Educadores


Ínicio : Sociologia : Teses : 

Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!O modo de vida “Just-in-time” do novo perfil metalurgico jovem-adulto flexivel do ABC: antigos dil Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Renan

Em nossa pesquisa foi possível constatar que a indústria montadora situada na região do ABC paulista, aqui analisada, a partir de 1992 promoveu intenso processo de mudanças na sua estrutura produtiva, resultando na emergência de um segmento operário jovem-adulto flexível de novo perfil histórico-social e profissional. Trata-se de uma nova parcela de “colaboradores” situados entre 15 e 35 anos de idade, cujo modo de vida “just-in-time” próprio desse segmento metalúrgico - os filhos da reestruturação produtiva -, relaciona-se às estratégias de captura da subjetividade operária por meio de novas formas de gestão/coerção de pessoal, e que, espraiando-se para além do universo fabril, revela a nova forma de ser do novo metabolismo produtivo-social do capital na época do trabalho flexível.

Palavras-chave: Indústria automobilística. Metalúrgicos do ABC. Jovem-adulto flexível. Trabalho Flexível. Sociabilidade. Capitalismo.

Downloads 1897  1897  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.