Educadores



Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A reinvenção dos Jogos Olímpicos: um projeto de marketing Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PRONI, Marcelo Weishaupt

O objetivo deste artigo é examinar a transformação das Olimpíadas modernas, nas últimas décadas, desde uma ótica econômica. Basicamente, três questões devem ser respondidas: 1) O profissionalismo e a comercialização da competição esportiva corromperam o Olimpismo? 2) Qual a importância do marketing esportivo na metamorfose dos Jogos Olímpicos? 3) Os Jogos Olímpicos podem se tornar apenas um grande negócio? A análise sugere que uma mentalidade comercial foi lentamente se impondo desde 1960 e, após 1980, acabou encobrindo princípios tradicionais do Movimento Olímpico. E procura demonstrar que, na “era da globalização”, foi desenvolvido um projeto de marketing que definiu novas diretrizes de organização e financiamento do evento, preservou a imagem do Olimpismo na opinião pública mundial e “reinventou” os Jogos Olímpicos.

Palavras-chave: Esporte. Olimpismo. Marketing olímpico.

Downloads 1428  1428  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Esporte e Sociedade: ano 3, n9, Jul.2008/Out.2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.