Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Loteamentos residenciais exclusivos de Londrina: outras fronteiras imaginárias e invisíveis Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SILVA, Andresa Lourenço da

Este trabalho teve como objetivo compreender os processos de produção e reprodução de espaços habitacionais segregados, visando ao entendimento das ações e das estratégias dos promotores imobiliários na implementação de seus empreendimentos, promovendo a aceleração da expansão territorial urbana, por meio de loteamentos fechados destinados à demanda solvável da cidade de Londrina, a partir da década de 1990. Através da análise do processo evolutivo da cidade, pretendeu-se compreender os modos de formação e consolidação dos condomínios fechados ao redor das grandes e médias cidades, tendo como área de estudo a cidade de Londrina, apontando os impactos econômicos e sociais causados por estes empreendimentos. No desenvolvimento da investigação, as razões apresentadas para a escolha de moradias fechadas - segurança, apelo ecológico e qualidade de vida - foram consideradas e analisadas. O argumento sobre segurança foi analisado e foram exploradas as considerações quanto às dimensões "status". Numa análise abrangente, a questão do consumo foi discutida incluindo projetos, estilos de vida, novos desejos e vontades. O papel da classe social de maior poder aquisitivo foi entendido como elemento privilegiado nos processos de interpretação, produção e reprodução dos códigos associados às dimensões de "status" e marcas de distinção. A abordagem espacial foi contemplada através de análises de estudos sobre a segregação social e espacial dos condomínios, transformando estes espaços em uma realidade de microespaços seletivos. Para a análise dos condomínios fechados na cidade de Londrina, foram tomados como objetos de estudo o Alphaville Londrina e o Royal Golf Residence, ambos localizados na porção sudoeste da cidade, local preferencial para a implantação desta "nova forma de morar". A escolha destes empreendimentos foi para tentar estabelecer semelhanças e diferenças quanto à origem, formação e evolução, enquanto forma de segregação residencial, social e espacial.

Palavras-chave: Condomínio (Habitação) - Londrina(PR). Desenvolvimento imobiliário - Londrina (PR). Habitação - Segregação. Geografia urbana.

Downloads 710  710  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.