Educadores


Ínicio : Matemática : Artigos : 

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A intensidade dos algorítmos nas sérires iniciais: uma imposição socio-histórico-estrutural Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
MENDONÇA, Maria do Carmo Domite.

Como nós professores podemos reconhecer/valorizar ou não o quadro que aí está em educação matemática? Como nós professores-­pesquisadores podemos compreender a ansiedade existente em treinar os algoritmos convencionais quando o assunto é o cálculo das operações aritméticas básicas? Um caminho para a mudança seria focalizar/discutir o que, naturalmente, tem bloqueado atitudes de maior autonomia frente a esse fato matemático, imoblizando para qualquer inovação. Então, usando argumentos que serão descritos neste artigo, eu ressaltei o modelo dos "fatores de pressão", direta ou indiretamente, ligados aos procedimentos frente aos algoritmos ­ o estrutural, o histórico e o social ­ que limitam e seguram os professores a refletir, discutir e pesquisar o potencial em educação matemática do desenvolvimento de outras formas para realizar o cálculo das operações aritméticas básicas.

Palavras-­chave: Cáculo Escrito Convencional. Cálculo mental. Algoritmo. Pressão Interna/Externa. Significado. Influência. Mudança. Autonomia.

Downloads 1665  1665  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.