Educadores


Ínicio : Matemática : Artigos : 

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensi Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
MAGINA, Sandra M. P., SANTANA, Eurivalda R. dos S., CAZOLA, Irene M. e CAMPOS, Tânia M. M.

Este artigo analisa as estratégias de 1021 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 26 escolas públicas do Sul da Bahia, na resolução de problemas das estruturas aditivas. A Teoria dos Campos Conceituais foi utilizada como referencial teórico. Os estudantes responderam, coletivamente, um teste contendo 12 problemas de adição e subtração, doravante chamados como problemas de estruturas aditivas. Os resultados apontam uma queda significativa no percentual de acerto em problemas que envolviam extensões mais complexas dessa estrutura; também naqueles que apresentavam incongruência semântica entre as palavras-chave e a operação a ser realizada. Observou-se um crescente sucesso na resolução dos problemas considerados protótipos, segundo o nível de instrução. Já nos problemas mais complexos não observou-se ganhos significativos com a instrução. Considerando a intrínseca relação entre o saber do professor e de seus alunos, o estudo enfatiza a necessidade de se repensar a formação matemática, inicial e continuada, do professor das séries inicias e o papel da pesquisa em sua formação.

Palavras-chave: Educação matemática, Resolução de problemas.

Downloads 3605  3605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Zetetiké–Cempem–FE–Unicamp–v.18 n.34– jul/dez 2010  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.