Educadores


Ínicio : Matemática : Artigos : 

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de m Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
LAMONATO, Maiza e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion

A resolução de problemas é tema central quando o assunto é ensinar Matemática nos diversos níveis de escolaridade. Por sua vez, a exploração-investigação matemática, no contexto brasileiro, tem despertado crescente interesse em pesquisadores e professores que ensinam Matemática. Contudo, tanto uma como outra são apresentadas sob diversos entendimentos e possibilidades, permitindo novas discussões e reflexões. Este artigo analisa aproximações e distanciamentos entre resolução de problemas e exploração-investigação matemática, apontando contribuições de ambas para a Matemática escolar. Tomando como objeto de discussão a literatura de educação matemática, tais aproximações ou distanciamentos são delineados à medida que são discutidos os diversos entendimentos para as duas abordagens. As contribuições para o ensino de Matemática dependem das possibilidades geradas na sala de aula, e tanto a resolução de problemas quanto a exploração-investigação matemática podem ser promissoras para a construção de conhecimentos, mas não para sua apropriação como algo pronto e acabado.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Exploração-investigação matemática. Ensino de matemática.

Downloads 3213  3213  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma zetetiké – FE/Unicamp – v. 19, n. 36–jul/dez 2011  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.