BALESTRI , Rodrigo Dias e CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade
Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na óptica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com História da Matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da Matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da Matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.
Palavras-chave: História da Matemática. Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática.