Educadores


Ínicio : Matemática : Artigos : 

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Contribuição crítica à discussão acerca da participação da história e da epistemologia da matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 71-107, jan./jun. 2004

MIGUEL, Antonio

O propósito deste artigo é discutir e problematizar algumas formas de participação da epistemologia e da história da matemática na atividade de investigação contemporânea em educação matemática, centradas em duas perspectivas teóricas bastante difundidas: a perspectiva estrutural-construtivista operatória, desenvolvida por Jean Piaget e Rolando García, e a perspectiva evolutiva descontínua, desenvolvida por Gaston Bachelard. Para isso, examina-se criticamente a noção piagetiana de “mecanismos de passagem” e a noção bachelardiana de “obstáculos epistemológicos”, presentes nos trabalhos de vários pesquisadores em educação matemática da atualidade, os quais enfatizam a importância do que costumam chamar de análise epistemológica da história da matemática para a investigação em educação matemática.

Palavras-chave: Educação matemática. Epistemologia e pesquisa em educação matemática. História e pesquisa em educação matemática. Obstáculos epistemológicos. Mecanismos de passagem.

Downloads 842  842  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Horizontes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.