Educadores


Ínicio : Espanhol : Artigos : 

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Casos de gramaticalização na variante mexicana do espanhol: perda de designação referencial Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
LIMA, Viviane Conceição Antunes

Este trabalho exibe um estudo sobre o comportamento do átono “le” na variante mexicana. Orientando-nos pelo viés funcionalista e valendo-nos de realizações provenientes do corpus El Habla de Monterrey (ALFANO, 2000) e da página da Organização Editorial Mexicana (2009), ambicionamos: i) apresentar o desenvolvimento do átono “le”, sob a luz dos estudos de gramaticalização; ii) sublinhar especificidades de seu uso em contextos de perda de designação referencial; iii) evidenciar a relevância do conceito de subjetivização neste processo. Em nossa concepção, o referido item gramatical foi reanalisado sintática e semanticamente, estendeu-se a novos contextos de uso e, depois de gramaticalizado, passou a atuar também como partícula intersubjetiva.

Palavras-chave: Funcionalismo. Gramaticalização. Variante mexicana. Casos de despronominalização do átono „le‟.

Downloads 2889  2889  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.