Categoria: Matemática Artigos |
A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma ati |
Versão: pdf Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
Experiências em Ensino de Ciências – V3(2), pp. 57-68, 2008
VENÂNCIO, Silas e KATO, Lilian Akemi
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais.
|
753 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.