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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Impactos, dificuldades e avanços na inserção de tecnologias na cultura escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
SILVA, Raul César

As tecnologias são instrumentos fundamentais no processo de evolução humana. Desde o início proporcionam maior eficácia aos trabalhos e produções intelectuais, que diferenciam o homem dos demais animais. Perpassando os diversos campos das atividades diárias, estão em constante mudança e evolução, influenciando comportamentos, oportunizando mudanças e efetivando dinâmicas sociais e culturais.No campo da educação formal, representada pela escola, as tecnologias são indispensáveis para o ensino. As tradicionais como papel, lápis, lousa etc, já estão reconhecidamente incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem, como sendo fundamentais. Com o advento e acesso as tecnologias eletrônicas e microeletrônicas, as escolas estão diante de nova realidade, cujo potencial e o papel educacional necessitam de reflexões. Estes novos recursos, representados nas escolas, com maior frequência por televisores, computadores e seus complementos, são gradualmente integrados a esta instituição. Nesse processo, há que se considerar que estes instrumentos estão contaminados pelos interesses do capitalismo que, por meio das mídias de massa, utilizam os recursos tecnológicos e sua capacidade de integrar múltiplas linguagens, seduzindo para o consumo. Neste sentido a educação formal, além deste desafio precisa considerar a influência que as mídias de massa exercem sobre os alunos, os impactos são claramente percebidos na relação dos alunos com o conhecimento. Diversas iniciativas, governamentais e de professores são realizadas para encontrar o lugar e o papel das tecnologias na educação. Muitas delas esbarram em limites pessoais, institucionais e carência de aprofundamento teórico. Nesse sentido as formações continuadas são fundamentais para este debate. Esta pesquisa foi baseada nas experiências das escolas públicas estaduais do Paraná e realizada em três escolas de Ensino Médio do município de Francisco Beltrão. Procuramos identificar como têm sido utilizados os recursos tecnológicos disponíveis na escola, as limitações e dificuldades no uso destes instrumentos. Abordamos a diferença no uso e domínio destes recursos entre professores e alunos. Assim como, buscamos ampliar o debate para questões curriculares e sociais que interferem no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Novas Linguagens. Tecnologias e educação. Mídia de Massa. Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Inscrições performáticas no campo visual das obras de Leonilson e Basquiat Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
PENHARBEL, Silvia Flores

Esta dissertação tem como propósito avaliar a presença da palavra (sob a forma escrita) na obra de arte. Partimos do entendimento que tal inscrição não serve apenas como título ou modo peculiar de caligrafia, mas se presta a referendar a presença do signo verbal no campo visual das obras para além de uma função ornamental ou explicativa. Para tornar possíveis as reflexões em torno desse objetivo e premissas, adotamos o conceito de rizoma dos filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari, uma plataforma teórico-metodológica que vem nos franqueando possibilidades múltiplas de estabelecer novas cartografias a partir do território visual, com intuito de rastrear linhas que permitam o estabelecimento de novos campos e ao mesmo tempo em poder nos levar a novas linhas de fuga, de desterritorialização, da eclosão do novo. O corpus de pesquisa escolhido está circunscrito às obras dos artistas Jean-Michel Basquiat e Leonilson Bezerra Dias. O fato de ambos apoiarem-se com frequência no par escrita versus imagem justifica a nossa escolha por esse objeto. Entre os resultados alcançados até o momento, verificou-se que a conjugação entre várias materialidades de linguagem responde aos princípios de construção de sentidos sem que nenhuma possa desempenhar papel hierárquico na posição dos elementos. Tal constatação, extraída do campo artístico, poderá ser estendida aos suportes visuais da contemporaneidade – cinema, TV, internet –, que se apoiam igualmente, no cruzamento de vários códigos da linguagem.

Palavras-chave: Signo verbal e visual. Rizoma. Discurso. Arte. Imagem.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Leitura da imagem televisiva: uma investigação sobre possíveis diálogos entre o ensino de arte e a t Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
WAKIM, Melissa De Melo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está centrada no debate acerca da leitura da imagem desenvolvida na escola como um dos mais importantes processos destinados ao ensino formal de arte. Apresenta discussões para redimensionar a leitura de imagem enquanto processo voltado ao ensino e aprendizagem em Arte, considerando estudos sobre leitura e meios de comunicação, realizados a partir da interface dos campos educacional e comunicacional. Afirma a importância dessa leitura como via de interação com o universo imagético contemporâneo, a fim de sustentá-la como prática da linguagem e destacá-la em seu potencial de experiência entre subjetividades e de produção de sentidos. Tem como fundamentação teórica as contribuições do Círculo de Bakhtin, junto à linha dos Estudos Culturais britânicos, no campo da Literatura e nos recentes estudos no campo da Comunicação, na América Latina. A partir desse conjunto teórico, esse estudo buscou: evidenciar outras perspectivas à leitura de imagem, a partir de estudos sobre a interface escola e televisão, a fim de destacá-la em seu potencial de interação; destacar aspectos dialógicos da leitura de imagem para se considerar a possibilidade de diálogo com a imagem televisiva na escola e apresentar reflexões a respeito da leitura de imagens provindas da televisão, levando-se em conta as percepções dos docentes de Arte. A pesquisa almeja, com essa trajetória, contribuir com um referencial teórico ao campo educacional, compreendendo a leitura da imagem como possibilidades de diálogo entre a escola e a televisão. Esta pesquisa se baseou em perspectivas metodológicas bakhtinianas, recorrendo a princípios dialógicos para trazer, por meio de relatos, ideias externas sobre as práticas de ensinar Arte na rede pública estadual, envolvendo a imagem televisiva, a fim de serem associadas às principais discussões levantadas neste estudo. Essas ideias se apresentaram como complementação a essa pesquisa e contribuíram para a formação de compreensões sobre a experiência com imagens cotidianas e para o levantamento de aspectos que falaram muito sobre como a escola vem se relacionando com a televisão.

Palavras-chave: Mikhail Bakhtin. Diálogo. Leitura de imagem. Imagem televisiva.

Downloads 475  475  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Leitura de imagem no ensino da arte: a fala e a prática dos/as professores/as da educação básica Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
FAGUNDES, Edimara Alves

A imagem, na atualidade, tornou-se um veículo tão corriqueiro que corre, assim, o risco de chegar até a mente sem ser percebida pelos olhos, possibilitando a introjeção de desejos, ideias e atitudes determinantes sobre a realidade. Torna-se importante aproximar-se deste tema, no campo da educação, para fornecer ferramentas que possam contribuir numa relação com as imagens de forma mais significativa. No ponto de vista desta investigação, a disciplina de arte é responsável não somente por ampliar o repertório imagético e cultural dos/as estudantes, mas também pela forma como a relação com as imagens se estabelece. O objetivo geral deste trabalho é compreender como os/as professores/as realizam as atividades de leitura de imagem com vistas ao ensino da arte na educação básica. Objetiva-se especificamente: refletir acerca da inserção da leitura de imagem no ensino da arte; analisar a prática do/a professor/a de arte, por meio de grupo focal, no ensino fundamental e médio de escolas estaduais da cidade de Curitiba, com relação à leitura de imagem nas aulas de arte; refletir sobre as possibilidades e limites da atividade de leitura de imagem no ambiente escolar. Neste trabalho, apresenta-se como metodologia a abordagem qualitativa, fazendo-se uso da pesquisa colaborativa, do grupo focal e acompanhando as atividades realizadas por dois/duas professores/as. Possibilitou-se, assim, o diálogo entre professores/as, revelando as suas práticas e como essas podem anunciar uma realidade. As estratégias para coleta de dados foram: grupo focal e acompanhamento de atividade, sendo o grupo constituído de questionário, análise da elaboração de atividade de leitura de imagem de forma individual, análise da elaboração e aplicação de atividade de leitura de imagem junto aos/às estudantes de forma coletiva, utilizando-se de métodos da história oral. O acompanhamento de atividade constituiu-se pela análise do planejamento, debate sobre contexto do/a estudante e análise de atividade de leitura de imagem realizada junto aos/as estudantes. A pesquisa defende o ponto de vista de que a leitura de imagem, nas aulas de arte, pode ampliar a criticidade e a criatividade, e, quando envolvida no contexto do/a estudante, adquire um maior nível de significação, uma vez que se liga a sua sensibilidade que, normalmente, é negada no espaço escolar. Desta forma, é necessário criar bases para que o/a professor/a possa oferecer essas condições ao/a aluno/a.

Palavras-chave: Educação. Ensino da arte. Leitura de imagem.

Downloads 17834  17834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ  Site http://
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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Música como jogo: significados atribuídos por alunos do ensino fundamental ao vivido nas oficinas de Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
REIS, Leandro Augusto Dos

A presente pesquisa objetivou analisar o processo criativo por meio dos significados dos sujeitos acerca do vivido nas oficinas de música. Buscamos, neste estudo, uma aproximação da música como jogo com a Epistemologia Genética de Jean Piaget. A metodologia que adotamos é a pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa e embasada no método clínico piagetiano. Os participantes da pesquisa foram 12 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina/PR. Os alunos foram convidados a participar das oficinas, no período do contraturno, por meio de inscrições. Os encontros totalizaram seis, envolvendo a fase preparatória de descobertas do material sonoro e o ato criativo sendo composto por jogos de composições em diferentes arranjos interpares. A análise dos resultados foi realizada a partir de dois eixos norteadores: 1) conceito inicial de música extraído dos significados advindos de representação pictórica, textual e relato verbal; 2) significados do processo criativo nos parâmetros composição, performance e apreciação, por meio de relato verbal. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a relevância das oficinas com jogos musicais como experiência de produção de significados e como oportunidade de viabilizar a observação dos processos criativos. Além disso, permite desenvolver o conceito ampliado de música, bem como reflexões acerca do ensino de música na escola.

Palavras-chave: Educação. Educação musical. Psicologia da música. Jogos. Oficina de música.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!No palco, professoras de teatro: corpo e identidades em perpectiva verbo-visual Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
ARAUJO, Reinaldo Kovalski De

A presente pesquisa busca compreender os efeitos de sentidos sobre corpo e identidades que permeiam os discursos de professoras de teatro, a partir da confecção de protocolos teatrais na perspectiva da verbo-visualidade. A coleta de dados foi realizada com a participação de professoras acadêmicas e egressas do curso de Licenciatura em Teatro na Faculdade de Artes do Paraná, durante um projeto de pesquisa que resultou na encenação teatral REQUEER. Ao final do processo de montagem do espetáculo, que teve duração de um ano, as professoras foram convidadas a elaborar protocolos teatrais verbo-visuais voltados para à síntese da experiência vivida. Para tanto trabalhou-se a confecção dos protocolos para além de uma experiência meramente escrita, a partir da perspectiva da verbo-visualidade. O aporte teórico para análise da materialidade discursiva é a Análise do Discurso de linha francesa, tendo como principais teóricos Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Apropriamo-nos nessa pesquisa do corpus dos enunciados verbo-visuais contidos nos protocolos teatrais para discuti-los enquanto acontecimentos enunciativos, articuladores de práticas discursivas que entram na ordem do saber/poder. Para tanto, parto das concepções de Michel Foucault no que tange ao discurso, a fim de discutir efeitos de sentidos que se dispersam nos enunciados. As concepções de corpo e identidade serão articuladas a partir dos estudos de gênero e da teoria queer, tendo como principais autores Judith Butler e Guacira Lopes Louro. Os resultados apontam para a busca das professoras de teatro por um aporte para discussão de corpo e identidades em suas aulas, a procura por um corpo queer no teatro, “livre de significações”, e o teatro como possibilidade de discussão de corpo e identidades no espaço escolar.

Palavras-chave: Teatro. Educação. Corpo. Identidades. Verbo-visualidade.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O adeus às violas As Companhias de Reis da região dos Cinco Conjuntos no município de Londrina/PR Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
LOPES, André Camargo

Esta dissertação propõe a investigação, a partir de um trabalho de campo e teórico, tendo como objeto geral, três Companhias de Reis da região norte do município de Londrina (PR), e por delimitação espacial, o conjunto de bairros denominados por Cinco Conjuntos e os bairros agregados a estes no processo de desenvolvimento e expansão urbana do município. Especificamente, a ideia é abordar as Companhias de Reis a partir de suas especificidades dentro do catolicismo tradicional popular, assim como, situar a discussão desta tradição na análise biográfica de seus agentes produtores e a rede de sociabilidade que os envolvem. Com isso, objetivamos revelar a partir do estudo desta tradição, o conjunto de fatores que envolvem a sua manutenção e permanência em determinados espaços sociais, a partir de uma perspectiva de ressocialização do sujeito. É foco da pesquisa, as estratégias de transmissão e reprodução da tradição dentro dos núcleos familiares, assim como o próprio imbricamento do catolicismo tradicional popular brasileiro, no trânsito entre as variações do espaço social a partir do fenômeno migratório, do qual estes agentes fazem parte.

Palavras-chaves: Catolicismo tradicional popular brasileiro. Folia de Reis. Ressocialização do sujeito. Migração. Tradição familiar.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino da Arte nas Prisões: desafios, possibilidades e limites para uma Educação Humanizadora Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
MARTINS, Valdir Borges

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o ensino a arte a partir de sua dimensão humanizadora, enquanto disciplina escolar ofertada a alunos em situação de privação de liberdade, verificando os desafios, limites e possiblidades para tal oferta. Para tanto, foi direcionado um estudo da arte a partir de uma conceituação que caracterize seu aspecto humanizador. Desta forma, escolheu-se como fundamentação teórica a estética marxista, por compreendermos que o marxismo, fundamentado na historicidade humana, nos fornece sólidas bases para compreensão do humanismo, pois nos tornamos mais humanos na medida em que tomamos consciência de nossa história. Ao relacionar arte e humanização à educação prisional, optamos por um estudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino, verificando os desafios para efetivação dessa oferta, a legislação existente, a aplicabilidade na educação enquanto direito e a possibilidade de reintegração social de alunos atendidos em unidades penais. Após a análise conceitual da arte e a compreensão da especificidade da penitenciária enquanto potencial espaço educacional, verificamos a possiblidade de humanização pela arte e pela educação em si nesse espaço. Refletiremos, ainda, sobre as concepções de ensino da arte no Brasil, e sobre o universo prático desse ensino por meio da análise do Projeto Político Pedagógico da escola no que se refere ao ensino de arte. Este trabalho, portanto apresenta os desafios e possibilidades relacionados aos temas: humanização, arte, educação e prisão.
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Palavras-chave: Arte. Humanização. Educação. Prisão. Estética marxista.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O jovem e a aula de música: uma vivência para além da organização não governamental Popular Versão: PDF
Atualização:  22/6/2016
Descrição:
MALAGUTTI, Vânia Gizele

Este estudo trata da relação entre os jovens e a música, entendendo a juventude pela ótica da diversidade, tendo a cautela de não cair em determinismos, levando em consideração os diferentes sistemas de interação simbólica e sociais que interferem na trajetória social dos jovens (DAYRELL, 2001). Neste trabalho, tem-se como objetivo geral investigar qual o papel que a música cumpre na vida de jovens que participam de aulas de música em uma ONG (Organização Não Governamental) na cidade de Maringá/PR. Optou-se por construir as questões de pesquisa tendo como ponto de partida as aulas de música em ONGs. A partir da fala dos jovens, foram buscadas respostas para as seguintes perguntas: O que os levam a participar das aulas de música em ONGs? Os conhecimentos musicais adquiridos são levados para outros espaços de convívio, como a escola, a família ou espaços religiosos? Como eles passaram a se relacionar com a música a partir da participação nas aulas de música proporcionadas pela instituição? Das aulas de música participam jovens com idades entre 10 e 18 anos, tendo como instrumento principal o violão. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso com abordagem qualitativa (MINAYO, 1995; BOGDAN e BIKLEN, 1994; LUDKE e ANDRE, 1986). Utilizou como instrumentos para coleta de dados documentos fornecidos pela instituição, observações das aulas, entrevista com grupo focal e entrevistas individuais. Foram realizadas observações entre os meses de maio e dezembro de 2012, duas entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com seis jovens, com idade entre 13 e 17 anos. Além dos jovens, o presidente e o professor da ONG também foram entrevistados a fim de conhecer como o trabalho da instituição é organizado. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que os jovens participantes da pesquisa reconhecem como conhecimentos musicais o aspecto vivencial da música (SMALL, 1989), no caso a prática musical com o violão. Esses jovens buscam participar de práticas comunitárias em diversos ambientes e o aprendizado não se dá apenas na instituição, mas de forma “não linear” (SMALL, 1989) a partir da interação em diversos espaços de convívio.

Palavras-chave: Juventude. Música. ONG.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O som, seus parâmetros, e a música: o ensino dos elementos musicais  Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
IBAÑEZ, César Augusto

Este trabalho consiste numa pesquisa teórica e de campo, com vistas a produzir orientações pedagógicas para o ensino de música. Teve por objetivo propor uma alternativa de ensino dos elementos musicais (melodia, ritmo, harmonia e timbre, entre outros) mediante sua observação como fenômeno físico, investigar a origem destes elementos por meio dos parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre) e das variáveis de uma onda sonora (freqüência, amplitude, período e comprimento), reconhecer a percepção destes conceitos como expressão de inteligência sonora, e verificar o perfil cognitivo dos educandos acerca dos elementos musicais e dos parâmetros do som, e o que isso implica para o aprendizado em música. A pesquisa de campo desenvolvida constitui um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada na região norte do Paraná, na cidade de Londrina. Frente às leituras feitas realizaram-se reflexões voltadas à necessidade de preservar e incentivar a autonomia do educando, propondo-se a ele diretrizes e atividades que contribuíssem para a sua formação como leitor de textos sonoros, assim como, para o desenvolvimento da inteligência sonora. Buscou-se definir a relação existente entre os parâmetros do som e os elementos musicais gerados por eles, reconhecendo-se que a compreensão da origem desses conceitos sonoros como fenômeno físico deve ser vista como uma manifestação de inteligência sonora. Concluiu-se que a turma investigada ignora boa parte das definições dos conceitos sonoros tratados nesta pesquisa; a aprendizagem e o reconhecimento destes conceitos são facilitados quando acompanhados de uma ilustração sonora; é possível tornar o ensino desses conceitos sonoros significativo, partindo-se da perspectiva de explicá-los na qualidade de fenômeno físico, levando a perceber que o conhecimento dos parâmetros do som e dos elementos musicais é fundamental para desenvolver a inteligência sonora. Assim, este entendimento, além de outras reflexões acerca da educação foram considerados como subsídios para a prática pedagógica do professor, e também como uma forma de criar condições de acesso à cultura para o educando e para o educador, uma vez que os conceitos tratados neste estudo estão presentes na linguagem sonora e no discurso musical e, portanto, na leitura de textos sonoros.

Palavras-chave: Educação. Leitura. Formação de Professores. Música. Inteligência Sonora.

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