Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Elites políticas em tres perspectivas : origem social, carreira pública e valores dos membros dos po Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
Autores: Rodrigues, Lorena da Silva
Perissinotto, Renato M. (Renato Monseff),
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas,
Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia.
Data de publicação: 2006
Resumo: Orientador: Renato Monseff Perissinotto
Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2006

Inclui bibliografia
Área de concentraçao: Cultura e poder

Esta pesquisa está filiada à corrente de estudos que se preocupa com as elites políticas, ou seja, às discussões sociológicas sobre aquelas minorias que têm mais privilégios e influência do que a grande maioria dos indivíduos da sociedade. Especificamente, este trabalho realiza uma análise das elites políticas do município de Ponta Grossa (PR), dos indivíduos que ocuparam posições formais nos setores político-administrativo e legislativo, no período compreendido entre 1993 e 2004. Por meio desta pesquisa estabelece-se uma comparação entre as biografias de prefeitos, vice-prefeitos e secretários de governo das gestões de Paulo Cunha Nascimento (PDC), Jocelito Canto (PSDB) e Péricles de Holleben Mello (PT). Uma análise das biografias dos membros das três legislaturas correspondentes a esses doze anos complementa o trabalho. Os dados levantados para a construção dessas biografias coletivas foram selecionados de modo a se compreender a elite política desse período a partir das três perspectivas de análise: a origem socioeconômica dos membros desses grupos, suas trajetórias públicas e as crenças que orientam suas ações na arena política. Através dessas perspectivas que direcionam toda a discussão do trabalho, foi possível mapear as características de cada legislatura e o sentido da renovação em cada período. No setor político-administrativo, o estudo revela a efetividade das diferenças entre os grupos que estiveram no poder. Finalmente, este trabalho, a partir de uma análise posicional, ao olhar para o resultado do recrutamento político, discute alguns aspectos desse processo e a relevância do treinamento político e das experiências sociais dos indivíduos que compuseram a elite.

Palavras-chave: Elites políticas, origem socioeconômica, socialização, treinamento, valores, renovação, trabalho, produção, poder, política, classes sociais.

Downloads 1204  1204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.