Educadores


Ínicio : Espanhol : Artigos : 

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s) Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BORGES, Elaine Ferreira do Vale

Este artigo objetiva discutir os significados de conceitos recorrentes na subárea Ensino-Aprendizagem de LE/L2, na Linguística Aplicada, tais como metodologia, planejamento e pedagogia de ensino de línguas e suas relações com outros, como abordagem e paradigma. A discussão se insere na divisão que se faz neste campo de estudos entre as “eras” dos métodos, das abordagens e do pós-método e traz considerações, sobre o tema em questão, de renomados expoentes na área (Richards; Rodgers, 1982, 2001; Prabhu, 1987, 1990; Kumaravadivelu, 1994, 2001; Almeida Filho, 1997, 2005). A visão sobre as similaridades conceituais entre os termos paradigma (Kuhn, 1962) e abordagem (Anthony, 1963), desenvolvida em Borges (2009), acrescenta a esta discussão uma dimensão importante no que se refere à distinção entre os termos abordagem e metodologia.

Palavras-chave: Metodologia. Planejamento. Pedagogia de ensino de línguas. Abordagem. Paradigma.

Downloads 3667  3667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-41  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.