas novas demandas educacionais, como por exemplo o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). Trata-se de uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, no qual há uma integração entre as instituições de ensino superior e a educação básica através de atividades teórico-práticas. Os professores que ingressam neste programa são incentivados a desenvolver projetos envolvendo TIC e recebem treinamento para serem tutores de ambientes virtuais de aprendizagem, desta forma é propiciada a inclusão digital destes. Nosso objeto de pesquisa foram os materiais didáticos digitais produzidos pelos professores da área de Ciências Naturais nesse programa.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. TIC. Materiais didáticos. Abordagem sociocultural. Professor autor. PDE-PR.

Downloads 279  279  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Livros didáticos de ciências: a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por p Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
SOUZA, Edna Luiza de

Apresenta resultados de investigação que teve como objetivo analisar a construção de relações entre a comunidade em que uma escola está inserida e as práticas pedagógicas dos professores de Ciências, tomando como foco a escolha e o uso do livro didático dessa disciplina. A pesquisa foi realizada com professoras do 5º ano de uma escola de zona rural, de uma escola indígena e de uma escola urbana, localizadas, respectivamente, nos município de Rebouças, Inácio Martins e Irati, no estado do Paraná. Teve como pressupostos teóricos o conceito de cultura de Williams (1992, 2011), relacionado às mudanças econômicas, sociais e políticas; a concepção de cruzamento de culturas na formação da cultura escolar de Pérez Gómez (2004), que sustenta compreender a escola como uma mediação cultural e considera a sua rede de significações; a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar conforme o entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockwell (1995, 1997); o conceito de “habitus” do indivíduo e a apropriação do capital cultural de Bourdieu (2010), e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, segundo Choppin (2000,2004), Batista (1999) e Garcia (2006, 2008). Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário e pela concessão de entrevistas pelas professoras participantes, visando identificar e compreender as influências que a cultura local exerce sobre as decisões de escolha e de uso dos livros didáticos por parte dessas professoras de Ciências. No que se refere ao uso, foi possível constatar que as professoras procuram adaptar o livro à realidade local e que, especificamente no ensino de Ciências, os conteúdos, direcionados pelo plano curricular, são adaptados de acordo com as especificidades dos alunos. Da mesma forma, os critérios de escolha correspondem a necessidades locais dos alunos, porém oportunizando um aprendizado que amplie e ofereça uma visão mais abrangente de novos saberes.

Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Cultura local. Ensino de Ciências. Ensino fundamental. Uso do livro didático.

Downloads 198  198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Conectividade estrutural e funcional da paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
LIMA, Christiane Niedzielski de

A Ecologia de Paisagens possui o objetivo de compreensão global da paisagem e o ordenamento territorial, sendo integradora de ciências sociais, geofísicas e biológicas. Nos cursos d’água, as porções marginais influenciadas pelas inundações periódicas representam ambientes altamente dinâmicos e nos estudos de paisagem são considerados como classes de paisagem e a análise da relação entre seus elementos permite fazer inferências acerca de sua importância ecológica. Esse espaço tridimensional, considerado como a transição entre ecossistemas aquáticos e terrestres, é denominado zona ripária. Neste sentido, este estudo busca analisar os padrões estruturais e funcionais na paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Segundo Planalto Paranaense.

Palavras-chave: Ecologia de paisagem, Rio Pitangui, Métricas de paisagem.

Downloads 780  780  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto da aprendizagem significativa pa Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
PADILHA, Andrea da Silva Castagini

Esta dissertação investigou os principais obstáculos que os professores de Ciências encontram no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial da Internet como recurso pedagógico. Esta se delineou como pesquisa qualitativa e têm como objetivo geral elaborar um guia de sugestões metodológicas com o uso de recursos digitais virtuais para auxiliar nas dificuldades identificadas junto aos professores de Ciências do colégio investigado.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Aprendizagem significativa. Ensino de ciências. Internet. Formação continuada de professores.

Downloads 6898  6898  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR - PPGFCET  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2)