Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a ideia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a ideia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a linguística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para dar-lhe sustentação.

Palavras-chave: Resolução de problemas e ensino de Física. Tomada de consciência. Campo conceitual. Processos comunicacionais.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(2), 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.