Este estudo teve como objetivo investigar os motivos que fazem com que mulheres matriculem-se em academia de ginástica para a prática de exercícios físicos e investigar também os motivos que fazem com que não adiram aos treinamentos. Foram pesquisadas 47 mulheres com faixa etária entre 20 e 61 anos de idades. A coleta de dados foi feita através de questionário com 20 perguntas fechadas e uma aberta, totalizando 21 questões. A análise foi descritiva e fenomenológica. Os resultados nos dão informações importantes que esperamos que possam ser úteis para professores de educação física, proprietários de academias, para alunas de academia e também para mulheres que sintam necessidade de treinar em academia de ginástica. Para os profissionais da área da saúde, esporte e lazer, esse trabalho analisa as propagandas como ferramenta de marketing de academia de ginástica. Essa pesquisa mostra o que as mulheres esperam dos treinos em academias e o que as academias oferecem. Os tipos de treino e o tempo das seções e a respectiva frequência são aspectos importantes abordados nesse trabalho. Sugere-se um trabalho investigativo de maior amplitude em todas as regiões do país e que os fatores determinantes para a prática e abandono aos exercícios físicos por mulheres de todas as classes sociais sejam considerados para um planejamento de treino baseado nas necessidades individuais das alunas de academia de ginástica.