Educadores

Ínicio : Arte : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Dar forma é formar-se: processos criativos da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GIANNOTTI, Sirlene Maria

Esta dissertação de mestrado busca compreender a produção plástica das crianças na perspectiva do processo de sua elaboração. A pesquisa de campo se deu em oficinas de arte cerâmica, conduzidas e observadas pela pesquisadora, com um grupo de crianças entre 4 e 10 anos de idade. As oficinas foram oferecidas em uma escola da rede privada de ensino do município de São Paulo, nos anos de 2006 e 2007. Esta experiência forneceu elementos consistentes para a elaboração da reflexão pretendida neste trabalho. O tratamento do conjunto das vivências criativas desenvolvidas se inspira na pesquisa etnográfica e encontra bases conceituais na antropologia. Os dados da pesquisa de campo são registrados em forma de relatos e imagens fotográficas. A análise é feita a partir da experiência acumulada da pesquisadora como arte-educadora ceramista e de um referencial teórico, centrado principalmente nas obras analíticas da artista plástica e pensadora Fayga Ostrower, e nas as contribuições de José Antônio Marina, Anna Marie Holm, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa e Gaston Bachelard. A compreensão das vivências de criação deste grupo de crianças, em arte cerâmica, permitiu que a autora vislumbrasse a presença de percursos criativos individuais. Estes percursos ofereceram elementos originais para uma compreensão mais aprofundada do papel, importante e significativo, que a vivência de processos criativos da arte pode representar no desenvolvimento da infância. Esta pesquisa leva em consideração a singularidade das individualidades e do processo de formação de cada criança, ampliando, dessa maneira, o diálogo.

Palavras-chave: Acasos significativos. Arte cerâmica. Arte educação. Criatividade. Imaginação. Infância. Intuição. Percepção. Percursos criativos. Processo criativo.

Downloads 3601  3601  Tamanho do arquivo 8.67 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!As Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná: Uma Análise dos Fundamentos e da Gestão do E Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STORI, Regina
Este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) e da gestão do ensino de arte/música proposto nesse documento, no município de Ponta Grossa/PR. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os fundamentos teóricos adotados nas Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná; historicizar as políticas públicas para o ensino de arte/música no Paraná entre 1990 e 2010; investigar as condições de implementação das Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná, dadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED); conhecer as concepções de ensino de arte dos gestores entrevistados; averiguar como as DCE são geridas nas instâncias particulares (coordenação de Arte do Núcleo Regional de Ponta Grossa e direção de algumas escolas do município de Ponta Grossa). Esta pesquisa fundamenta-se no materialismo histórico e dialético, embasando-se particularmente nas categorias contradição e totalidade (CURY, 1989; KOSIK, 1976; LUKÁCS, 1978) para apreender a dialética da formulação das políticas propostas pelo Estado e da sua gestão e interpretação em diferentes instâncias. Alguns conceitos, entendidos na relação com a totalidade do objeto enfocado foram estudados e problematizados na análise dos dados a partir de alguns autores: Estado, políticas públicas, gestão de políticas (GRAMSCI, 1991; BOBBIO, 1997; CARNOY, 1984; TAVARES, 2004; VIEIRA, 2007); arte e ensino de arte (FIGUEIREDO, 2009, 2010; PENNA, 1995, 2001a, 2007, 2008b; SUBTIL, 2008, 2009a, 2009b; VÁZQUEZ, 1978). A coleta de dados deu-se pela análise dos documentos oficiais relativos ao objeto da pesquisa e através de entrevistas semiestruturadas com um professor formulador da política e gestor da mesma, uma professora que atuou como consultora da SEED para a área de Arte; a professora coordenadora da área de Arte do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e cinco diretores de escolas públicas do município de Ponta Grossa. A articulação dos dados com o referencial teórico aponta que: a) as contradições inerentes ao movimento histórico da inserção da arte na educação escolar são expressas não só no texto do documento, mas nas concepções e interpretações dos sujeitos; b) a gestão das Diretrizes reflete concepções de arte e ensino de arte/música assumidas pelos sujeitos das diferentes instâncias; c) embora sejam propostas pelo Estado algumas condições para a implementação da política expressa no documento, a realidade concreta - em que são evidentes a falta de recursos humanos e materiais e a permanência de concepções historicamente vigentes sobre arte e ensino de arte/música – não favorece a efetivação de uma proposta que avança em termos de conteúdos e concepções de arte e ensino de arte e de música.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Ensino de Arte/música. Gestão do ensino.


Downloads 4632  4632  Tamanho do arquivo 131.65 KB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://bicen-tede.uepg.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre impr Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOUZA, Maria Aparecida de

Este estudo analisa como a metodologia de Viola Spolin, explicitada no livro “Improvisação para o Teatro”, (2001), contribui para o aluno empreender reflexão crítica sobre os processos de indistinção estética na pós-modernidade. Esta pesquisa discorre sobre as matrizes teatrais e pedagógicas da metodologia de Spolin partindo de dois pilares desta: jogos e improvisação teatral. Tomando a pós-modernidade como condição histórica e cultural, este texto reflete sobre os conceitos de barbárie, sociedade tecnoestética, sociedade espetacular ou midiática. Busca-se a discussão sobre como a expansão da imagem associada à tecnologia e à mercadoria provoca a estetização do cotidiano, tornando inoperante a capacidade de nossos alunos de diferenciar arte e sua função social. O trabalho apresenta o embate entre os processos de indistinção estética e o teatro como realização singular, diferida, trazendo a análise sobre os procedimentos descritos em Spolin para as práticas de teatro-educação e sobre as maneiras pelas quais estes podem ser vislumbrados como instrumentos de reflexão a respeito dos processos de indistinção estética na pós-modernidade.

Palavras-chave: Teatro. Educação. Spolin.

Downloads 6482  6482  Tamanho do arquivo 472.23 KB  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC  Site http://www.tede.udesc.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Retratos da vida: dança e lazer como instrumentos de inserção social para a juventude Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SARTO, Karina Cristofoletti

Este trabalho é uma combinação entre pesquisa bibliográfica e de campo, e tem por objetivo verificar se a modalidade dança, vista na interface entre os conteúdos artísticos, sociais e físico-esportivos do lazer, pode contribuir para a inserção social de jovens da periferia da grande cidade. A pesquisa bibliográfica foi efetuada a partir de levantamento inicial feito no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP. A pesquisa de campo constituiu-se em estudo de caso, junto ao Grupo Dança Comunidade, criado em junho de 2003, por Ivaldo Bertazzo, na cidade de São Paulo, escolhido por critérios de representatividade e acessibilidade, reunindo jovens de sete ONGs. As técnicas de obtenção de dados utilizadas foram o questionário, observação participante e história oral. Alguns jovens no decorrer da pesquisa mostraram que conseguiram autonomia financeira, outros perceberam que por meio da dança a sua vida mudou, foram reconhecidos na comunidade em que vivem, o projeto a que participam proporcionou o conhecimento de outras culturas, eles superaram obstáculos para chegar a uma nova situação social, e mudaram sua visão de mundo. O resultado da pesquisa demonstrou que a dança como possibilidade de lazer contribuiu de alguma forma para a inserção desses jovens na sociedade. Com ela pudemos averiguar que projetos realizados por ONGs, de caráter inovador, envolvendo jovens da periferia das grandes cidades, mostraram que existe, sim, a possibilidade da juventude ter o direito à cultura e ao lazer e se inserir através deles, na sociedade de que faz parte, podendo, assim, modificar seus hábitos, costumes e ter voz ativa nos seus grupos sociais e fora deles, preservando a diversidade cultural.

Palavras Chaves: Corpo. Dança. Lazer. Inserção social. Juventude.

Downloads 6498  6498  Tamanho do arquivo 675.92 KB  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP  Site http://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/DCAAPIQSRHSE.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de Desenho. Saberes e práticas das professoras de Artes: um olhar...muitas possibilidades  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FRANÇA, Léa Carneiro de Zumpano

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, investiga os saberes de quatro professoras de Artes, da Rede Municipal de Ensino, no intuito de compreender as bases teóricas e as experiências construídas no ensino de desenho, com vistas a responder às questões: Que concepções de desenho fundamentam suas ações em sala de aula? Como, quando e com qual objetivo o desenho é proposto aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da RME de Uberlândia? Com esta finalidade e fundamentado em Derdyk (1989), Frange (1995), Morais (1995), Buosso (1990), Artigas (1999) Motta (1967) e Amílcar de Castro (1999), este estudo aborda o desenho como conhecimento, linguagem, expressão, comunicação, registro, representação, projeto, invenção e desígnio. A pesquisa utiliza, como referencial teórico, Tardif (2002), Zabala (1998), C. Gauthier (1998), B. Charlot (2000), Freire (2004) e Hernández (2005), na perspectiva de que práticas significativas são construídas no fazer cotidiano do docente. Parte do pressuposto de que o ensino de desenho, nas aulas de Artes, ministrado por professoras com licenciatura em Educação Artística e comprometidas com sua formação contínua por meio da participação em grupos de estudo e/ou pesquisa, como também com experiência na docência, pode tornar-se mais significativo para o aluno em decorrência da sua constituição e da especificidade desse conteúdo. Procura, a partir dos relatos das colaboradoras, analisar e discutir os dados sobre as concepções que permeiam o trabalho educativo com o desenho, o seu ensino e que percursos metodológicos subsidiam as ações. As respostas apresentadas pelas professoras revelam que compreendem o desenho na concepção de projeto, registro, representação,
linguagem, expressão, etapa de processos criativos. Além disso, evidenciam uma diversidade de trajetórias pedagógicas, ensinam por meio de proposições temáticas, discutem a estereotipia, propõem percursos desenhantes a partir de “referências” gráficas ou figurativas, dos elementos de linguagem visual e utilizam materiais alternativos. Os resultados desta pesquisa indicam como significativos e imprescindíveis os fazeres e os saberes construídos pelas docentes, pois, além de delinear suas concepções a respeito do ensino de desenho, constitui-se em ponto de partida para promover o diálogo entre as propostas educacionais e as práticas educativas no ensino de Artes, bem como incentivar sua formação continuada, o modo de “ser” professora, de ensinar e de aprender desenho.

Downloads 7751  7751  Tamanho do arquivo 407.74 KB  Plataforma Universidade Federal de Uberlândia - UFU  Site http://www.bdtd.ufu.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A angústia na obra de Ingmar Bergman: Sarabanda em ser e tempo de Martim Heidegger Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BRANCO, José Luiz de Campos Castejón

O presente estudo procurou discutir o conceito de angústia de forma ampla e não apenas como habitualmente se considera, isto é, como estreitamento da liberdade humana ou como comportamento mórbido a ser removido. Existem outras formas de expressão da angústia, a partir de uma dimensão estrutural ontológica fundamental, peculiar ao homem. Procurou-se assim, avaliar qualitativamente as implicações provocadas pela angústia, por meio da análise do filme “Sarabanda” - 2003, de Ingmar Bergman, segundo a Analítica Existencial de Martin Heidegger. Para tanto, os personagens foram interpretados considerando-se as estruturas essenciais da existência humana, pois a angústia se relaciona com elas intrinsecamente. Verificou-se, diante dos cinco personagens analisados (Marianne, Johan, Karin, Henrik e Martha), que apenas duas (Marianne e Karin), puderam experimentar o que foi denominado como angústia existencial, ao contrário das vivências de Johan, Henrik e Martha, denominadas como angústia patológica, guardadas as diferenças individuais.

Palavras-chave: Angústia. Condição humana. Estruturas ontológicas. Fenomenologia. Manifestações ônticas.

Downloads 8191  8191  Tamanho do arquivo 1.61 MB  Plataforma Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp089516.pdf
Avaliação: 10.00 (8 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música e construção de identidade na juventude Popular Versão: PDF
Atualização:  6/12/2011
Descrição:
MOURA, Auro Sanson.Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância da música na vida cotidiana dos jovens, na tentativa de perceber o papel que a música exerce no comportamento dos mesmos. Em primeiro lugar, foi necessário investigar o conceito de juventude, a fim de identificar quem são os indivíduos representantes dessa população tão singular. Também buscou-se em diversas fontes, informações sobre a
construção de identidade nessa faixa etária, como isso ocorre, o que pode influenciá-la, e ao mesmo tempo, como a música pode ter participação nesses importantes processos. Para poder obter as informações necessárias, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de um questionário a 185 jovens entre 15 e 19 anos, utilizando a metodologia survey, com a qual foram obtidos diversos dados importantes, em grande quantidade. Essa etapa permitiu traçar diversas considerações sobre os assuntos estudados, e serviu como uma fase de triagem, selecionando participantes para uma segunda etapa do estudo, na qual foi realizado um estudo multi-caso, com quatro jovens na mesma faixa etária. Esses jovens foram entrevistados e suas entrevistas foram transcritas e analisadas. Os dados descritos foram comparados à literatura específica da área, gerando assim, um grande número de questões que poderão vir a ser estudadas futuramente, como por exemplo, as funções da música na vida cotidiana do jovem, sua importância nas relações interpessoais, e a vontade quase unânime de querer aprender música.
Palavras-chave: Música, jovens, identidade.

Downloads 8981  8981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR - Universidade Federal do Paraná  Site http://hdl.handle.net/1884/18597
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora! A arte como meio de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZANATTA, Zenilda Alves

Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente, bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa – ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema “DOM” de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas à medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.

Palavras-chave: Arte - Educação. Criatividade. Criação Literária. Criação Artística.

Downloads 10262  10262  Tamanho do arquivo 6 bytes  Plataforma Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MILCAREK, Luciana

O presente objeto de estudo descreve uma proposta teórica de nsino para a Educação Infantil, tendo sido estabelecida quatro diretrizes básicas: 1. A Arte como eixo norteador. 2. A formação continuada dos profissionais envolvidos. 3. A diferenciação do espaço físico da escola, por meio de Ambientes de Aprendizagem, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança 4. A presença de um profissional específico das linguagens artísticas. Entre as abordagens
observadas nas pesquisas, mereceram destaque como fontes de inspiração, o trabalho realizado por Celéstin Freinet e o sistema seguido em Reggio Emilia, na Itália. Na seqüência, é possível verificar a aplicabilidade da proposta, por meio da descrição da implantação de um centro de educação infantil, sob coordenação da própria pesquisadora, no que se refere ao aspecto físico, artístico , pedagógico , de formação continuada dos profissionais envolvidos e a busca constante do equilíbrio entre as diretrizes básicas estabelecidas.

Palavras-chave: Diretrizes. Arte. Ensino. Aprendizagem. Educação Infantil.

Downloads 10938  10938  Tamanho do arquivo 1.80 MB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/
Avaliação: 9.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A música no ensino médio da escola pública do município de Curitiba : aproximaçőes e proposiç&# Popular Versão: PDF
Atualização:  6/12/2011
Descrição:
PAULA, Carlos Alberto de. Este trabalho se propôs a elaborar uma construção teórica que auxilie a compreensão do atual estágio do ensino de Música nas escolas públicas de Ensino Médio no Município de Curitiba. Procurando com a pesquisa de campo e à luz de referenciais teóricos que dêem suporte a análise dos dados coletados, fundamentar aproximações e proposições conceituais que auxiliem na compreensão do cotidiano e das práticas escolares do ensino de Música nas Escolas Públicas. Como objetivo menor, mas não menos importante, este estudo pretendeu formular, mediante a organização de dados de pesquisas atuais e de dados teóricos, clássicos e contemporâneos, um guia orientador para os professores de música em geral e de outras disciplinas em particular, sobre o ensino de Música no Ensino Médio na Escola Pública paranaense, tomando como base as Escolas Públicas de Curitiba. Como resultado foram levantadas algumas questões que merecem debate mais aprofundado dos sujeitos que, na escola e nos órgãos administrativos de gerência escolar, são responsáveis pelo ensino. Dentre elas destaca-se: a) o paradoxo existente entre a importância que tem a música no cotidiano do jovem e o que (não) se ensina na escola; b) o significado atribuído ao mito do dom para aprendizagem da música e o ensino; c) a relação do jovem com a música contemporânea; d) o lugar do ensino de Música em relação às outras disciplinas escolares.
Palavras-chave: Música, educação, cotidiano, mitos e preconceitos.

Downloads 11058  11058  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR - Universidade Federal do Paraná  Site http://hdl.handle.net/1884/15145
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 »