Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Gênero narrativo: uma dialogia entre a leitura e a escrita |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CREPALDI, Nilza Pereira
Apresenta as concepções de Vygotsky e Bakhtin sobre o desenvolvimento da linguagem, situando o gênero discursivo narrativo (Contos de Fadas) como uma possibilidade do aluno internalizar abstrações e experiências, alargando os níveis mentais superiores, ajudando-o a reelaborar e reorganizar seus pensamentos e transformando-o psicologicamente. Essa abordagem reflete a importância do locutor e do interlocutor para a produção de um enunciado o qual é determinado pelo tema, composição e estilo, numa dada situação social. Mostra o ensino da leitura e da escrita como um processo externo, mediado pelo professor, provocando reflexões que possibilitam transformações internas e ações responsivas, levando o leitor-escritor a reelaborar sua fala interior, melhorando -a para um novo interlocutor, o que só se efetiva pela dialogia e pela interação social.
Palavras-chave: Discurso literário. Ensino. Sociointeracionismo. Leitura. Escrita.
|
8295 0 bytes PDE http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.