Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de uma situação de resolução de problemas de Física, em situação de interlocução entre um es Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena

Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo cujo objeto é a resolução de problemas (RP) em Física, tratada do ponto de vista da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e com vistas ao seu papel no ensino de Física. Neste trabalho, nos centramos, na proposta de um procedimento de estudo para a RP que privilegiasse as trocas verbais entre um especialista e um novato em situação de interação social, de modo que se evidenciassem as regulações cognitivas em relação a um campo conceitual particular. Foram investigados dois casos: dois alunos de um curso pré-vestibular. Cada um desses alunos foi submetido a cinco sessões individuais de resolução de problema. que se desenvolveram em torno de conceitos de Eletricidade. Os resultados das análises das sessões de interação frente à RP indicaram que: um dos sujeitos possuía mais esquemas de ação para dar sentido às situações dentro de campos conceituais da Eletricidade do que o outro; o papel do especialista na interação com o sujeito é muito importante na condução de tal interação; o domínio do especialista em relação aos campos conceituais abordados é imprescindível na situação de interlocução estabelecida nas sessões de interação; a teoria dos campos conceituais mostrou-se adequada para referenciar pesquisas sobre resolução de problemas em Física.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Situação de nterlocução. Campos conceituais. Conceitos-em-ato. Teoremas-em-ato.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.