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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O desenho moderno de Saul Steinberg Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Daniel Oliveira

A pesquisa é voltada para o estudo da obra de Saul Steinberg, com enfoque nas contribuições de sua produção para o desenvolvimento do cartum moderno e das artes gráficas. Para tanto, busca sistematizar a vida e obra de Steinberg (1914-1999), com ênfase nas transformações ocorridas em seu trabalho no decorrer de sua carreira, relacionando-as ao conjunto de sua produção, ao contexto histórico e à produção das artes gráficas - cartum, ilustração, desenho gráfico. O trabalho busca desenvolver uma análise do desenho do artista, partindo da hipótese de seu caráter moderno - baseado em síntese e simplicidade. É intenção desta pesquisa, também, contribuir com o mapeamento de parte da história das artes gráficas do Brasil e do mundo, neste caso privilegiando a produção gráfica moderna do século XX.

Palavras-chave: Ambigüidade. Artes gráficas. Cartum. Depuração. Desenho gráfico. Desenho moderno. Design gráfico. Histórias em quadrinhos. Ilusão. Ilustração. Modernismo. Paródia. Saul Steinberg. Simplicidade. The New Yorker.

Downloads 470  470  Tamanho do arquivo 23.27 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Uma idéia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GRINOVER, Marina Mange

Este trabalho de pesquisa refere-se à documentação da obra escrita da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). A partir do levantamento de seu acervo escrito, estrutura o banco de dados para organizar a catalogação de seus textos com informações bibliográficas, dados das revistas e resumo de conteúdos, bem como faz a indicação dos acervos onde é possível encontrar os textos. Em paralelo, a pesquisa descortina o cenário intelectual das publicações nas quais a arquiteta trabalhou na Itália e no Brasil. Através do levantamento das ideias fundamentais de seus colegas na Itália racionalista de 40 a 46, do debate nas revistas e jornais como Domus, Casabella, Lo Stile, Grazia, apresenta-se o contexto no qual a arquitetura moderna se consolidou no país. Os discursos transitavam entre as definições estéticas e técnicas do racionalismo e as posições político-sociais. Lina Bo Bardi, recém formada, absorveu este debate de modo estrutural para a atividade profissional desenvolvida no Brasil. O trabalho aborda também o panorama das ideias de arquitetura no Brasil modernista e pós Brasília percorrendo o período de 1947 a 1985 para estruturar o percurso do trabalho escrito da arquiteta imigrada. Elaborando sua ideia de arquitetura nas revistas Habitat, Mirante das Artes, Malasartes, ou jornais da época, Lina Bo Bardi colaborou para a difusão da arquitetura moderna nacional valorizando a construção de uma cultura urbana ancorada nas experiências das vanguardas modernas europeias e de um sentido desalienado para o léxico popular. A pesquisa publica ainda, fac-similares de artigos ao longo do texto sobre este estado de questões no campo da arquitetura na Itália e no Brasil. Eles estão articulados ao panorama de conceitos e debates no qual forjou-se a ideia de arquitetura de Lina Bo Bardi.

Palavras-chave: Arquitetura moderna. Brasil. Crítica. Desenho industrial. Itália. Periódicos técnicos científicos.

Downloads 513  513  Tamanho do arquivo 18.83 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!REPRESENTAÇÕES DE TEMPO E DE ESPAÇO ESCOLAR DA MÚSICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2011
Descrição:
A presente pesquisa propõe-se a estudar a educação musical na perspectiva inclusiva, no contexto de políticas públicas globais que influenciam a definição do tempo e do espaço escolar da educação musical em práticas de ensino e aprendizado regionais e locais. O ponto de partida foi a relação entre as políticas públicas em nível nacional e regional que tratam da educação, educação musical e educação na perspectiva inclusiva fundamentadas na legislação, e as orientações e instruções dos órgãos oficiais da administração pública federal e estadual da educação. A educação musical deve contribuir para a função social da escola de ensino básico que é oferecer acesso aos conceitos científicos fundamentais para o
desenvolvimento do sujeito visando a sua formação integral e o pleno exercício da cidadania. Para atingir ao propósito deste trabalho, considerou-se o estudo de casos múltiplos (multicaso) o mais adequado. Assim, esta pesquisa multicaso englobou três situações de pesquisa que estudaram o tempo e espaço escolar da educação musical na rede pública de ensino. A pesquisa multicaso vincula-se à pesquisa de estudo de caso como caminho de investigação empírica cujo foco principal está no tópico do esclarecimento de decisão ou conjunto de decisões: o motivo, como foram realizadas e com quais resultados. Pretendeu-se com este estudo visualizar perspectivas para o estabelecimento de tempo e espaço escolar para a educação musical, na matriz curricular das escolas, que concretizem o processo de ensino e aprendizagem efetivo de música para todos os alunos. Os resultados das análises apresentados na presente pesquisa mostraram que o projeto político-pedagógico das escolas deve ser um instrumento que favoreça a compreensão e atribuasignificações necessárias para o pleno exercício da cidadania de todos os seus atores, muito embora persistam lacunas que despertam inquietações importantes. As análises realizadas sobre as políticas educacionais do Estado do Paraná, tendo como referência a legislação em
vigor, bem como o Currículo básico para a escola pública do Paraná, permitiram verificar que ao mesmo tempo em que a legislação favorece ampliação do tempo e espaço escolar para o ensino de arte, a participação dos diversos segmentos da comunidade nas tomadas de decisões político-pedagógicas no meio educacional encontra-se incipiente. Este fato denota a necessidade de exercitar o ato de escolher que é fundamental no meio escolar. De outro modo, é possível vislumbrar um movimento em direção a abertura e a um reavivamento do tempo escolar para a música, que a atual legislação (Lei Federal n.11769/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas da educação básica) pode propiciar, fundamentado nas prerrogativas que favorecem ao conjunto da comunidade escolar posição de principal decisor político. Essa ação positiva deve ser caracterizada na construção coletiva e contínua da proposta político-pedagógica da escola, com participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar. Em suma, o trabalho ora apresentado, mesmo tendo em vista a sua especificidade, traz no seu conjunto características que podem auxiliar o leitor a melhor compreender a realidade que permeia o acesso do aluno da educação básica paranaense à música, bem como a necessidade de se promover este acesso enquanto importante função social, cultural e educativa da escola.

Palavras-chave: Educação musical, inclusão, políticas públicas.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso

A pesquisa relatada visa responder à questão: a arte pictórica é acessível ao cego? Assim, a presente dissertação trata da fidelidade do entendimento tátil do cego e das imagens criadas em seu imaginário através da leitura tátil e reprodução por meio de suporte adaptado. Relata e discorre a respeito de como essas imagens são criadas por meio da multissensorialidade e a possibilidade da produção artística.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Arte para cegos. Didática Multissensorial. Pedagogia Especial.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 2.01 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: Juventude Musical Brasileira 8a Região PR/ Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MENON, Fernando

Esta dissertação apresenta estudo de sociedades civis promotoras de atividades musicais no Brasil, através do levantamento histórico da sociedade civil Juventude Musical Brasileira 8a Região-PR/SC - Setor do Paraná (JMB 8aRegião/SPR). A matriz da Juventude Musical Brasileira (JMB), fundada em 1952 pelo maestro Eleazar de Carvalho, foi a representação nacional das Jeunesses Musicales International (JMI), criadas na Bélgica, em 1940, pelo musicólogo belga Marcel Cuvelier, as quais tinham como objetivo “afastar o pensamento dos jovens da guerra e cooperar para a integração entre os diferentes povos através da música ”. A pesquisa investigou os antecedentes históricos que justificaram a fundação das JMI na Bélgica durante a ocupação das tropas alemãs naquele país, em 1940, relacionando os seus princípios com o escotismo de Baden Powell e contra a disseminação dos ideais nazistas feita através da Juventude Hitlerista. A representação das JMI no Brasil, teve a colaboração decisiva do musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, representante do Setor de Música da UNESCO entre 1947-1965 e a presença personalista do maestro Eleazar de Carvalho, que foi o diretor geral da Juventude Musical Brasileira, durante o período estudado neste trabalho, 1953-1963. A JMB atuou no Brasil estruturada em dez Regiões, como eram denominadas as sedes estaduais da entidade, desenvolvendo atividades relacionadas à educação musical como concertos didáticos, concursos de instrumentistas, congressos nacionais e programas de rádio. No Paraná, a JMB 8aRegião/SPR foi amparada pela Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) e pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo como diretor regional, Fernando Corrêa de Azevedo, também diretor da SCABI e da EMBAP, irmão de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

Palavras-chave: Musicologia Histórica. Juventude Musical Brasileira. Jeunesses Musicales. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. SCABI. Fernando Corrêa de Azevedo.

Downloads 815  815  Tamanho do arquivo 1.36 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR   Site http://www.artes.ufpr.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CRUZ, Maria Cristina Meirelles Toledo

O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais.

Palavras-chave: Arte-Educação. Casa Redonda Centro de Estudos. Educação da sensibilidade.

Downloads 830  830  Tamanho do arquivo 5.84 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Palco de experiências, artes e desartes com o teatro (1996-2006) Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARROS, Lais Doria Passos Monteiro de

A presente pesquisa descreve o processo experimental desenvolvido pela Casa de Ensaio (1996-2006) envolvendo crianças e adolescentes em desvantagem social, moradores de bairros periféricos da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave: Educação e Terceiro Setor. Jogos Teatrais. Pedagogia de Teatro. Teatro Infantil.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 9.33 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDINO, Jussara Rodrigues

O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação – sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte de investigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das características principais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.

Palavra-chave: Interação Música-Teatro.

Downloads 1188  1188  Tamanho do arquivo 653.95 KB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG   Site http://dspace.lcc.ufmg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Outros modos de ver: imagens cinematográficas no ensino de artes visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ASSIS, Henrique Lima

A escola, na atualidade, é um dos espaços em que se produz significados sobre o quotidiano, por meio de práticas culturais, conceitos e valores. Assim sendo, o objeto desta investigação é o desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens artísticas, mediadas pelas imagens técnicas, em especial, as imagens eletrônicas da origem do cinema. Nesta pesquisa, a principal questão motivadora foi a viabilidade do ensino de artes visuais a partir de tais modalidades imagéticas. Nesse sentido, um conjunto de aprendizagens envolvendo as narrativas visuais dos irmãos Lumière e de Georges Méliès foi por mim planejado para ser desenvolvido pelo grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia de Goiânia, que, também, produziu suas visualidades, levando ao debate questões percebidas em torno do quotidiano das relações estabelecidas entre os educandos e seus professores. Como reflexão dessa prática cultural educativa, os estudantes, os docentes e eu assistimos aos curtas produzidos pelos secundaristas da sala D, orientados pelos processos metodológicos da Cultura Visual, e os e discutimos. Assim, nos aproximamos dessas narrativas mediados pelas seguintes indagações: o que essas imagens nos permitem pensar; quais relações podemos estabelecer e o que elas falam sobre nós? Dentre outras questões levantadas, as narrativas visuais dos alunos provocaram uma diversidade de sentimentos e interpretações sobre, por exemplo, as relações de poder estabelecidas na intimidade da Escola-Campo e a ausência do diálogo, da interação e da escuta nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, para os educandos, a atenção, o diálogo e a possibilidade de reivindicar, como alternativa para serem ouvidos, e para mim, diálogo, ação e reflexão da ação no contexto de minha prática pedagógica, foram alguns dos principais conceitos que nós, sujeitos ligados nessa investigação, pudemos experimentar na Escola-Campo.

Palavras-chave: Interpretação de produção fílmica. Ensino de arte. Artes visuais.

Downloads 1275  1275  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Federal de Goiás -UFG  Site http://bdtd.ufg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Jorge Luis Sacramento de.
Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas de Salvador.

O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto “Formação de Agentes Multiplicadores”, realizado em 2003 na Escola de Música da
UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar.

Palavras-chave: ritmo, percussão, cultura popular, educação musical, experiência
pedagógica


Downloads 1314  1314  Tamanho do arquivo 1.29 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.bdtd.ufba.br/new_apre.htm
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