Categoria: Arte Dissertações |
Poéticas Visuais em construção - O fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
LELIS, Soraia Cristina Cardoso
Apresentada ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre, a dissertação traz uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica.
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2936 341.79 KB Universidade Federal de Uberlândia - UFU http://www.nupea.fafcs.ufu.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Me adiciona.com - Ensino de Arte+Tecnologias Contemporâneas+Escola Pública  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
LOYOLA, Geraldo Freire
Esta dissertação procura investigar possibilidades do uso do computador e de especificidades da web como meios para exploração, pelos professores, das atividades no ensino de Arte. O computador com conexão à internet foi se transformando progressivamente em um equipamento unificador de várias mídias, diminuindo as fronteiras entre os suportes. A facilidade e a rapidez no acesso a informações e imagens também propiciam uma dinâmica diferente na relação com o conhecimento e, com o surgimento da banda larga, os serviços de ações e idéias interativas se popularizaram e o ambiente online ficou mais dinâmico. O usuário deixou de ser um elemento somente passivo, passando também a produzir, gerenciar e interagir com conteúdos na rede, promovendo mudanças culturais e conceituais no uso da web. Os professores de Arte devem ficar atentos a essas novas tecnologias e apresentá-las aos alunos, uma vez que a interatividade implica em experimentações que agregam potencialidades para a construção de conhecimentos.
Palavras-chave: Ensino de Arte. Tecnologias contemporâneas. Escola pública.
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2699 2.90 MB Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG http://opus.grude.ufmg.br |
Categoria: Arte Dissertações |
As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de M  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
HUMMES, Júlia Maria
Este trabalho teve como objetivo geral investigar, sob a ótica da direção escolar, quais as funções da música nas escolas no município de Montenegro/RS. O trabalho está dividido em quatro capítulos que discutem as funções da música nas escolas, enfatizando a legislação educacional brasileira, bem como percorrendo situações de educação musical em outros países. O referencial teórico para a leitura dos dados encontrados tem como base as categorias listadas por Allan Merriam (1964) sobre as funções sociais da música. Nesta revisão encontram-se também outros autores que investigaram este mesmo tema nos contextos nacional e internacional. A metodologia utilizada na investigação, trata-se de um survey de pequeno porte nas escolas do município de Montenegro. Nas considerações finais do trabalho constata-se que o grande problema encontrado nas escolas para a efetivação do ensino de música é a falta de profissionais da educação musical atuando nestes estabelecimentos de ensino, problema este, surpreendente por ser Montenegro um município de longa tradição musical e que possui cursos de formação inicial e continuada para professores de música. Finalizando, destacam-se questões suscitadas pela investigação que poderão servir como sugestões para novas pesquisas bem como sugestões em busca da solução da falta de profissionais da educação musical no campo de atuação.
Palavras-chave: Educação Musical. Ensino Fundamental. Musica. Escola. Funções da Música.
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2665 1.57 MB UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS |
Categoria: Arte Dissertações |
A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
BUENO, Paula Alexandra Reis
Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da “educação para os meios”, da “mediação tecnológica no ensino” e “mediação na gestão comunicativa”, ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da “Análise de Conteúdo” em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Palavras-chave: Educação Musical. Comunicação. Educomunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Interdisciplinaridade.
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2647 1.89 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR |
Categoria: Arte Dissertações |
O fortalecimento da cultura musical na escola: uma proposta de revalorização da cultura a partir da  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
FONSECA, Drausio Ney Pacheco
Este trabalho propõe o estudo de um programa para a Educação Musical, que confronta a cultura musical vigente e as metodologias de ensino musical utilizadas na escola atual, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Partindo-se da análise de conteúdo percebe-se que há a necessidade emergente de uma sistematização metodológica que identifique e que faça identificar o educando como inserido na cultura musical de seu país, seja no contexto regional, seja no contexto global, mas, que o faça compreender e valorizar essa cultura, para que, a partir dessa compreensão, possa desenvolver as competências e habilidades de sua musicalidade potencial. Apresenta-se, ainda, em anexo, uma versão textual simplificada de um trabalho que consite em um conjunto de Cadernos de Atividades para a Educação Musical, parte inicial de um Programa Educacional desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barueri - São Paulo, que segue a mesma tendência de fortalecimento e revalorização da cultura.
Palavras-chave: Educação. Musical. Cultura. Valorização.
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2506 665.59 KB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.tede.ufsc.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Música, Circo e Educação: um estudo sobre aprendizagem musical na Companhia de Circo Picolino  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CARDOSO, Juracy do Amor Filho
Esta pesquisa descreve como acontecem os processos de ensino e aprendizagem da linguagem musical nos processos de criação vividos por músicos e jovens artistas circenses da Companhia de Circo Picolino. Nesse circo os processos de criação artística são entendidos como processos de ensino-aprendizagem que permeiam as interações entre as linguagens que caracterizam a arte circense. Tanto os jovens artistas, como os músicos, vivenciam processos de aprendizagem ao longo dos processos de criação que compartilham. A escolha metodológica incide sobre a fenomenologia, pesquisa de campo participante e abordagem Multirreferencial, permeada por conceitos da educação Transdisciplinar. A dissertação tem como objetivos investigar os processos de ensino-aprendizagem da linguagem musical no contexto dos processos de criação da Cia. Picolino; contextualizar e aprofundar conhecimentos sobre as concepções de arte, educação, música e circo que norteiam os processos formativos e criativos da Cia. Picolino; aprofundar conhecimentos sobre as relações de interação entre a linguagem musical e as demais linguagens artísticas que compõem a arte circense; analisar o processo de migração de informações entre as linguagens artísticas que compõem o processo colaborativo de criação dos espetáculos da Cia. Picolino; investigar os modos de construção de conhecimentos musicais dos músicos e jovens artistas circenses, com ênfase em suas formas de apropriação de parâmetros musicais. A pesquisa aborda sobre processos de conhecimento, descoberta e autonomia. São atores sociais que aprendem a ser, aprendem a viver junto, aprendem a pensar, a ver, conhecer, e produzir coletivamente. O ensino e aprendizagem da linguagem musical, ocorre com o desenvolvimento das capacidades, ou competências cognitivas, sociais e emocionais de modo interativo, não fragmentado. A música no Circo Picolino é produzida para um espetáculo, compreendida coletivamente, de forma contextualizada com as linguagens diversas que o circo comporta, numa ação dialógica em que todos aprendem. Os artistas, através de seus movimentos, ensinam aos músicos, em como atuar com a música no circo, e os músicos nessa atuação, colaboram para a realização da cena e para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem musical pelos artistas.
Palavras-chave: Música. Circo. Educação. Linguagem. Performance. Inteligências múltiplas.
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2198 5.24 MB Universidade Federal da Bahia - UFBA http://www.bibliotecadigital.ufba.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Imagens da arte no espaço da escola : um olhar feminino  |
Versão: HTML Atualização: 19/10/2010 |
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli
O presente trabalho propõe-se a analisar as concepções de professoras de Educação Artística de escolas públicas sobre arte e ensino de arte, buscando entender, sob o ponto de vista das relações de gênero, como estas concepções articulam-se com à constante desvalorização do ensino de arte nas escolas. Foram entrevistadas dez professoras de escolas públicas de Pelotas, Rio Grande do Sul. A análise das entrevistas, articulada à produção teórica ligada às questões de gênero, educação e arte, é estruturada em capítulos que, com o auxílio de metáforas sobre o espaço, orienta a discussão a respeito do lugar da arte e das mulheres na educação escolar.
Palavras-chave: Arte. Arte e educação. Professores. Educação feminina.
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2157 1.20 MB Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
DALDEGAN, Valentina Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal para crianças iniciantes.
Resumo: No início do aprendizado da flauta transversal os alunos produzem sons que não fazem parte da sonoridade tradicional do instrumento. Alunos adiantados têm maior dificuldade em começar a produzir sons “estendidos” do que os iniciantes, que geralmente conseguem fazê-lo brincando, literalmente. Como, a princípio, as crianças geralmente são abertas a músicas que envolvam sonoridades diferentes e acham divertido explorar novas possibilidades sonoras o incentivo e o trabalho com estas técnicas desde o início pode ser de grande valia para o seu desenvolvimento. Um dos problemas no sentido da exploração do repertório contemporâneo, que inclua novos sons, com iniciantes na flauta transversal é que este é em geral muito difícil tecnicamente. Para contornar esta dificuldade, foram criados para este trabalho pequenos estudos didáticos e desenvolveu-se, junto a colegas compositores, um repertório apropriado ao nível de habilidade dos recém iniciantes, que incluiu as técnicas estendidas a serem aprendidas. A utilização deste material mostrou-se efetiva com iniciantes, não denotando dificuldades maiores do que aquelas encontradas com o repertório tradicional. Procura-se ainda sugerir maneiras de ensinar, na prática, as técnicas abordadas, a partir de dados coletados em um estudo de campo com quatro alunos iniciantes, de oito a treze anos de idade, que, durante suas aulas semanais e paralelamente ao repertório tradicional, trabalhavam também com técnicas estendidas envolvendo a produção de novas sonoridades e prática deste repertório. Relata-se o estudo de um caso que resultou do trabalho junto a uma das crianças que participaram da pesquisa de campo. A ênfase está voltada à dificuldades específicas encontradas durante a prática dos estudos didáticos e do repertório. O paradigma adotado foi o da pesquisa qualitativa.
Palavras-chave: Música, flauta transversal, ensino da música.
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2087 4.08 MB Universidade Federal do Paraná http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/19572 |
Categoria: Arte Dissertações |
O protagonista no psicodrama sócio-educacional e no teatro-educação  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira
O objetivo deste trabalho é investigar o conceito “protagonista” e sua utilização entre educadores de psicodrama sócio-educacional e educadores de teatro-educação. Participaram desta pesquisa onze profissionais de psicodrama sócio-educacional e sete de teatro-educação, além de dezessete estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os princípios questionadores foram: (1) a afirmação das semelhanças e diferenças entre os grupos quanto à conceituação de “protagonista”; (2) como esses grupos utilizavam esse conceito; (3) qual o objetivo de seu trabalho. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com questões abertas. Algumas entrevistas foram gravadas e outras foram concedidas por escrito, atendendo à preferência e à disponibilidade dos entrevistados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para as questões subjetivas. Os resultados mostram convergência em relação à importância do termo “protagonista” como conceito fundamental, e divergência em relação ao seu uso. De modo geral, para psicodramatistas sócio-educacionais o protagonista é aquele que emerge do grupo num contexto dramático e tem um caráter de transformação pessoal e do grupo em que está inserido. A ênfase recai na singularidade de cada pessoa, nas suas configurações afetivas e redes de comunicação dentro do grupo; para educadores de teatro-educação, o protagonista é ator do teatro formal, que estuda para exercer o melhor papel, e tanto ele como todo o grupo trabalham para mostrar o enredo, a trama, o conflito em cena. A ênfase recai sobre o trabalho do grupo, apontando principalmente para uma preocupação estética. Sem que se coloque um ponto final, conclui-se que as diferentes práticas têm contribuído para a definição, o esclarecimento e a ampliação do conceito. Que as diferenças percebidas não são excludentes, muito menos negativas; ao contrário, contribuem para tornar o termo “protagonista” um conceito vivo, dinâmico, que evolui continuamente, e que há uma tendência à ampliação de sua utilização nos âmbitos social e pessoal.
Palavras-chave: Protagonista. Sociodrama. Teatro. Jogo. Educação.
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1765 538.32 KB Universidade de Brasília – UnB http://ciasonhar.org.br |
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