Educadores



Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Implicações da Formação Docente do professor-autor para sua participação no Portal Educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
SCHREIBER, Monica Bernardes De Castro

Trata­-se de pesquisa qualitativa e exploratória, apoiada pela metodologia de História de Vida. O objeto da pesquisa foi identificar aspectos da formação docente que intercederam pela participação de um grupo de professores em um portal educacional — o Portal Dia­ a­ dia Educação — mantido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR), por meio de uma de suas entidades — o Centro de Tecnologia do Paraná (Cetepar). Com a pesquisa desejou­-se descobrir principalmente que características e aspectos relevantes da formação docente favorecem a participação de professores­/autores em um dos ambientes disponibilizados pelo Portal — o Ambiente Pedagógico Colaborativo. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico no qual foram explorados, entre outros aspectos, a identidade e a formação do professor — sustentando-­se sobretudo nos autores Nóvoa (1997, 2002) Tardif (1991, 2002) e Shön (1997,2002) — bem como os ambientes virtuais de aprendizagem — apoiando-­se, entre outros, em Sthal (2006) e Campos (2005). Também foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários e entrevistas junto a 13 professores que apresentaram contribuições efetivas ao Portal entre os anos de 2003 e 2005, levantando-­se uma síntese de suas biografias para ampliar a compreensão sobre suas características, o seu processo formativo e a sua participação. De um modo geral, os resultados obtidos revelam que os antecedentes dos professores — as experiências que permearam sua vida pessoal e profissional antes e depois de se tornarem docentes — foi de importância significativa para que se tornassem profissionais mais dinâmicos e participativos. Com isso, entre outros aspectos, foi possível desenhar o perfil formativo do educador que decide participar de iniciativas como a do Portal Dia­-a-­Dia Educação.

Palavras-chave: Informática na Educação. Portais Educacionais. Portal Dia­ a Dia Educação. Ambiente Pedagógico Colaborativo. Formação Docente.

Downloads 2816  2816  Tamanho do arquivo 3.05 MB  Plataforma Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.