Educadores


Ínicio : Pedagogia : Artigos : 

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Relação de Pertença entre Ética e Educação: o significado contemporâneo da ética Aristotélica das Vi Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVEIRAL, D.

Este artigo tem como finalidade essencial interpretar a relação de pertença entre a ética e a educação hodienarmente. Após uma pequena reconstrução dos paradigmas éticos e suas respectivas concepções educativas, iremos investigar as características fundamentais da ética aristotélica das virtudes e ressaltar de que maneira este modelo de pensamento pode nos servir de referência atualmente. A análise ressaltará o significado contemporâneo da ética das virtudes, seu modelo de fundamentação particularista-universalista e seus conceitos de cidadania e educação cívica. Conclui-se com algumas considerações a respeito da validade do pensamento aristotélico para a educação, a partir da identificação de uma relação de pertença inalienável entre o processo educativo e o referencial ético.

Palavras-chave: Ética das virtudes. Universalismo-particularismo. Phrónêsis (razão prática). Cidadania. Educação cívica (pública). Aristóteles

Downloads 473  473  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.