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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!As Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná: Uma Análise dos Fundamentos e da Gestão do E Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STORI, Regina
Este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) e da gestão do ensino de arte/música proposto nesse documento, no município de Ponta Grossa/PR. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os fundamentos teóricos adotados nas Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná; historicizar as políticas públicas para o ensino de arte/música no Paraná entre 1990 e 2010; investigar as condições de implementação das Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná, dadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED); conhecer as concepções de ensino de arte dos gestores entrevistados; averiguar como as DCE são geridas nas instâncias particulares (coordenação de Arte do Núcleo Regional de Ponta Grossa e direção de algumas escolas do município de Ponta Grossa). Esta pesquisa fundamenta-se no materialismo histórico e dialético, embasando-se particularmente nas categorias contradição e totalidade (CURY, 1989; KOSIK, 1976; LUKÁCS, 1978) para apreender a dialética da formulação das políticas propostas pelo Estado e da sua gestão e interpretação em diferentes instâncias. Alguns conceitos, entendidos na relação com a totalidade do objeto enfocado foram estudados e problematizados na análise dos dados a partir de alguns autores: Estado, políticas públicas, gestão de políticas (GRAMSCI, 1991; BOBBIO, 1997; CARNOY, 1984; TAVARES, 2004; VIEIRA, 2007); arte e ensino de arte (FIGUEIREDO, 2009, 2010; PENNA, 1995, 2001a, 2007, 2008b; SUBTIL, 2008, 2009a, 2009b; VÁZQUEZ, 1978). A coleta de dados deu-se pela análise dos documentos oficiais relativos ao objeto da pesquisa e através de entrevistas semiestruturadas com um professor formulador da política e gestor da mesma, uma professora que atuou como consultora da SEED para a área de Arte; a professora coordenadora da área de Arte do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e cinco diretores de escolas públicas do município de Ponta Grossa. A articulação dos dados com o referencial teórico aponta que: a) as contradições inerentes ao movimento histórico da inserção da arte na educação escolar são expressas não só no texto do documento, mas nas concepções e interpretações dos sujeitos; b) a gestão das Diretrizes reflete concepções de arte e ensino de arte/música assumidas pelos sujeitos das diferentes instâncias; c) embora sejam propostas pelo Estado algumas condições para a implementação da política expressa no documento, a realidade concreta - em que são evidentes a falta de recursos humanos e materiais e a permanência de concepções historicamente vigentes sobre arte e ensino de arte/música – não favorece a efetivação de uma proposta que avança em termos de conteúdos e concepções de arte e ensino de arte e de música.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Ensino de Arte/música. Gestão do ensino.


Downloads 4514  4514  Tamanho do arquivo 131.65 KB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://bicen-tede.uepg.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música e construção de identidade na juventude Popular Versão: PDF
Atualização:  6/12/2011
Descrição:
MOURA, Auro Sanson.Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância da música na vida cotidiana dos jovens, na tentativa de perceber o papel que a música exerce no comportamento dos mesmos. Em primeiro lugar, foi necessário investigar o conceito de juventude, a fim de identificar quem são os indivíduos representantes dessa população tão singular. Também buscou-se em diversas fontes, informações sobre a
construção de identidade nessa faixa etária, como isso ocorre, o que pode influenciá-la, e ao mesmo tempo, como a música pode ter participação nesses importantes processos. Para poder obter as informações necessárias, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de um questionário a 185 jovens entre 15 e 19 anos, utilizando a metodologia survey, com a qual foram obtidos diversos dados importantes, em grande quantidade. Essa etapa permitiu traçar diversas considerações sobre os assuntos estudados, e serviu como uma fase de triagem, selecionando participantes para uma segunda etapa do estudo, na qual foi realizado um estudo multi-caso, com quatro jovens na mesma faixa etária. Esses jovens foram entrevistados e suas entrevistas foram transcritas e analisadas. Os dados descritos foram comparados à literatura específica da área, gerando assim, um grande número de questões que poderão vir a ser estudadas futuramente, como por exemplo, as funções da música na vida cotidiana do jovem, sua importância nas relações interpessoais, e a vontade quase unânime de querer aprender música.
Palavras-chave: Música, jovens, identidade.

Downloads 8850  8850  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR - Universidade Federal do Paraná  Site http://hdl.handle.net/1884/18597
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A música no ensino médio da escola pública do município de Curitiba : aproximaçőes e proposiç&# Popular Versão: PDF
Atualização:  6/12/2011
Descrição:
PAULA, Carlos Alberto de. Este trabalho se propôs a elaborar uma construção teórica que auxilie a compreensão do atual estágio do ensino de Música nas escolas públicas de Ensino Médio no Município de Curitiba. Procurando com a pesquisa de campo e à luz de referenciais teóricos que dêem suporte a análise dos dados coletados, fundamentar aproximações e proposições conceituais que auxiliem na compreensão do cotidiano e das práticas escolares do ensino de Música nas Escolas Públicas. Como objetivo menor, mas não menos importante, este estudo pretendeu formular, mediante a organização de dados de pesquisas atuais e de dados teóricos, clássicos e contemporâneos, um guia orientador para os professores de música em geral e de outras disciplinas em particular, sobre o ensino de Música no Ensino Médio na Escola Pública paranaense, tomando como base as Escolas Públicas de Curitiba. Como resultado foram levantadas algumas questões que merecem debate mais aprofundado dos sujeitos que, na escola e nos órgãos administrativos de gerência escolar, são responsáveis pelo ensino. Dentre elas destaca-se: a) o paradoxo existente entre a importância que tem a música no cotidiano do jovem e o que (não) se ensina na escola; b) o significado atribuído ao mito do dom para aprendizagem da música e o ensino; c) a relação do jovem com a música contemporânea; d) o lugar do ensino de Música em relação às outras disciplinas escolares.
Palavras-chave: Música, educação, cotidiano, mitos e preconceitos.

Downloads 10762  10762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR - Universidade Federal do Paraná  Site http://hdl.handle.net/1884/15145
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora! A arte como meio de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZANATTA, Zenilda Alves

Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente, bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa – ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema “DOM” de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas à medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.

Palavras-chave: Arte - Educação. Criatividade. Criação Literária. Criação Artística.

Downloads 10156  10156  Tamanho do arquivo 6 bytes  Plataforma Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O fortalecimento da cultura musical na escola: uma proposta de revalorização da cultura a partir da  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FONSECA, Drausio Ney Pacheco

Este trabalho propõe o estudo de um programa para a Educação Musical, que confronta a cultura musical vigente e as metodologias de ensino musical utilizadas na escola atual, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Partindo-se da análise de conteúdo percebe-se que há a necessidade emergente de uma sistematização metodológica que identifique e que faça identificar o educando como inserido na cultura musical de seu país, seja no contexto regional, seja no contexto global, mas, que o faça compreender e valorizar essa cultura, para que, a partir dessa compreensão, possa desenvolver as competências e habilidades de sua musicalidade potencial. Apresenta-se, ainda, em anexo, uma versão textual simplificada de um trabalho que consite em um conjunto de Cadernos de Atividades para a Educação Musical, parte inicial de um Programa Educacional desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barueri - São Paulo, que segue a mesma tendência de fortalecimento e revalorização da cultura.

Palavras-chave: Educação. Musical. Cultura. Valorização.

Downloads 2236  2236  Tamanho do arquivo 665.59 KB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Edifício Copan: uma análise arquitetônica com inspiração na disciplina análise musical Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
Oukawa, Carolina Silva

Esta pesquisa investiga a contribuição da análise musical, disciplina consolidada no estudo de música, ao desenvolvimento de uma disciplina analítica em arquitetura. Para tanto, empreendeu-se a análise do Edifício Copan (1951), de Oscar Niemeyer, a partir dos parâmetros musicais adotados por Stefan Kostka (2006). Por meio da análise de um exemplar arquitetônico, procurou-se apontar a procedimentos inerentes à análise arquitetônica de modo geral, propondo-se a elaboração de parâmetros mais sensíveis do que os verificados até o presente.

Palavras-chave: Edifício Copan. Música. Projeto de arquitetura.

Downloads 2398  2398  Tamanho do arquivo 19.24 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Poéticas Visuais em construção - O fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LELIS, Soraia Cristina Cardoso

Apresentada ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre, a dissertação traz uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica.

Downloads 2771  2771  Tamanho do arquivo 341.79 KB  Plataforma Universidade Federal de Uberlândia - UFU  Site http://www.nupea.fafcs.ufu.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Imagens da arte no espaço da escola : um olhar feminino Popular Versão: HTML
Atualização:  19/10/2010
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli

O presente trabalho propõe-se a analisar as concepções de professoras de Educação Artística de escolas públicas sobre arte e ensino de arte, buscando entender, sob o ponto de vista das relações de gênero, como estas concepções articulam-se com à constante desvalorização do ensino de arte nas escolas. Foram entrevistadas dez professoras de escolas públicas de Pelotas, Rio Grande do Sul. A análise das entrevistas, articulada à produção teórica ligada às questões de gênero, educação e arte, é estruturada em capítulos que, com o auxílio de metáforas sobre o espaço, orienta a discussão a respeito do lugar da arte e das mulheres na educação escolar.

Palavras-chave: Arte. Arte e educação. Professores. Educação feminina.

Downloads 1986  1986  Tamanho do arquivo 1.20 MB  Plataforma Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Teatro, violência e adolescência Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOUSA, Janaina de

Esta pesquisa é resultado da preposição de uma estratégia teatral, chamada círculos concêntricos. Através das aulas de teatro, com adolescentes de uma sétima e oitava série da rede municipal de Florianópolis, foi construído os círculos da violência, tema este escolhido pelos alunos. Esta pesquisa fala de como se realizou tal processo, quais as dificuldades encontradas no processo artístico e pedagógico, quais os tipos de violências que estes adolescentes sofrem ou praticam no seu dia a dia. Fala também de como é importante ouvir nossos alunos, e com eles resignificar objetos, transformar espaços comuns em espaços de representação e da colaboração na construção da consciência crítica e artística perante o tema trabalhado, através do teatro.

Palavras chave: Teatro. Adolescência. Círculos da violência. Violência verbal. Corporal. Sexual e simbólica.

Downloads 18936  18936  Tamanho do arquivo 1.45 MB  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC  Site http://www.tede.udesc.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
HUMMES, Júlia Maria

Este trabalho teve como objetivo geral investigar, sob a ótica da direção escolar, quais as funções da música nas escolas no município de Montenegro/RS. O trabalho está dividido em quatro capítulos que discutem as funções da música nas escolas, enfatizando a legislação educacional brasileira, bem como percorrendo situações de educação musical em outros países. O referencial teórico para a leitura dos dados encontrados tem como base as categorias listadas por Allan Merriam (1964) sobre as funções sociais da música. Nesta revisão encontram-se também outros autores que investigaram este mesmo tema nos contextos nacional e internacional. A metodologia utilizada na investigação, trata-se de um survey de pequeno porte nas escolas do município de Montenegro. Nas considerações finais do trabalho constata-se que o grande problema encontrado nas escolas para a efetivação do ensino de música é a falta de profissionais da educação musical atuando nestes estabelecimentos de ensino, problema este, surpreendente por ser Montenegro um município de longa tradição musical e que possui cursos de formação inicial e continuada para professores de música. Finalizando, destacam-se questões suscitadas pela investigação que poderão servir como sugestões para novas pesquisas bem como sugestões em busca da solução da falta de profissionais da educação musical no campo de atuação.

Palavras-chave: Educação Musical. Ensino Fundamental. Musica. Escola. Funções da Música.

Downloads 2435  2435  Tamanho do arquivo 1.57 MB  Plataforma UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site 
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