Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Análise do Discurso e da Epistemologia de Fleck para a Compreensão da Divulgação Ci Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta

Neste artigo, a divulgação científica é entendida como produção de um círculo esotérico constituído por cientistas e jornalistas. Nele busco caracterizar as condições de produção deste tipo de texto tendo para tanto apoio em categorias da Análise do Discurso e da epistemologia de Fleck. A divulgação científica é compreendida em termos de circulação intercoletiva de ideias, ou seja, pelo fluxo de informações que ocorre entre o círculo esotérico e o círculo exotérico de não especialistas. Discuto, ainda, as implicações das mediações realizadas durante a produção dos textos de divulgação e sua inserção na sala de aula. Finalmente, comento a possibilidade de que estas mediações venham a se constituir em obstáculos na aprendizagem formal de conceitos científicos, sendo ressaltadas as relações entre os contextos de produção e significação dos textos de divulgação científica no processo de leitura.

Palavras-chave: Divulgação científica. Análise do discurso.Fleck. Ensino de Ciências.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 07 - Número 2 – dezembro de 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.