Categoria: Educação Fisica Teses |
A educação a distância e o papel do tutor: contribuições da ergonomia |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
TORRES, Camila Costa
A história da humanidade é marcada por constantes transformações que alteram os modos de sobrevivência, de produção, de relacionamentos. As novas tecnologias respondem por transformações significativas nas sociedades humanas, merecendo destaque o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Os impactos das NTICs estão presentes em praticamente todas as esferas da vida humana, e este estudo dedica-se a compreender a repercussão do uso das NTICs no âmbito da educação, mais precisamente da Educação a Distância – EaD, enfocando o papel do professor-tutor. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a natureza do trabalho de tutoria, buscando compreender e delinear a atividade desenvolvida pelos tutores na EaD. Com base nas propostas teóricas e metodológicas da Ergonomia, o estudo apoiou-se na Análise Cognitiva da Tarefa – ACT, inspirada nos princípios da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ACT tem como ponto central o estudo da interação entre os indivíduos, o sistema de trabalho e o ambiente do sistema de trabalho, por meio das suas atividades.
Palavras-chave: Educação a Distância. Ergonomia. Ergonomia cognitiva.
|
22209 0 bytes Universidade de Brasília http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.