Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Intermediaçăo de măo-de-obra no sistema público de emprego no Paraná : um estudo de caso  Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
Intermediaçăo de măo-de-obra no sistema público de emprego no Paraná : um estudo de caso

Autores: Radzinski, Vilmar
Motim, Benilde Maria Lenzi
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas,
Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia.
Data de publicação: 2007

Resumo: Orientadora: Benilde Maria Lenzi Motim
Inclui apêndice

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cięncias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2007
Inclui bibliografia
Área de concentração: Trabalho e Ruralidades

O presente estudo constitui-se de uma reflexão sobre o serviço público de intermediação de mão-de-obra nas Agências Públicas de Emprego no Paraná como um instrumento de enfrentamento do problema do desemprego crescente. Este programa promove o encontro entre trabalhadores e empregadores, propicia informações e orientações aos trabalhadores que procuram emprego e aos empregadores, na busca de recursos humanos. Os objetivos desta dissertação foram entender de forma específica os motivos do não preenchimento das vagas ofertadas no Sistema Público de Emprego e fornecer alguns subsídios no “combate ao desemprego”. Outra contribuição refere-se a uma análise teórico-crítica sobre as eventuais e profundas mudanças que estão ocorrendo no “novo mundo do trabalho”. A política neoliberal enfraqueceu a intervenção do Estado nas relações Capital-trabalho, afetando o Sistema Público de Emprego. Realizou-se uma investigação sobre a atuação do Estado desde o início da década de 1930 até os dias atuais, resgatando sua importância histórica na organização do mercado de trabalho, atuando para redução do tempo de procura por trabalho. Buscou-se, também, levantar os aspectos positivos e as limitações das Políticas Públicas de Emprego no Brasil. Apesar de fazer uma análise sobre as Políticas Públicas de Emprego (PPE) e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), o objeto de estudo específico refere-se ao Sistema de Intermediação de Mão-de-obra (SIMO), nas Agências SINE-PR, cujos parâmetros de atuação não permitem a superação do desequilíbrio entre os níveis de oferta e demanda da força de trabalho.

Palavras chaves: Estado, Intermediação de mão-de-obra, Políticas Públicas de Emprego, mercado de trabalho, trabalho, produção, classes sociais.

Downloads 1493  1493  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.