Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Análise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoração Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
VIEIRA. Inglyde Jeane Silva

Este estudo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, intitulados: “HQs e clássicos literários”, “Adaptações cinematográficas” e “Internetês”, inseridos no ambiente de formação continuada online Hora Atividade Interativa (HAI) no Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). Buscou-se compreender como se constituem essas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, em ambientes online de interação (fóruns do Portal Dia a Dia Educação), ao que resulta em uma comunicação substancialmente mediada pela tecnologia digital. A investigação direcionou a análise para a HAI como o ambiente que mobiliza discussões nos fóruns do Portal, sobretudo para os professores e demais envolvidos na interação online, e como essas interações sociodiscursivas estão imbricadas, com vistas a compreender as relações assimétricas entre os interlocutores.
Como resultados, no contexto dessa formação continuada, a análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.

Palavras-chave: Análise dialógica do discurso. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Fórum de discussão. Portal Educacional.

Downloads 318  318  Tamanho do arquivo 6.63 KB  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.