Educadores



Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entr Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BOVO, Audria Alessandra

Este trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do Estado de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas ProInfo (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEE/SP). A análise foi feita tanto em termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de implementação, considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTEs) – órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e pedagógico às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das observações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os professores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com multiplicadores – professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. As tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à luz da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões para a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.

Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática, Informática Educativa, Políticas Públicas Educacionais, ProInfo, A escola de cara nova na era da informática.

Downloads 669  669  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp / Rio Claro  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.