Categoria: Matemática Artigos |
Elementos para formação de Professores de Matemática: o deslocamento no ambiente computacional Cabri |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
FARIAS, Luiz Márcio Santos
Apresentaremos, através deste artigo, uma análise do processo de gênese instrumental do deslocamento no software CabriGéomètre II Plus, um estudo desenvolvido em duas classes de dois colégios diferentes através de oito sessões. Interessando-se à Geometria Dinâmica do ambiente computacional CabriGéomètre II Plus, verificamos que a utilização do deslocamento como um instrumento pode promover mudanças significativas no ensino e aprendizagem da geometria. Nesse contexto, buscaremos as possíveis contribuições ou mudanças que o deslocamento pode trazer quando utilizado como um instrumento no processo de ensino e de aprendizagem da geometria plana, em particular na construção de situações de aprendizagem utilizando o deslocamento do ambiente computacional cabrigéomètre em torno de propriedades primitivas de objetos geométricos clássicos (quadriláteros, triângulos, círculos, etc.) e as relações entre elas. O trabalho relativo à esse artigo foi desenvolvido em colaboração com as escolas do ensinos de base da educação francesa, particularmente na transição entre [écoleprimaire] e [collège], o que corresponde respectivamente ao ensino de [1ª à 4ª] e [5ª à 8ª] no Brasil.
Palavras-chave: Situação didática. Ensino e aprendizagem de geometria. CabriGéomètre.
|
7049 0 bytes Uesc http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.