Educadores



Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O ensino de Matemática em Sinop nos anos de 1973 a 1979: uma História Oral temática Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
LANDO, Janice Cassia

A presente pesquisa teve por objetivo contribuir para a construção do registro da história do município de Sinop, em especial com a história da educação, no que se refere ao ensino da Matemática no período de 1973 a 1979. Gostaríamos de entender, ao menos em linhas gerais, o caminho percorrido pelo ensino de Matemática em Sinop, no período pesquisado. Foram entrevistadas sete pessoas, entre as quais, três professores, dois pais e dois alunos, envolvidos nas atividades relativas à educação no período estabelecido. Utilizamo-nos de entrevistas abertas, com o uso de um roteiro, que foram gravadas em fita k-7, transcritas e textualizadas, conforme indicam os parâmetros metodológicos da História Oral. Os principais autores utilizados em nosso referencial teórico foram: José Carlos Sebe Bom Meihy e Paul Thompsom, nos quais nos orientamos na condução de nossa pesquisa. Foi possível constatar através dos depoimentos, o quanto foram problemáticos os primeiros anos do ensino de Matemática em Sinop, onde havia uma carência de professores formados, de salas de aula, de materiais didáticos, inclusive um livro didático, com o qual, o professor poderia preparar suas aulas; por outro lado, havia uma demanda enorme de alunos que chegavam de outras regiões do país diariamente, junta-se a isso as dificuldades inerentes à vida em uma cidade no início de sua colonização na região norte do estado de Mato Grosso.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. História de Sinop. História oral. História da Educação Matemática.

Downloads 1184  1184  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.