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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação da Inserção da temática Educação Ambiental por meio das TIC’s no cotidiano escolar de um c Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
FREITAS, Marcos

É inquestionável a importância da Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação de estudantes capazes de tomar decisões fundamentadas e participar de discussões em sua comunidade no que se refere às questões ambientais. Diante dos problemas vividos em nossa sociedade, o tratamento dos problemas socioambientais no ensino formal é uma das condições que contribuem para mudanças e transformações do modelo capitalista, que estimula o consumo exagerado e reforça as desigualdades sociais. Porém, a inserção da EA no ambiente escolar enfrenta muitos desafios que passam, inclusive, pela própria falta de estrutura do sistema educativo que na maioria das vezes ainda trabalha de forma tradicional. Implementar a EA no contexto escolar requer mudança de postura e de atitudes para um debate participativo sobre as questões ambientais em que a comunidade está inserida. Assim, a presente pesquisa objetivou avaliar o processo de inserção da temática ambiental no contexto do colégio João Paulo II – Pitanga-PR. Como produto desse processo produziu-se um site educacional como elemento integrador e catalizador de todo o processo. Este trabalho apoiou-se na abordagem qualitativa por ser a que melhor se adéqua ao objeto dessa pesquisa, a qual é do tipo estudo de caso. O processo como um todo, envolveu momentos de investigação das concepções de ambiente da comunidade escolar, formação e realização de atividades socioambientais e produção de um site educativo. A avaliação de todo o processo revelou avanços significativos da inserção da EA pelo colégio, principalmente pelo envolvimento de toda a escola em torno da temática ambiental e envolvimento de professores das mais diversas disciplinas. O site revelou-se importante a medida que promoveu uma ampla socialização das atividades, fonte de pesquisa e informação e uma memória das ações realizadas. Embora tenha ocorrido esses avanços as atividades realizadas pelos professores em sua maioria demonstraram limitações quanto a criticidade a abordagem.

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Escola. Tecnologia .

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Seleção de primers ISSR e estrutura genética populacional de Baccharis crispa preng. (A Popular Versão: PDF
Atualização:  21/6/2016
Descrição:
GÓRSKI, Felipe

Seleção de primers ISSR e estrutura genética populacional de Baccharis crispa Spreng. (Asteraceae) do sul do Brasil Baccharis crispa Spreng., popularmente conhecida como carqueja, é uma espécie herbácea pertencente a família Asteraceae. A espécie é amplamente utilizada na medicina popular e na indústria cervejeira como substituto do lúpulo. Também possui importância ecológica, pois é uma planta pioneira e atua na manutenção de polinizadores. Considerando estes aspectos, B. Crispa foi selecionada como uma espécie prioritária para realização de estudos de conservação de recursos genéticos e manejo, no bioma Mata Atlântica pelo Ministério do Meio Ambiente. Apesar de tal importância, nada é conhecido da diversidade genética da espécie. Assim, este trabalho teve como objetivo a seleção de primers ISSR (Inter Simple Sequence Repeat) e análise da estrutura genética de populações da Carqueja oriundas do Sul do Brasil. Para a seleção de primers ISSR, foram avaliados 42 primers em uma população de 20 indivíduos. Para cada primer foi calculado os índices PIC (Conteúdo de Informação Polimórfica), MI (Índice do Marcador) e RP (Poder de Resolução). Os valores de PIC variaram de 0,27 a 0,45, de MI de 4,87 a 12,37 e de RP de 2,2 e 11,57. Com estes dados foram selecionados os 15 primers com os maiores valores para os três índices. Estes primers foram aplicados em seis populações de B. crispa oriundas dos estados do PR, SC e RS para obtenção de dados genéticos - populacionais da espécie. A similaridade genética média dentro de cada população variou de 0,27 a 0,54 com média de 0,20 para todas as populações, evidenciando alta variabilidade. A análise de variância molecular (AMOVA) mostrou que a maior variação ocorre dentro das populações (0,56) do que entre as populações (0,43), o que é esperado em populações de plantas alógamas. O índice de diversidade de Shannon (0,26) e a diversidade genética de Nei (0,41) demonstram também alta variabilidade genética nas populações. O agrupamento dos indivíduos pelo coeficiente de Jaccard utilizando o método UPGMA formou seis grupos, ou seja, separando cada uma das populações. O teste de Mantel apresentou correlação positiva (r = 0,59) entre a distância geográfica e a distância genética. O índice de fixação (Fst) foi de 0,43. O dendrograma, a correlação e o Fst observado mostram que as populações estão estruturadas. O padrão da distribuição de locos mostrou que a populações do Paraná e Santa Catarina, apresentam maior variabilidade, corroborando com os índices de diversidade calculados. A análise conjunta dos resultados mostra que há alta variabilidade genética em B. crispa e que as regiões do Centro-Sul do Paraná (Região de Guarapuava e General Carneiro) e Meio-Oeste de Santa Catarina (Região de Joaçaba e Campos Novos) são prováveis centros de diversidade da espécie. Os dados observados parecem ainda indicar que a transformação de floresta em pastagens favorece a espécie e quando a floresta é substituída por áreas agrícolas, desfavorece a espécie. Estes dados são inéditos para B. crispa e contribuirão para a compreensão dos aspectos evolutivos da espécie e para o desenvolvimento de estratégias para o cultivo sustentável e conservação da mesma.

Palavras-chave: Carqueja. Diversidade genética. Genética de populações. Marcador molecular. Mata Atlântica.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Contribuições da Temática Vida Saudável para o Processo de Alfabetização Científica e Tecnológica Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
PFLANZER, Rodrigo

Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as dimensões de sentido e aplicabilidade dos conceitos científicos, e em sala de aula tal processo pode ser verificado a partir de Indicadores de Alfabetização Científica. Nessa perspectiva, investigamos, por meio de uma intervenção na disciplina de Biologia, estratégias didáticas amparadas em pressupostos que indicam caminhos para abordar o conhecimento científico de maneira não propedêutica e memorística, permeadas pelas interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Buscou-se neste trabalho analisar as contribuições que a unidade didática Vida Saudável oferece no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica. Elaborou-se esse estudo a partir do interesse pelo tema Vida Saudável apresentado por quatorze educandos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do campo, em cidade da Região Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Para tanto, empregaram-se como principais recursos didáticos a divulgação científica, a experimentação problematizadora, infográficos, vídeos explicativos entre outros. As atividades foram organizadas com pressupostos dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Os dados foram constituídos a partir de gravações de falas dos alunos, diários de bordo de alunos e professor e questionários avaliativos da proposta didática implementada. O problema central que fomentou a elaboração desta pesquisa é direcionado para a seguinte questão: Quais as potencialidades que a construção de uma unidade didática com o tema Vida Saudável amparada pelo contexto social dos educandos, oferecem no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica? Os objetivos específicos para essa investigação são: caracterizar os pressupostos teóricos que amparam os objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Ciências; mapear os subsídios teóricos que permeiam a utilização de temas sociais, bem como os recursos e estratégias didáticas potencializadores no processo de ACT no contexto escolar e discutir as contribuições da temática Vida Saudável para o desenvolvimento da ACT no ensino de Biologia. A análise da proposta desenvolvida ocorreu à luz do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica, com fundamentos em Sasseron e Carvalho (2008; 2011). A apreciação dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2014), com a estruturação das seguintes categorias a priori, seriação, organização e classificação de informações, raciocínio lógico e proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão e uma categoria emergente que faz menção à metodologia e avaliação dos recursos didáticos utilizados na proposta didática relatados pelos estudantes. Os resultados permitem afirmar que o tema estudado colaborou para ampliar a visão dos educandos sobre como desenvolver uma Vida Saudável, bem como potencializou o desenvolvimento do saber científico e da aplicação do conhecimento em ações que mostram a Ciência além dos muros escolares e das dimensões da sala de aula.

Palavras-chave: Alfabetização científica. Ensino de Biologia. Vida Saudável.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Avaliação das Características Socioeconômicas, Sociodemográficas e de Qualidade de Vida de Indivíd Popular Versão: 
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
XAVIER, Audineia Martins

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Apresentam alta prevalência em quase todos os países, o que se deve, principalmente, às transformações socioeconômicas e sociodemográficas associadas aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos nos últimos tempos. No entanto, o aumento da incidência de HAS e DM apresenta diversas consequências individuais, além de aumentar os gastos com o sistema público de saúde. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características socioeconômicas, sociodemográficas e de qualidade de vida de portadores de HAS e/ou DM participantes de grupos de convivência de Guarapuava, PR. Participaram da pesquisa indivíduos adultos e idosos, portadores de HAS e/ou DM e cadastrados em 16 grupos de convivência de Guarapuava no Programa Hiperdia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, utilizando-se um questionário sociodemográfico e um questionário avaliativo sobre a qualidade de vida (WHOQOL-bref). Participaram efetivamente da pesquisa 205 indivíduos, sendo 136 (66,34%) hipertensos, 13 (6,34%) diabéticos e 56 (27,32%) com ambas as patologias. Verificou-se uma maior predominância de indivíduos com HAS isolada nos grupos de convivência do município. Além disso, a maioria dos participantes informou ser casado, do sexo feminino, da raça branca, de religião católica, com baixa escolaridade, elevado número de filhos, morar em residência própria e na zona urbana e apresentar uma baixa renda mensal. Os indivíduos com idade ≥ 65 anos apresentaram menor prevalência de HAS isolada e HAS+DM associadas, enquanto as pessoas não alfabetizadas tiveram maior ocorrência dessas patologias. A raça parda demonstrou maiores chances para o desenvolvimento de DM isolado e HAS+DM, quando comparada a outras raças. Além disso, as mulheres com ≥ 65 anos e que têm moradia própria quitada apresentaram maiores chances de desenvolver HAS isolada. Contrariamente, as mulheres residentes na zona rural tiveram menores chances para o aparecimento de HAS e HAS+DM, se comparadas àquelas da zona urbana. Uma renda econômica menor também influenciou para reduzir a prevalência de HAS (p<0,05) entre as mulheres. A maioria dos indivíduos avaliados classificou-se com uma boa qualidade de vida, principalmente para o domínio psicológico, enquanto o domínio físico foi aquele que apresentou menor classificação de qualidade de vida. Conclui-se que os fatores socioeconômicos, sociodemográficos e de qualidade de vida interferem diretamente no cotidiano de indivíduos portadores de HAS e/ou DM participantes de grupos de convivência de Guarapuava, PR.

Palavras-chave: Doenças crônicas não transmissíveis. Políticas públicas de saúde. Ações em saúde.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Aluno como Sujeito Central No Ensino: Elaboração de um Guia Didático para o Ensino Contextualizado Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
WIGGERS, Cleuni Fretta

O objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e aplicação de um guia didático contendo exemplos da região para o ensino da Biotecnologia na região Centro-Sul do Paraná. Para este trabalho buscou-se referenciar o conhecimento científico, o ensino de Biologia, o ensino de Biotecnologia e a Aprendizagem Significativa Crítica. A linha metodológica desse trabalho foi a quantitativa e qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. Na intenção de atender os objetivos propostos as etapas do trabalho foram as seguintes: análise dos livros didáticos de Biologia recomendado pelo PNLEM/2015, levantamento das pesquisas biotecnológicas realizadas em Universidades da região Centro-Sul do Paraná, elaboração do guia didático complementar ao livro didático e implementação do referido guia didático. As técnicas de coleta de dados foram a observação com anotação em fichas de observação, questionário e atividades do guia didático. O universo da pesquisa foi constituído por 101 alunos oriundos de três colégios públicos da rede estadual de ensino do município de Laranjeiras do Sul- Paraná, obtendo uma porcentagem real da amostragem dos dados qualitativos. Os resultados demonstraram que foi possível favorecer aos alunos do Ensino Médio, por meio da utilização do guia didático de forma complementar ao livro didático, uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Biotecnologia, proporcionando a formação de um sujeito crítico e atuante, capaz de posicionar-se perante as discussões dos temas pertinentes a temática da Biotecnologia.

Palavras-chave: Ensino de Biotecnologia. Aprendizagem Significativa. Contextualização.

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Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Mapa Conceitual: uma ferramenta para ensinar Zoologia de vertebrados no Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
FERRARI, Sonia Cristina

Esta pesquisa busca contribuir no ensino da Zoologia de vertebrados no Ensino Fundamental. A prática pedagógica dos professores de Ciências Naturais com esses conteúdos apresenta algumas dificuldades, dentre elas podem-se citar: conhecimento teórico/prático deficiente nas ferramentas pedagógicas que possam ser aplicadas no ensino da Zoologia; carência de formação continuada com foco na área zoológica; lacunas na formação inicial sobre a abordagem evolutiva e filogenética. Nesse contexto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse a integração da pesquisadora com os professores de Ciências num processo de formação continuada buscando refletir sobre suas dificuldades no ensino da Zoologia e construir alternativas no âmbito coletivo para minimizar as deficiências apontadas. Dessa forma, utilizou-se a modalidade da pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa para análise dos dados pesquisados. Para efetivar esta investigação, foi constituído um grupo de estudos com os professores de Ciências Naturais de Laranjeiras do Sul-Pr. Durante os encontros, foi despertado o interesse dos professores em melhorar a utilização da ferramenta pedagógica mapa conceitual, aproveitando suas potencialidades. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo propor aos professores de Ciências Naturais estratégias de ensino com mapas conceituais subsidiadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa, com vistas a auxiliá-los no ensino da Zoologia de vertebrados. A partir do registro das reuniões do grupo de estudos e dos resultados da aplicação das estratégias com mapas conceituais elaboradas pelo grupo, os dados foram organizados e discutidos utilizando-se categorias de análise. Com os resultados, pôde-se destacar que os mapas conceituais são uma ferramenta eficaz para sistematizar, organizar e resumir os conteúdos da Zoologia, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Além disso, a construção dos mapas conceituais despertam o interesse e o empenho dos alunos, bem como oportunizam um trabalho colaborativo se desenvolvida de forma coletiva. A construção dos mapas conceituais com o uso de recursos tecnológicos e softwares educativos podem agregar múltiplas informações sob a forma de vídeos, fotos, textos e sons, além de auxiliar na articulação entre o conhecimento escolar e a realidade do aluno.

Palavras-chave: Ciências Naturais. Estratégias pedagógicas. Formação continuada. Aprendizagem significativa.

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