Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARUSO, F.

Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.

Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.

Downloads 1045  1045  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.