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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Estamparia têxtil Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
YAMANE, Laura Ayako

As manifestações culturais e artísticas surgiram no setor têxtil ainda nos primórdios da humanidade, utilizando-se, desde então, de pigmentos vegetais, e criando uma verdadeira aliança entre o ser humano, a natureza e o mundo do desenho. A moda retrata aspectos do vestuário desde o início da história do homem até a atualidade, relatando a estreita ligação com as tendências globalizadas. A moda, enquanto conseqüência do mundo econômico, reflete os acontecimentos sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. O presente estudo visa a introduzir os conceitos estruturais a respeito da cor, desde a sua definição até a ilustração dos ícones aos quais está associada. Introduz ainda a estamparia, que é das mais exigentes técnicas têxteis, e também a que mais se aproxima da Arte, indicando sua origem, fontes de inspiração, os diversos processos de fabricação e sua aplicação, desde os processos manuais até os digitais. Esta pesquisa versa sobre a importante e estratégica etapa de Pesquisa de Tendências, através de várias fontes, principalmente a Internet, a seleção de produtos junto aos vários profissionais, e, finalmente, o desenvolvimento de produtos têxteis nas fábricas, a necessidade de utilização de todo o maquinário disponível na tecelagem, na tinturaria e na estamparia.

Palavras-chave: Cores. Desenvolvimento de projeto têxtil. Estamparia. Moda.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das Artes Visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Vinícius Luge

A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), contribuir no debate acerca do Ensino das Artes Visuais. Para tanto, entendeu a pesquisa sobre história de vida enquanto a contextualização do relato realizado pelas colaboradoras, utilizando o materialismo dialético como enfoque teórico. O relato foi construído mediante uma entrevista biográfica, onde ao entrevistado é problematizada a construção de uma narrativa sobre sua vida, sua militância, as características da sua formação docente e a inserção do ensino das artes visuais nesse processo. As histórias de vida das três educadoras participantes da pesquisa demonstram a preocupação dos militantes do MST na formação de dirigentes, aliando a busca na formação específica, no caso a formação de professoras, com a militância política, objetivando a transformação da sociedade. Esse processo de formação demonstrou uma prática docente que procura redimensionar os significados dos objetos do dia-a-dia, como a barraca, os instrumentos de trabalho, as sementes e a terra utilizando-os como símbolos, com um grande potencial estético, e também, a necessidade de uma maior formação teórica sobre a produção de imagens, fato que é responsabilidade também das universidades.

Palavras-chave: História de Vida. MST. Ensino das Artes Visuais.

Downloads 1491  1491  Tamanho do arquivo 915.43 KB  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria - UFSM  Site http://www.ufsm.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Políticas públicas educacionais - prática musical na escola pública paulista Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Leila

Neste trabalho pretendeu-se discutir o papel do ensino da música nos diferentes períodos históricos, a partir da promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, procurar entender como a mesma tem sido tratada no contexto educacional e quais políticas públicas que a têm norteado. O primeiro capítulo trata dos termos conceituais que envolvem a política educacional brasileira, os aspectos históricos dessas políticas e da educação brasileira, dentro do contexto social, feito por meio de pesquisas bibliográficas em textos relevantes para o assunto. O segundo capítulo versa sobre a arte na educação brasileira enfocando-se a prática musical nas escolas de ensino fundamental no qual se faz um histórico da educação musical no Brasil. No terceiro capítulo, enfocam-se as políticas públicas que norteiam a educação, as Leis, Decretos, Órgãos ligados a ela, os Parâmetros Curriculares Nacionais, tratando os seus objetivos dentro da disciplina Artes e, mais especificamente, da Música. No quarto capítulo, considerou-se a visão de alguns educadores por meio de entrevistas. No quinto capítulo, fez-se a análise de questionários que foram aplicados aos professores de Artes da rede pública estadual e municipal do Estado de São Paulo. A análise é qualitativa, visto que, para chegar-se a um panorama da prática musical do ensino público paulista, faz-se necessário entender o processo.

Palavras-chave: Educação Musical. Prática do ensino da música. Música na escola pública. Escola pública Paulista. Política pública educacional.

Downloads 1472  1472  Tamanho do arquivo 1.07 MB  Plataforma Universidade Estadual Paulista – UNESP  Site http://www.ia.unesp.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Cenografia brasileira século XXI: diálogos possíveis entre a prática e o ensino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COHEN, Miriam Aby

Os diálogos possíveis entre a prática e o ensino da Cenografia no Brasil aqui identificados são resultantes da investigação e da reflexão sobre a formação do cenógrafo contemporâneo a partir da perspectiva de experiências na prática teatral. O cenógrafo é aqui tratado como artista, responsável pela identidade visual do acontecimento teatral e colaborador no processo de sua criação. A Cenografia é encarada como linguagem situada no contexto teatral sem, no entanto, excluir os seus desdobramentos na prática atual, entendendo que, a partir da sua origem, que é o Teatro, podemos transpor boa parte desta experiência para as demais áreas. O desenvolvimento desta pesquisa baseia-se no acompanhamento in loco de processos vivenciados e metodologias aplicadas nas principais instituições brasileiras de ensino da Cenografia. Os procedimentos são analisados diante do objetivo de reconhecer e apontar caminhos produtivos para a formação do futuro artista cenógrafo. Esta investigação busca indicar rumos que de fato contribuam para o desenvolvimento da qualidade artística e técnica do cenógrafo, de forma que não o restrinja apenas a responder com segurança às suas atribuições, mas que o prepare para atuar e colaborar, efetivamente, como artista criador, nos processos e realizações contemporâneas, participando do desenvolvimento das Artes Cênicas.

Palavras-chave: Teatro Contemporâneo. Cenografia. Prática. Formação. Processo Criativo.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O rebaixamento da negatividade da arte: Um estudo sobre a instrumentalização do teatro na educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Yonara Dantas de

Este estudo discute a inserção do teatro no âmbito educacional, considerando o atravessamento do teatro pela instituição escolar e os movimentos que permearam a história do teatro. Com base na teoria crítica da sociedade desenvolvida por Theodor Wiesengrund Adorno, entende-se que o teatro, como expressão artística, é, em si, forma de conhecimento. Por meio do seu caráter de negatividade, as obras de arte condensam as antinomias e os antagonismos como antíteses da sociedade enquanto problema de sua forma interna, o que potencializa a arte como crítica imanente à realidade social. Partindo desse entendimento, buscou-se elucidar como o teatro se relaciona com os demais conteúdos escolares. Para tanto, foram selecionadas como material para análise quatro produções acadêmicas sobre teatro e educação, entre dissertações e teses produzidas na Universidade de São Paulo, já situadas dentro do contexto da vigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, e da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. As reflexões de Theodor W. Adorno e as discussões apresentadas nas obras selecionadas contribuem para a compreensão do objeto de estudo, em uma análise sobre a relação entre teatro e educação escolar, a qual indaga de que maneira, nessa relação, o teatro encontra-se rebaixado em seu potencial de contato com a realidade e de crítica a ela. Da análise das quatro obras selecionadas é possível depreender que o teatro encontra-se instrumentalizado, tendo em vista que as atividades de ensino de teatro têm ido ao encontro de uma educação afirmativa da ordem vigente

Palavras-chave: Adorno Theodor Wiesegrund - 1903-1969. Educação. Negatividade. Teatro. Teoria Crítica.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O protagonista no psicodrama sócio-educacional e no teatro-educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira

O objetivo deste trabalho é investigar o conceito “protagonista” e sua utilização entre educadores de psicodrama sócio-educacional e educadores de teatro-educação. Participaram desta pesquisa onze profissionais de psicodrama sócio-educacional e sete de teatro-educação, além de dezessete estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os princípios questionadores foram: (1) a afirmação das semelhanças e diferenças entre os grupos quanto à conceituação de “protagonista”; (2) como esses grupos utilizavam esse conceito; (3) qual o objetivo de seu trabalho. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com questões abertas. Algumas entrevistas foram gravadas e outras foram concedidas por escrito, atendendo à preferência e à disponibilidade dos entrevistados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para as questões subjetivas. Os resultados mostram convergência em relação à importância do termo “protagonista” como conceito fundamental, e divergência em relação ao seu uso. De modo geral, para psicodramatistas sócio-educacionais o protagonista é aquele que emerge do grupo num contexto dramático e tem um caráter de transformação pessoal e do grupo em que está inserido. A ênfase recai na singularidade de cada pessoa, nas suas configurações afetivas e redes de comunicação dentro do grupo; para educadores de teatro-educação, o protagonista é ator do teatro formal, que estuda para exercer o melhor papel, e tanto ele como todo o grupo trabalham para mostrar o enredo, a trama, o conflito em cena. A ênfase recai sobre o trabalho do grupo, apontando principalmente para uma preocupação estética. Sem que se coloque um ponto final, conclui-se que as diferentes práticas têm contribuído para a definição, o esclarecimento e a ampliação do conceito. Que as diferenças percebidas não são excludentes, muito menos negativas; ao contrário, contribuem para tornar o termo “protagonista” um conceito vivo, dinâmico, que evolui continuamente, e que há uma tendência à ampliação de sua utilização nos âmbitos social e pessoal.

Palavras-chave: Protagonista. Sociodrama. Teatro. Jogo. Educação.

Downloads 1323  1323  Tamanho do arquivo 538.32 KB  Plataforma  Universidade de Brasília – UnB   Site http://ciasonhar.org.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Intercâmbio cultural cidade-campo: uma experiência de ensino da arte em um assentamento do Movimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DANTAS, Edna Lucia Martins

A presente dissertação relata uma experiência de intercâmbio cultural entre educandos de uma escola pública da cidade de São Paulo e educandos de um assentamento do Movimento dos Sem Terra na cidade de Itaberá-SP, por meio da arte, da leitura e da escrita, baseada em teorias de ensino-aprendizagem em educação e arte. Esta proposta, inspirada no Programa Escolas-Irmãs (uma vertente da Mobilização Social do Programa Fome Zero do Governo Federal), visa conhecer como os educandos da cidade e do campo se expressam, através da arte, da leitura e da escrita, mediante a troca de correspondências, e possibilitar aos educandos uma integração e respeito mútuo. A iniciativa do projeto de intercâmbio partiu do ensino da arte e ocorreu no decorrer do ano letivo de 2007, sem envolvimento com toda a comunidade escolar, portanto trata-se de um recorte sobre o ensino da arte e apenas aponta um caminho que não se esgota nesta pesquisa.

Palavras-chave: Arte-educação. Artes plásticas. Escola pública. Intercâmbio cultural. Letramento. Movimento dos Sem-Terra.

Downloads 1321  1321  Tamanho do arquivo 538.71 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Jorge Luis Sacramento de.
Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas de Salvador.

O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto “Formação de Agentes Multiplicadores”, realizado em 2003 na Escola de Música da
UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar.

Palavras-chave: ritmo, percussão, cultura popular, educação musical, experiência
pedagógica


Downloads 1316  1316  Tamanho do arquivo 1.29 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.bdtd.ufba.br/new_apre.htm
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Outros modos de ver: imagens cinematográficas no ensino de artes visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ASSIS, Henrique Lima

A escola, na atualidade, é um dos espaços em que se produz significados sobre o quotidiano, por meio de práticas culturais, conceitos e valores. Assim sendo, o objeto desta investigação é o desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens artísticas, mediadas pelas imagens técnicas, em especial, as imagens eletrônicas da origem do cinema. Nesta pesquisa, a principal questão motivadora foi a viabilidade do ensino de artes visuais a partir de tais modalidades imagéticas. Nesse sentido, um conjunto de aprendizagens envolvendo as narrativas visuais dos irmãos Lumière e de Georges Méliès foi por mim planejado para ser desenvolvido pelo grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia de Goiânia, que, também, produziu suas visualidades, levando ao debate questões percebidas em torno do quotidiano das relações estabelecidas entre os educandos e seus professores. Como reflexão dessa prática cultural educativa, os estudantes, os docentes e eu assistimos aos curtas produzidos pelos secundaristas da sala D, orientados pelos processos metodológicos da Cultura Visual, e os e discutimos. Assim, nos aproximamos dessas narrativas mediados pelas seguintes indagações: o que essas imagens nos permitem pensar; quais relações podemos estabelecer e o que elas falam sobre nós? Dentre outras questões levantadas, as narrativas visuais dos alunos provocaram uma diversidade de sentimentos e interpretações sobre, por exemplo, as relações de poder estabelecidas na intimidade da Escola-Campo e a ausência do diálogo, da interação e da escuta nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, para os educandos, a atenção, o diálogo e a possibilidade de reivindicar, como alternativa para serem ouvidos, e para mim, diálogo, ação e reflexão da ação no contexto de minha prática pedagógica, foram alguns dos principais conceitos que nós, sujeitos ligados nessa investigação, pudemos experimentar na Escola-Campo.

Palavras-chave: Interpretação de produção fílmica. Ensino de arte. Artes visuais.

Downloads 1276  1276  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Federal de Goiás -UFG  Site http://bdtd.ufg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDINO, Jussara Rodrigues

O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação – sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte de investigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das características principais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.

Palavra-chave: Interação Música-Teatro.

Downloads 1189  1189  Tamanho do arquivo 653.95 KB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG   Site http://dspace.lcc.ufmg.br
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