Educadores



Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação para diretor escolar da Educação Básica: o Programa Nacional Escola de Gestores no Estado d Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Marilza Aparecida Pereira

O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores/as e diretores/as - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, por meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto,utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter tido como causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR.

Palavras-Chave: Política de Formação Continuada. Políticas Educacionais. Diretor Escolar. Programa Nacional de Formação Escola de Gestores.

Downloads 1435  1435  Tamanho do arquivo 925.78 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.