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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação da Genotoxicidade de Nanotubos de Carbono de Paredes Múltiplas em Danio rerio e Astyanax Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
CIMBALUK, Giovani Valentin

Como resultado do crescimento da população humana e da mudança nos padrões de vida, produção, consumo e eliminação de resíduos, os contaminantes ambientais estão aumentando em quantidade e espécie. Os nanomateriais, considerados contaminantes emergentes, se destacam nesse contexto. Suas propriedades físicas e químicas distintas podem diminuir os custos de produção e melhorar a eficiência de uma gama enorme de produtos que vão de cosméticos a eletroeletrônicos. Os nanotubos de carbono (NTCs) são, desde a década de 90, um dos tipos de nanomateriais mais estudados em função de suas propriedades intrínsecas que lhes asseguram protagonismo nos mais variados setores da indústria do século 21. Tendo em vista que a genotoxicidade dos nanotubos de carbono é um assunto ainda muito controverso, nós realizamos testes de exposição aguda e subcrônica por via hídrica a uma amostra comercial de nanotubos de carbono de paredes múltiplas em diferentes concentrações em duas espécies de peixes; um modelo exótico (Danio rerio), e uma espécie nativa (Astyanax altiparanae). Através do ensaio cometa em eritrócitos e do teste do micronúcleo písceo, também em eritrócitos, foi constatado que a amostra de nanotubos de carbono testada não produziu genotoxicidade aparente por meio de quebras de simples/dupla fita no DNA ou efeitos castogênicos e/ou aneugênicos em nenhuma das espécies, independentemente do tempo de exposição. Todavia, os resultados obtidos indicam a possibilidade de ocorrência de crosslinks DNA-NTCs.

Palavras-Chave: Nanotubos de carbono. Genotoxicidade. Astyanax altiparanae. Danio rerio. Ensaio cometa. Teste do Micronúcleo Písceo.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Articulação de tecnologias de informação e comunicação – TIC, no ensino de Biologia para estudo inte Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
COSTA, Karla Patrícia Gomes

As transformações sociais e tecnológicas contemporâneas fizeram emergir a necessidade por mudanças significativas no sistema educacional, citam-se: a análise do perfil dos sujeitos, estrutura e enfoque curricular, expectativas de aprendizagem, formação inicial e continuada dos docentes, inserção de Tecnologiasde Informação e Comunicação - TIC no planejamento e na prática pedagógica, abordagens metodológicas ativas, interdisciplinares e contextualizadas. A partir desse contexto, a pesquisa desenvolvida propôs a análise do potencial interdisciplinar e contextualizador das TIC, representadas pela Internet e pelo software Google Earth® no ensino de Biologia com ênfase ao estudo multitemático de uma área urbana.

Palavras-chave:Tecnologias de informação e comunicação (TIC). Sensoriamento remoto. Internet. Interdisciplinaridade. Contextualização sócio-histórica.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise citogenética em acessos de Paspalum atratum (Poaceae) Popular Versão: PDF
Atualização:  22/6/2016
Descrição:
SANTOS, Ana Caroline Casalvara dos

Com grande potencial forrageiro, o gênero Paspalum compreende aproximadamente 400 espécies, as quais são quase na sua totalidade de origem americana.Graças aos seus atributos, algumas espécies do gênero estão sob esquemas de melhoramento. Visa-se não apenas ao desenvolvimento de cultivares a partir da variabilidade genética existente, como também à formação de híbridos intra ou interespecíficos. O melhoramento neste gênero é comprometido pelo nível de ploidia e modo de reprodução. Compatibilidade só é encontrada entre acessos poliplóides, os quais são, em geral, apomíticos. Cruzamentos podem ser realizados entre acessos tetraplóides, desde que haja um acesso sexual com este nível de polidia. Apesar de apomíticos, os acessos poliplóides necessitam de gametas viáveis para a formação do endosperma da semente. A poliploidia, por outro lado, causa inúmeras anormalidades meióticas que comprometem a viabilidade gamética. Dentre os programas de melhoramento de Paspalum, destaca-se o desenvolvido Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, São Paulo. Dentre as espécies existentes na coleção de germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste, destaca-se o Paspalum atratum. Esta espécie se destaca devido às suas características agronômicas. Atualmente, P. atratum cv. Pojuca –Capim Pojuca (BRA-09610) é comercializado como cultivar no Brasil. Esta cultivar foi desenvolvida pela EmbrapaCerrados (DF) e lançada em 2004. Há, todavia, necessidade de desenvolvimento de novas cultivares. Nesta pesquisa, 14 acessos de P. atratum foram analisados pela metodologia convencional para se obter dados sobre número de cromossomos, nível de ploidia e comportamento meiótico como subsídio ao programa de melhoramento. Todos os acessos analisados mostraram-se tetraplóides (2n=4x=40), sendo que o número de cromossomos encontrado para a espécie foi coincidente com a literatura. Em dois acessos (BRA-023019 e BRA-023612), foram encontradas evidências da ocorrência de translocação e em outro acesso (BRA-023353) ocorreu formação de díades, tríades, além de tétrades, como xii produto final da meiose, característico de ausência ou falha da segunda citocinese. Nos demais acessos, o comportamento meiótico foi variável, sendo que apenas um apresentou muitas anormalidades e a maioria apresentou meiose regular, com anormalidades típicas de poliplóides, que não comprometeram, em níveis elevados, os micrósporos. Logo, os acessos de P. atratum analisados neste trabalho, excetuando-se os acessos envolvidos nas anormalidades já citadas, demonstram potencial para serem lançados como cultivares ou serem utilizados nos programas de melhoramento envolvendo hibridizações intra ou interespecíficas.

Palavras-chave: Microsporogênese. Número de cromossomos. Gramínea forrageira. Citologia. Melhoramento genético.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Representação Social do Guará (Eudocimus ruber) na Percepção e nas Falas da População de Guaratuba Popular Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
SCHERER, Francine Amélia S.

Este estudo trata da ave guará (Eudocimus ruber) e de sua representação social no imaginário coletivo da população do município de Guaratuba-Paraná. Com o retorno da ave guará ao município de após um período de aproximadamente 100 anos de desaparecimento, sente-se a necessidade do desenvolvimento de ações em Educação Ambiental que visem a manutenção da ave na Baía de Guaratuba. O objetivo dessa pesquisa centrou-se em analisar as questões históricas, sociais e ambientais que envolveram o desaparecimento do guará da Baía de Guaratuba (Paraná), com ênfase no estudo das representações sociais e da simbologia da ave para o imaginário dessa população. O estudo desenvolveu-se na linha da pesquisa qualitativa etnográfica e envolveu três grupos representativos da comunidade guaratubana, sendo eles: vinte estudantes dos 1° e 2° anos do ensino médio de um colégio público estadual do município; cinco pesquisadores e estudiosos locais; e quarenta moradores ribeirinhos da Baía de Guaratuba, localizados em quatro pontos estratégicos de possibilidades de encontrar-se o guará, a saber: Cubatão, Riozinho, Fincão e Parati. Realizaram-se conversas informais pré-estruturadas com os ribeirinhos e com os pesquisadores e estudiosos locais; e, com o grupo de adolescentes desenvolveram-se atividades de Educação Ambiental que consistiram em visitas a Casa da Cultura de Guaratuba, viagens de estudos pela Baía de Guaratuba e produção de mídias com as imagens de guarás efetuadas em seu ambiente natural. A observação e a análise das informações e dados coletados permitiram a identificação das representações sociais do guará no imaginário coletivo dessa população, e a observação que o seu retorno e início de repovoamento provoca um misto de sentimentos nos moradores que vão de alegria a preocupação com a manutenção da ave guará no manguezal de Guaratuba. Com o desenvolvimento do estudo foi possível observar a necessidade do desenvolvimento de ações em Educação Ambiental para com todos os segmentos da população de Guaratuba com vista à preservação da espécie no município.

Palavras-chave: Guará (Eudocimus ruber). Representação social. Imaginário coletivo. Educação Ambiental.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A experimentação nas aulas de biologia como promotora da alfabetização científica Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
JAROCHYNSKI, Nives Fernanda de Castro.

O ensino de Biologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, exige aprimoramento e criatividade constantes a fim de melhorar o aprendizado e despertar o envolvimento dos alunos. Com o declínio do interesse dos alunos pela Ciência, deve-se pensar em possibilidades que os aproximem novamente dos processos o de fazer ciências, instigando-os ao pensamento científico. Para tanto, é preciso levá-los a observar, experimentar, levantar hipóteses e interpretar resultados, correlacionando-os ao cotidiano, contextualizando o ensino e o tornando útil à vida. Tais anseios estão presentes nesta pesquisa, que objetiva a implementação de aulas experimentais, contextualizadas, que possibilitem não somente a compreensão do mundo, mas também uma formação educacional autônoma, social, tornando-os assim alunos alfabetizados cientificamente. A presente pesquisa foi realizada em um colégio estadual do Estado do Paraná, na cidade Curitiba, e envolveu alunos do Ensino Médio das 1.o , 2.o e 3.o ano. A avaliação da pesquisa pautou-se nas respostas de questões-problemas, possibilitando ao educando relacionar a prática a situações vivenciadas no dia a dia, como alimentação, doenças etc. Utilizou-se o processo quali-quantitativo na observação das respostas antes e após cada aula, verificando a porcentagem e a qualidade das respostas. O resultado mostra a diferença nas respostas, pelo aumento do número de acertos e pelo aprimoramento delas, relacionando o conteúdo científico à resolução de questões inerentes ao cotidiano. Ao concluir o trabalho, observa-se que os objetivos foram atingidos, formular uma sequência didática composta por aulas experimentais e alfabetizar cientificamente por meio dessas aulas, com vistas a aprimorar o ensino de Biologia.

Palavras-chave: Aula experimental. Ensino de Biologia. Alfabetização científica.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Avaliação das Características Socioeconômicas, Sociodemográficas e de Qualidade de Vida de Indivíd Popular Versão: 
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
XAVIER, Audineia Martins

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Apresentam alta prevalência em quase todos os países, o que se deve, principalmente, às transformações socioeconômicas e sociodemográficas associadas aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos nos últimos tempos. No entanto, o aumento da incidência de HAS e DM apresenta diversas consequências individuais, além de aumentar os gastos com o sistema público de saúde. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características socioeconômicas, sociodemográficas e de qualidade de vida de portadores de HAS e/ou DM participantes de grupos de convivência de Guarapuava, PR. Participaram da pesquisa indivíduos adultos e idosos, portadores de HAS e/ou DM e cadastrados em 16 grupos de convivência de Guarapuava no Programa Hiperdia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, utilizando-se um questionário sociodemográfico e um questionário avaliativo sobre a qualidade de vida (WHOQOL-bref). Participaram efetivamente da pesquisa 205 indivíduos, sendo 136 (66,34%) hipertensos, 13 (6,34%) diabéticos e 56 (27,32%) com ambas as patologias. Verificou-se uma maior predominância de indivíduos com HAS isolada nos grupos de convivência do município. Além disso, a maioria dos participantes informou ser casado, do sexo feminino, da raça branca, de religião católica, com baixa escolaridade, elevado número de filhos, morar em residência própria e na zona urbana e apresentar uma baixa renda mensal. Os indivíduos com idade ≥ 65 anos apresentaram menor prevalência de HAS isolada e HAS+DM associadas, enquanto as pessoas não alfabetizadas tiveram maior ocorrência dessas patologias. A raça parda demonstrou maiores chances para o desenvolvimento de DM isolado e HAS+DM, quando comparada a outras raças. Além disso, as mulheres com ≥ 65 anos e que têm moradia própria quitada apresentaram maiores chances de desenvolver HAS isolada. Contrariamente, as mulheres residentes na zona rural tiveram menores chances para o aparecimento de HAS e HAS+DM, se comparadas àquelas da zona urbana. Uma renda econômica menor também influenciou para reduzir a prevalência de HAS (p<0,05) entre as mulheres. A maioria dos indivíduos avaliados classificou-se com uma boa qualidade de vida, principalmente para o domínio psicológico, enquanto o domínio físico foi aquele que apresentou menor classificação de qualidade de vida. Conclui-se que os fatores socioeconômicos, sociodemográficos e de qualidade de vida interferem diretamente no cotidiano de indivíduos portadores de HAS e/ou DM participantes de grupos de convivência de Guarapuava, PR.

Palavras-chave: Doenças crônicas não transmissíveis. Políticas públicas de saúde. Ações em saúde.

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