Educadores



Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Dimensões da Intercultura no Processo de Formação Política do Conselho de Pastores Evangélicos de Lo Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
SILVA, Xavier Carlos Alberto

Resumo: Propõe pesquisar no segmento evangélico de Londrina, as dimensões da intercultura presentes no processo de formação política do Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina - CPEL. Considerando que o segmento evangélico está caracterizado pela presença de diferentes denominações, e que o CPEL é formado por pastores representantes destas diferentes denominações; a problemática que se coloca é: como se dá o encontro entre estes diferentes no âmbito da formação política? Que relevância tem a intercultura neste processo? Como se dá em torno do Conselho de Pastores, a relação entre membros de diferentes classes sociais, etnias e denominações? Qual o conceito e perspectiva de ecumenismo para os pastores do Conselho? Diante das contradições sócio-econômicas da sociedade londrinense, quais as perspectivas de transformação que a intercultura pode oferecer? Delimitamos como objetivo da pesquisa conhecer as dimensões da intercultura presente no processo de formação política dos pastores evangélicos de Londrina. Tomando como paradigma de investigação a Etnografia, e como sujeitos os membros do CPEL. Em decorrência da complexidade da temática, a pesquisa bibliográfica buscou o aporte teórico da Antropologia, da Sociologia, Teologia e dos Estudos Culturais para conhecer as ambivalências, contradições e desafios encontrados no CPEL. A pesquisa de campo se efetivou por meio de observação direta das reuniões e eventos que envolvem a participação do CPEL, considerando que a observação participante é facilitadora na tarefa de perceber a complexidade das interações sociais. Na sequência foram aplicados questionários para diagnóstico e identificação de questões mais específicas referentes ao sujeitos da pesquisa. Também foram feitas entrevistas para detectar o pensamento dos pastores a respeito da participação do CPEL nas demanda política da cidade. Considerando o crescimento do segmento evangélico na sociedade brasileira, e seu importante papel no campo político, conhecer o sentido, os embates e ambivalências que se dão no encontro entre suas diferentes culturas, é relevante para a construção de alternativas para um fazer político ético e transformador

Palavras-chaves: Intercultura. Formação política. Religião. Alteridade. Identidade. Ecumenismo. Ética. Instituição Igreja.

Downloads 4662  4662  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.