Categoria: Física Artigos |
Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula  |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; GASPAR, Alberto
A busca por uma compreensão mais ampla sobre os processos interativos em sala de aula tem motivado algumas pesquisas no sentido de se entender as múltiplas e complexas variáveis que se estabelecem entre os participantes do contexto educacional de sala de aula, não apenas aquelas relacionadas à dimensão cognitiva, mas também aquelas que dizem respeito aos aspectos subjetivos e emocionais, facilitando ou criando obstáculos ao processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido procuramos, a partir das indicações da teoria de Vigotski, estudar as interações sociais bem como as emoções desencadeadas nesse processo, estabelecidas por uma professora e seus alunos no contexto de aulas de Física do ensino médio, envolvendo o conceito de equilíbrio de ponto material e de corpo extenso. Os resultados mostram a necessidade de o professor estar consciente dos aspectos emocionais desencadeados na interação social com e entre seus alunos, visando sustentá-la no sentido de otimizar os recursos didáticos utilizados em sua aula.
Palavras-chave: Ensino de Física. Emoção. Interação.
|
1334 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007 http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.