Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Gênero narrativo: uma dialogia entre a leitura e a escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CREPALDI, Nilza Pereira

Apresenta as concepções de Vygotsky e Bakhtin sobre o desenvolvimento da linguagem, situando o gênero discursivo narrativo (Contos de Fadas) como uma possibilidade do aluno internalizar abstrações e experiências, alargando os níveis mentais superiores, ajudando-o a reelaborar e reorganizar seus pensamentos e transformando-o psicologicamente. Essa abordagem reflete a importância do locutor e do interlocutor para a produção de um enunciado o qual é determinado pelo tema, composição e estilo, numa dada situação social. Mostra o ensino da leitura e da escrita como um processo externo, mediado pelo professor, provocando reflexões que possibilitam transformações internas e ações responsivas, levando o leitor-escritor a reelaborar sua fala interior, melhorando -a para um novo interlocutor, o que só se efetiva pela dialogia e pela interação social.

Palavras-chave: Discurso literário. Ensino. Sociointeracionismo. Leitura. Escrita.

Downloads 8328  8328  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PDE  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.