Categoria: Física Artigos |
Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
CARUSO, F.
Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.
Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.
|
1045 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.