Educadores


Ínicio : Matemática : Artigos : 

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O que constitui realidade em uma atividade de Modelagem Matemática? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Publicado em: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT

VELEDA, Gabriele Granada e ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de

De maneira geral, as atividades de Modelagem Matemática partem de um problema da situação real. Com a compreensão do que é realidade e de como Negrelli (2008) a caracterizou em atividades de Modelagem Matemática, apresentamos uma atividade de Modelagem com a finalidade de identificar a situação real, realidade inicial, realidade intermediária e modelo. Identificados estes elementos, analisamos a proximidade da situação real a vivência do aluno, o acesso à realidade inicial, as limitações do modelo para resolver o problema da realidade inicial e as ações que os alunos podem realizar nesta realidade baseados nos resultados obtidos. Na análise podemos perceber a importância que os recortes da realidade inicial têm para o desenvolvimento do conteúdo matemática que se pretende explorar e que a realidade inicial já apresenta algumas simplificações.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Modelagem Matemática. Realidade.

Downloads 3539  3539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.