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Fazer Download agora!O Pensamento Pedagógico do Padre Paul-Eugène Charboneau para a Educação Brasileira: Produção e Circu Popular Versão: PDF
Atualização:  9/1/2019
Descrição:
JAHNKE, Jefferson Fellipe

Esta dissertação integra a linha de pesquisa História e Políticas da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e se propõe investigar o pensamento pedagógico do Padre Paul-Eugène Charbonneau, no período que esteve no Brasil de 1959 a 1987. O estudo das obras deste religioso direcionadas à formação do ser humano por meio da historiografia, permitiu descobrir outras ferramentas pedagógicas vividas pela educação. O objetivo geral delineado para pesquisa foi analisar o ideário pedagógico do Padre Paul-Eugène Charbonneau na educação, produção e circulação de saberes pedagógicos, bem como, a aceitação de seus ideais escolares. Do ponto de vista teórico, na perspectiva da história cultural, a pesquisa fundamentou-se nos trabalhos de Le Goff (1990), Chartier (1988, 2002), Block (1987), Certeau (1982) e Bourdieu (1992). A exploração das fontes necessitou de apoio e compreensão teórica proveniente de estudos da cultura escolar realizados por Frago (2001). A metodologia do trabalho se orientou pela abordagem qualitativa e documental. Buscamos analisar o pensamento pedagógico de Charbonneau por meio das obras direcionadas à educação, à família, à sexualidade e a proposta política: opção cristã para o desenvolvimento dos povos, de acordo com análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). No que diz respeito à pesquisa documental, foram analisados autores convergentes que contribuíram para responder questionamentos da historiografia humanista cristã da educação de jovens, adultos e casais, como:os estudos de Aresi (1980), Asselin (2016), Azzi (1999), Knight (2001), Martins (1997), Stephanou (2004), Concílio Vaticano II (1991) e Maritain (1999). Na análise das obras de Charbonneau, na categoria família constatou-se que o papel dos pais para a educação contribui na formação do indivíduo. Ele defendia uma educação integral contemplando todas as dimensões do ser humano. A educação sexual deveria ser vista como uma fonte de alegria e uma realização com Deus. A opção cristã para o desenvolvimento dos povos enfatiza o papel da Igreja como proclamadora da humildade, da solidariedade, do amor, respeito ao cidadão e a justiça.

Palavras-chave: Educação integral. Escola. História da Educação. Igreja. Padre Charbonneau.

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