Educadores


Ínicio : Inglês : Artigos : 

Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!“1984” de George Orwell e sua adaptação cinematográfica – demonstrações artísticas em meio a período Popular Versão: 
Atualização:  2/12/2011
Descrição:
FLECK, Gilmei Francisco; WÜRMLI, Robert Thomas Georg

O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparada entre a obra distópica Nineteen Eighty-Four (2005), escrita pelo autor britânico George Orwell, e sua releitura cinematográfica homônima, produzida no ano de 1984. Demonstra-se como os medos bélicos que permeavam as duas obras – no caso da obra literária, o terror pós 2ª Guerra Mundial, e, no caso da obra cinematográfica, o ainda latente perigo da Guerra Fria – auxiliaram no processo de criação e na aceitação de tais obras. Além disso, discute-se como o filme trabalha, de maneira diferente da obra literária, com a figuração do sonho/devaneio como escape da realidade e os efeitos produzidos com tal modificação, tanto para a obra cinematográfica quanto para o público espectador.

Palavras-chave: Nineteen Eighty-Four. George Orwell. Cinema. Literatura comparada. Representações artísticas.

Downloads 2844  2844  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Uniletras - Universidade Estadual de Porto  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.