Educadores



Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Projetos Transdisciplinares: uma Possibilidade de Educação Centífico-Tecnológica e Sócio-Histórica  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

A presente dissertação tem como objetivo entender, por meio do materialismo histórico dialético, um processo transdisciplinar concreto, exercitado em uma escola de Curitiba, por uma comunidade escolar, professores, estudantes, funcionários, pais de alunos, durante o ano letivo de 2001. Entender significa buscar nesta experiência transdisciplinar, através de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processe pedagógico. E verificar, dentro de uma realidade construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implementação de projetos inovadores nas escolas em face das suas condições materiais (abstração – reflexões). Mesmo tendo consciência da dificuldade de se alcançar uma efetivação da prática transdisciplinar no seio das escolas, ela precisa ser permanentemente buscada, para se chegar à autêntica razão de ser da instituição escolar: “ preparar cidadãos e cidadãs para compreender, julgar e intervir em sua comunidade, de forma responsável, justa, solidária e democrática (Morin, 2003), pois não faz sentido pensar a realidade sem perceber que se é parte do funcionamento da sociedade, determinandoa e sendo determinados por ela. Porquanto a consciência somente se forma na ação transformadora, coletiva, consciente e organizada. A investigação realizase com uma rápida análise da Reformas Educativas e através do método materialista histórico dialético fez-se um apanhado histórico de diversas contribuições teóricas a respeito da disciplinaridade e da não disciplinaridade: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, com a finalidade de ampliar a compreensão do problema central: a contribuição de projetos transdisciplinares para o trabalho pedagógico. Voltou-se o olhar, também, sobre os trabalhos com projetos escolares. Apresenta-se o histórico da realização do proejto transdisciplinar no espaço da pesquisa e a análise dos dados descrição do desenvolvimento do projeto em 2001. E, por fim, a conclusão do trabalho que traz uma reflexão sobre a organização do trabalho escolar e suas possibilidades.

Palavras-chave: Disciplinaridade. Multidisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 23488  23488  Tamanho do arquivo 945.28 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.