Educadores

Ínicio : Arte : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das Artes Visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Vinícius Luge

A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), contribuir no debate acerca do Ensino das Artes Visuais. Para tanto, entendeu a pesquisa sobre história de vida enquanto a contextualização do relato realizado pelas colaboradoras, utilizando o materialismo dialético como enfoque teórico. O relato foi construído mediante uma entrevista biográfica, onde ao entrevistado é problematizada a construção de uma narrativa sobre sua vida, sua militância, as características da sua formação docente e a inserção do ensino das artes visuais nesse processo. As histórias de vida das três educadoras participantes da pesquisa demonstram a preocupação dos militantes do MST na formação de dirigentes, aliando a busca na formação específica, no caso a formação de professoras, com a militância política, objetivando a transformação da sociedade. Esse processo de formação demonstrou uma prática docente que procura redimensionar os significados dos objetos do dia-a-dia, como a barraca, os instrumentos de trabalho, as sementes e a terra utilizando-os como símbolos, com um grande potencial estético, e também, a necessidade de uma maior formação teórica sobre a produção de imagens, fato que é responsabilidade também das universidades.

Palavras-chave: História de Vida. MST. Ensino das Artes Visuais.

Downloads 1496  1496  Tamanho do arquivo 915.43 KB  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria - UFSM  Site http://www.ufsm.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Intercâmbio cultural cidade-campo: uma experiência de ensino da arte em um assentamento do Movimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DANTAS, Edna Lucia Martins

A presente dissertação relata uma experiência de intercâmbio cultural entre educandos de uma escola pública da cidade de São Paulo e educandos de um assentamento do Movimento dos Sem Terra na cidade de Itaberá-SP, por meio da arte, da leitura e da escrita, baseada em teorias de ensino-aprendizagem em educação e arte. Esta proposta, inspirada no Programa Escolas-Irmãs (uma vertente da Mobilização Social do Programa Fome Zero do Governo Federal), visa conhecer como os educandos da cidade e do campo se expressam, através da arte, da leitura e da escrita, mediante a troca de correspondências, e possibilitar aos educandos uma integração e respeito mútuo. A iniciativa do projeto de intercâmbio partiu do ensino da arte e ocorreu no decorrer do ano letivo de 2007, sem envolvimento com toda a comunidade escolar, portanto trata-se de um recorte sobre o ensino da arte e apenas aponta um caminho que não se esgota nesta pesquisa.

Palavras-chave: Arte-educação. Artes plásticas. Escola pública. Intercâmbio cultural. Letramento. Movimento dos Sem-Terra.

Downloads 1337  1337  Tamanho do arquivo 538.71 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: Juventude Musical Brasileira 8a Região PR/ Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MENON, Fernando

Esta dissertação apresenta estudo de sociedades civis promotoras de atividades musicais no Brasil, através do levantamento histórico da sociedade civil Juventude Musical Brasileira 8a Região-PR/SC - Setor do Paraná (JMB 8aRegião/SPR). A matriz da Juventude Musical Brasileira (JMB), fundada em 1952 pelo maestro Eleazar de Carvalho, foi a representação nacional das Jeunesses Musicales International (JMI), criadas na Bélgica, em 1940, pelo musicólogo belga Marcel Cuvelier, as quais tinham como objetivo “afastar o pensamento dos jovens da guerra e cooperar para a integração entre os diferentes povos através da música ”. A pesquisa investigou os antecedentes históricos que justificaram a fundação das JMI na Bélgica durante a ocupação das tropas alemãs naquele país, em 1940, relacionando os seus princípios com o escotismo de Baden Powell e contra a disseminação dos ideais nazistas feita através da Juventude Hitlerista. A representação das JMI no Brasil, teve a colaboração decisiva do musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, representante do Setor de Música da UNESCO entre 1947-1965 e a presença personalista do maestro Eleazar de Carvalho, que foi o diretor geral da Juventude Musical Brasileira, durante o período estudado neste trabalho, 1953-1963. A JMB atuou no Brasil estruturada em dez Regiões, como eram denominadas as sedes estaduais da entidade, desenvolvendo atividades relacionadas à educação musical como concertos didáticos, concursos de instrumentistas, congressos nacionais e programas de rádio. No Paraná, a JMB 8aRegião/SPR foi amparada pela Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) e pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo como diretor regional, Fernando Corrêa de Azevedo, também diretor da SCABI e da EMBAP, irmão de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

Palavras-chave: Musicologia Histórica. Juventude Musical Brasileira. Jeunesses Musicales. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. SCABI. Fernando Corrêa de Azevedo.

Downloads 927  927  Tamanho do arquivo 1.36 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR   Site http://www.artes.ufpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Matemática e Música: práticas pedagógicas em oficinas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Gean Pierre da Silva

Este trabalho investigou as relações entre música e matemática para serem usadas em fins didáticos auxiliando no ensino/aprendizagem dessas duas áreas do saber. Usamos a história da matemática/música como fio condutor desse processo. O objetivo foi verificar como essas práticas pedagógicas podem produzir afetividade no aluno e auxiliá-lo na compreensão de alguns conceitos matemáticos e musicais. Com esse intuito, utilizamos como procedimento de investigação a realização de oficinas pedagógicas interdisciplinares de matemática e música, ministradas a licenciandos e professores dessas áreas. As atividades desenvolvidas nessas oficinas foram exercícios teóricos e práticos, confecção de instrumentos e materiais didáticos, leitura e interpretação, discussões, contendo uma compreensão básica da música e da matemática, para que fosse possível entender suas inter-relações. Para a captação de dados utilizamos gravação em videoteipe, questionários, observações do pesquisador e de dois participantes das oficinas. As análises dos dados mostraram que a proposta apresentada pode favorecer a produção de afetividade e pode ser uma alternativa no ensino/aprendizagem de proporções, razões, notas musicais, intervalos musicais e escalas. Percebemos também que as atividades podem ser desenvolvidas em uma sala de aula, mas que requer um preparo mais abrangente do professor, por se tratar de atividades interdisciplinares que exigem conhecimento de conteúdos das áreas da matemática e da música.

Palavras Chave: Música. Matemática. Aprendizagem. Ensino. História da Matemática e da Música.

Downloads 21357  21357  Tamanho do arquivo 1.44 MB  Plataforma  Universidade Federal do Espírito Santo - UFES   Site http://www.ppge.ufes.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Me adiciona.com - Ensino de Arte+Tecnologias Contemporâneas+Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOYOLA, Geraldo Freire

Esta dissertação procura investigar possibilidades do uso do computador e de especificidades da web como meios para exploração, pelos professores, das atividades no ensino de Arte. O computador com conexão à internet foi se transformando progressivamente em um equipamento unificador de várias mídias, diminuindo as fronteiras entre os suportes. A facilidade e a rapidez no acesso a informações e imagens também propiciam uma dinâmica diferente na relação com o conhecimento e, com o surgimento da banda larga, os serviços de ações e idéias interativas se popularizaram e o ambiente online ficou mais dinâmico. O usuário deixou de ser um elemento somente passivo, passando também a produzir, gerenciar e interagir com conteúdos na rede, promovendo mudanças culturais e conceituais no uso da web. Os professores de Arte devem ficar atentos a essas novas tecnologias e apresentá-las aos alunos, uma vez que a interatividade implica em experimentações que agregam potencialidades para a construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Tecnologias contemporâneas. Escola pública.

Downloads 2624  2624  Tamanho do arquivo 2.90 MB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://opus.grude.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso

A pesquisa relatada visa responder à questão: a arte pictórica é acessível ao cego? Assim, a presente dissertação trata da fidelidade do entendimento tátil do cego e das imagens criadas em seu imaginário através da leitura tátil e reprodução por meio de suporte adaptado. Relata e discorre a respeito de como essas imagens são criadas por meio da multissensorialidade e a possibilidade da produção artística.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Arte para cegos. Didática Multissensorial. Pedagogia Especial.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 2.01 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDINO, Jussara Rodrigues

O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação – sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte de investigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das características principais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.

Palavra-chave: Interação Música-Teatro.

Downloads 1208  1208  Tamanho do arquivo 653.95 KB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG   Site http://dspace.lcc.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música, Circo e Educação: um estudo sobre aprendizagem musical na Companhia de Circo Picolino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CARDOSO, Juracy do Amor Filho

Esta pesquisa descreve como acontecem os processos de ensino e aprendizagem da linguagem musical nos processos de criação vividos por músicos e jovens artistas circenses da Companhia de Circo Picolino. Nesse circo os processos de criação artística são entendidos como processos de ensino-aprendizagem que permeiam as interações entre as linguagens que caracterizam a arte circense. Tanto os jovens artistas, como os músicos, vivenciam processos de aprendizagem ao longo dos processos de criação que compartilham. A escolha metodológica incide sobre a fenomenologia, pesquisa de campo participante e abordagem Multirreferencial, permeada por conceitos da educação Transdisciplinar. A dissertação tem como objetivos investigar os processos de ensino-aprendizagem da linguagem musical no contexto dos processos de criação da Cia. Picolino; contextualizar e aprofundar conhecimentos sobre as concepções de arte, educação, música e circo que norteiam os processos formativos e criativos da Cia. Picolino; aprofundar conhecimentos sobre as relações de interação entre a linguagem musical e as demais linguagens artísticas que compõem a arte circense; analisar o processo de migração de informações entre as linguagens artísticas que compõem o processo colaborativo de criação dos espetáculos da Cia. Picolino; investigar os modos de construção de conhecimentos musicais dos músicos e jovens artistas circenses, com ênfase em suas formas de apropriação de parâmetros musicais. A pesquisa aborda sobre processos de conhecimento, descoberta e autonomia. São atores sociais que aprendem a ser, aprendem a viver junto, aprendem a pensar, a ver, conhecer, e produzir coletivamente. O ensino e aprendizagem da linguagem musical, ocorre com o desenvolvimento das capacidades, ou competências cognitivas, sociais e emocionais de modo interativo, não fragmentado. A música no Circo Picolino é produzida para um espetáculo, compreendida coletivamente, de forma contextualizada com as linguagens diversas que o circo comporta, numa ação dialógica em que todos aprendem. Os artistas, através de seus movimentos, ensinam aos músicos, em como atuar com a música no circo, e os músicos nessa atuação, colaboram para a realização da cena e para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem musical pelos artistas.

Palavras-chave: Música. Circo. Educação. Linguagem. Performance. Inteligências múltiplas.

Downloads 2097  2097  Tamanho do arquivo 5.24 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia - UFBA  Site http://www.bibliotecadigital.ufba.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Notícia virtual: um olhar sobre a linguagem imagética  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZUTIM, Sueli

O presente estudo decorre do interesse em aprofundar conhecimentos referentes à utilização da linguagem imagética nos noticiários da internet, que se constitui, na atualidade, no meio de comunicação mais rápido e dinâmico. Apresenta uma reflexão acerca de notícias virtuais que abordam o tema natureza nos sites da WWF-Brasil e da Greenpeace-Brasil. A pesquisa objetivou detectar se as notícias veiculadas são coerentes com o enunciado das respectivas missões dos sites. Selecionaram-se duas notícias vinculadas ao tema em cada site; estas foram analisadas quanto à relação de coerência ou não com os objetivos estabelecidos pelas próprias organizações. O estudo, desenvolvido em quatro capítulos, utiliza a linguagem metafórica para estabelecer uma relação entre o bordado do ponto cruz e a história; traça um percurso por diferentes épocas, temas e fotógrafos; reflete sobre o uso da linguagem imagética presente nos textos de notícias virtuais; e a liberdade de criar novas imagens, resgatar memórias e despertar sentidos, com base na leitura das fotografias inseridas nas reportagens analisadas. A observação, usada como método para interpretar e descrever, revela que as notícias publicadas pelas duas ONGs se apropriam da linguagem escrita e da linguagem fotográfica, empregando suas potencialidades para despertar sentidos e apresentar e/ou representar realidades como recursos de persuasão dirigidos aos visitantes dos sites.

Palavras-chaves: Fotografia. Linguagens imagéticas. Experiência. Leitura. Notícias virtuais. Apresentação-representação.

Downloads 18894  18894  Tamanho do arquivo 2.58 MB  Plataforma Universidade do Estado de São Paulo - UNESP  Site http://athena.biblioteca.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O desenho moderno de Saul Steinberg Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Daniel Oliveira

A pesquisa é voltada para o estudo da obra de Saul Steinberg, com enfoque nas contribuições de sua produção para o desenvolvimento do cartum moderno e das artes gráficas. Para tanto, busca sistematizar a vida e obra de Steinberg (1914-1999), com ênfase nas transformações ocorridas em seu trabalho no decorrer de sua carreira, relacionando-as ao conjunto de sua produção, ao contexto histórico e à produção das artes gráficas - cartum, ilustração, desenho gráfico. O trabalho busca desenvolver uma análise do desenho do artista, partindo da hipótese de seu caráter moderno - baseado em síntese e simplicidade. É intenção desta pesquisa, também, contribuir com o mapeamento de parte da história das artes gráficas do Brasil e do mundo, neste caso privilegiando a produção gráfica moderna do século XX.

Palavras-chave: Ambigüidade. Artes gráficas. Cartum. Depuração. Desenho gráfico. Desenho moderno. Design gráfico. Histórias em quadrinhos. Ilusão. Ilustração. Modernismo. Paródia. Saul Steinberg. Simplicidade. The New Yorker.

Downloads 473  473  Tamanho do arquivo 23.27 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 »