Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação comparativa do processo de ocupação e degradação das terras das microbacias hidrográficas  Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
MACHADO, Walquíria Silva Machado

A dinâmica urbana e rural da região Norte do Paraná se caracterizou por intensas transformações nas últimas décadas, pela energia construtiva dos imigrantes, pelo papel do Estado, pelos tipos de solo, relevo e clima. A rapidez com que se deram essas modificações conduziu ao aumento da produção agrícola num curto prazo, apresentando, no entanto, consequências negativas pela degradação ambiental e pela destruição do modo de vida da população. A predominância de um comportamento de curto prazo entre os agricultores da região que buscavam maximizar os resultados econômicos de imediato, colocou em risco os sistemas de produção em função do manejo inadequado do solo. O processo de modernização agrícola, iniciado na década de 70, gerou transformações consideráveis tanto no sistema de produção agrícola quanto na reorganização espacial das áreas voltadas ao setor primário. Dessa forma, esta pesquisa elegeu como laboratório de estudos, duas microbacias hidrográficas: Ribeirão Três Bocas e Ribeirão dos Apertados. Portanto, o processo de ocupação e degradação das terras na área de estudo, tem raízes em fatores econômicos, sociais e culturais que levaram à superexploração dos recursos naturais, colocando em risco a sustentabilidade agrícola da região. A metodologia esteve baseada na realização de levantamento bibliográfico, análise sistêmica, análise de imagens orbitais, mapeamentos temáticos, bem como trabalhos de campo. Nesse sentido, o processo de modernização agrícola, analisado com o apoio de técnicas de geoprocessamento, com o intuito de verificar os atuais usos e ocupações dos solos de ambas as bacias, apresentou-se como um importante instrumento nos recortes espaciais que as definiram, as quais, apesar de estarem geograficamente próximas e possuírem características relativamente semelhantes evidenciaram marcantes diferenciações quanto ao seu uso e manejo. A avaliação comparativa, juntamente com a metodologia de análise sistêmica das duas microbacias, constituiu um subsídio básico para trabalhos em nível de extensão rural ou projetos que visem à recuperação ambiental das áreas, pois fornece indicativos para a racionalização do uso e manejo dos solos das bacias. Os resultados mostraram as diversas transformações ambientais e sociais, tendo sido destacadas as mudanças nos sistemas de produção, uso e manejo do solo agrícola. Assim sendo, procurou-se, além da avaliação do estado ambiental de cada uma delas, oferecer subsídios para um manejo de solo conservacionista, destacando a importância da manutenção do equilíbrio desses ecossistemas no processo produtivo.

Palavras-chave: Ecossistema. Solos. Manejo. Bacias hidrográficas - Ribeirão Três Bocas - Londrina. Plantio direto. Bacias hidrográficas - Ribeirão dos Apertados - Londrina.

Downloads 1887  1887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.