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Ínicio : Educação Especial : Altas Habilidades/Superdotação : 



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Categoria: Educação Especial Altas Habilidades Superdotação
Fazer Download agora!Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade na escola: o olhar de Vygotsky e Steiner Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro

Esta tese se propõe a investigar como Vygotsky e Rudolf Steiner entendem a criatividade e se propõe a desenvolvê-la no ensino. O presente trabalho também envolve um estudo empírico, que pretende identificar os sentidos e significados que alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), suas famílias e suas professoras da educação básica atribuem à criatividade na escola.
Observa-se a necessidade de um ensino que integre afetividade e criatividade na educação de superdotados e a partir do conhecimento e do autoconhecimento, conhecimento tanto da realidade externa como também de quem somos e como somos .

Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação. Criatividade. Rudolf Steiner. Vygotsky.

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Categoria: Educação Especial Altas Habilidades Superdotação
Fazer Download agora!Compreendendo a criança com Altas Habilidades/Superdotação para poder atuar: experiências da Formaçã Popular Versão: PDF
Atualização:  9/1/2019
Descrição:
SANTOS, Iolete Ribeiro dos

Esta pesquisa surgiu das inquietações acerca das dificuldades que as educadoras infantis possuem para compreender e atuar com as crianças talentosas que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) da cidade de Guarapuava-PR. Tal preocupação ocorreu mediante acompanhamento pedagógico realizado nas instituições de Educação Infantil, quando foi possível perceber que algumas práticas desenvolvidas pelos educadores não contemplavam as orientações advindas dos documentos educacionais e leis acerca da Educação Especial de modo a oportunizar o acesso das crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) à escola comum desde a etapa da Educação Infantil, como assegura a Lei de Bases e Diretrizes Nacionais (LDB/9394/96). Assim, a presente pesquisa teve por objetivo geral averiguar se o estudo realizado na formação continuada contribuiu para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos educadores participantes da pesquisa, de maneira a proporcionar-lhes saberes que os levem a compreender as crianças talentosas, refletindo sobre suas práticas pedagógicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa-ação realizada em 4 etapas: 1º etapa - elaboramos um projeto de formação continuada na perspectiva inclusiva, 2º etapa - envolvemos os educadores infantis dos Centros Municipais de Educação Infantil da região urbana de Guarapuava, 3º etapa - realizamos minicursos sobre os aspectos do desenvolvimento infantil e aprendizagem e as características gerais apresentadas pelos superdotados e talentosos. Nessa etapa também criamos um grupo no Facebook: “Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil”. Na 4º etapa – realizamos encontros com os educadores com o objetivo de esclarecer questões referentes à compreensão do instrumento e devido preenchimento. Durante esses encontros, realizamos observações quanto ao interesse, expectativas e angústias desses profissionais quanto à inclusão da criança com indicativos de AH/SD e realizamos também uma entrevista com os educadores. Como caminho metodológico para discussão dos dados coletados privilegiou-se o discurso dos educadores infantis. Os resultados apontaram que a maioria dos educadores não compreendem sobre a psicologia da criança de 3 e 4 anos de idade. Todavia, o curso de formação continuada possibilitou a sensibilização desses educadores, porém poucos se motivaram a implementar o conhecimento elaborado para promover atividades criativas que visassem potencializar os talentos das crianças. Portanto, consideramos que compreender sobre a psicologia da criança talentosa na etapa de educação infantil é o primeiro passo para atuar na elaboração de atividades enriquecedoras que desenvolvam suas potencialidades.

Palavras-chave: Altas habilidades. Educação infantil. Formação continuada de professores.

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Categoria: Educação Especial Altas Habilidades Superdotação
Fazer Download agora!Políticas Educacionais para estudantes com altas habilidades/superdotação: um estudo sobre (..) Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
MARTELLI, Ana Carolina C. Pessoa

Esta pesquisa dispõe sobre a transversalidade/continuidade das políticas públicas destinadas aos estudantes que possuem altas habilidades/superdotação. O objetivo principal foi o de identificar se o fluxo das políticas inclusivas destinadas a este alunado é contínuo e automático nas diferentes etapas/níveis de ensino, ou se há interrupção no atendimento das necessidades educacionais especializadas destes estudantes. Para o estudo, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, com enfoque na pesquisa documental e na análise descritiva analítica de entrevistas. Foram investigados os documentos referentes às políticas públicas dos níveis municipal de Curitiba, estadual do Paraná e nacional. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com catorze sujeitos de pesquisa, distribuídos entre estudantes da Universidade Federal do Paraná que possuem altas habilidades/superdotação e professores do município de Curitiba e do estado do Paraná que atuam com atendimento a estudantes superdotados. Os dados de pesquisa apontaram uma ruptura da continuidade da oferta de atendimento especializado destinado a estes estudantes. Foi constatado, ademais, um grande engajamento dos profissionais que atuam na área nas diferentes etapas/níveis de ensino, em especial quanto à sua formação continuada e à troca de informações e de experiências.

Palavras-chave: Altas habilidades/Superdotação.Transversalidade.Políticas Públicas.

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Categoria: Educação Especial Altas Habilidades Superdotação
Fazer Download agora!Superdotação: Conceitos e modelos de diagnósticos e intervenção psicoeducativa Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
POCINHO, Margarida

A definição de sobredotação não está isenta de inseguranças e de controvérsias. O conceito não é estático, está em constante evolução, sendo que a tendência actual é caracterizada pela ponderação de outras variáveis além das cognitivas e da inteligência. Segundo o World Council for Gifted and Talented Children, considera-se sobredotada a pessoa com elevado desempenho ou elevada potencialidade, em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão académica específica, pensamento criativo ou produtivo, talento especial para as artes visuais, dramáticas e musicais, capacidade motora e capacidade de liderança. A multiplicidade de conceitos acaba, assim, por traduzir a multiplicidade de critérios a ter em conta na definição de sobredotação, implicando que a avaliação seja também multirreferencial, abrindo, consequentemente, um leque diversificado de propostas de intervenção assim como o recurso a diferentes agentes, procedimentos e instrumentos de avaliação.

Palavras-chave: Superdotação. Inteligência. Diagnóstico. Intervenção. Educação especial.

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Categoria: Educação Especial Altas Habilidades Superdotação
Fazer Download agora!Jogos Intelectivos - Desafios para novas perspectivas de aprendizagem e potencialidades nas altas h  Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
O presente trabalho é um relato de experiências que mostra as atividades desenvolvidas nas salas de recursos de altas habilidades/superdotação de Londrina – Paraná, com uma diversidade de jogos intelectivos adaptados, criados com materiais recicláveis e de baixo custo pelo professor titular. Este material possibilitou a criação de condições desafiadoras levando os alunos ao exercício de habilidades criativas e intelectivas.

Palavras-chave: Jogos intelectivos. Altas habilidades/Superdotação. Educação especial.

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Categoria: Educação Especial Altas Habilidades Superdotação
Fazer Download agora!Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de

É o objetivo principal do artigo focalizar características socioemocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características socioemocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades
desse aluno nas distintas esferas – intelectual, social e emocional.

Palavras-chave: Superdotados. Características socioemocionais. Ajustamento.

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