Educadores



Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O Letramento Eletrônico e o uso de Computadores no Ensino de Língua Estrangeira: Contribuições para  Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2012
Descrição:
BUZATO, Marcelo El Khouri

Esta dissertação visa contribuir para a formação de professores com respeito ao uso de computadores no ensino de língua estrangeira. O argumento central do trabalho é que para que o professor possa utilizar o computador como ferramenta de ensino é necessário que ele seja letrado eletronicamente em sua formação. Além disso, para que o professor não familiarizado com computadores possa ser motivado a vencer a ansiedade que desfavorece a aquisição do letramento eletrônico do qual necessita, é preciso que ele tenha clareza sobre as vantagens oferecidas por esse tipo de ferramenta pedagógica.
A perspectiva do letramento se mostra efetiva na reflexão sobre esta problemática porque as novas tecnologias da escrita transformam a maneira como concebemos e nos relacionamos com o textos nos dias de hoje e a formação letrada prévia do professor apoiada na cultura do texto impresso não basta para que ele domine sozinho as novas maneiras de produzir e interpretar sentidos e os novos recursos expressivos característicos do meio cibernético.
O estudo conduzido colaborativamente pelo pesquisador e por uma professora de língua estrangeira caracterizada como semiletrada eletrônica evidenciou que três classes de problemas relacionados a camadas gramaticais que sobrepõem ao letramento alfabético no processo de aquisição de letramento eletrônico podem funcionar como "gatilhos" que favorecem o surgimento da sensação de impotência do usuário frente às demandas da escrita no ambiente cibernético. Investigou-se também a maneira pela qual um usuário mais experiente pode atuar como par mais competente, favorecendo a interação e viabilizando a ação mediada que gera aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de Línguas. Internet. Tecnologias no ensino. Letramento Eletrônico. Estudo exploratório colaborativo.

Downloads 1650  1650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.