Educadores



Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Bases Teórico-metodológicas dos Currículos de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  14/1/2019
Descrição:
BARBOSA, Valdivânia Pereira

A partir de meados da década de 1980, agentes da educação pública paranaense elaboraram e implementaram orientações curriculares para a rede de escolas do estado. Orientações curriculares partem não somente de órgãos oficiais, mas de outros segmentos da sociedade. O contexto histórico, os interesses de classes e as transformações no pensamento científico, filosófico e geográfico são determinantes na elaboração das proposições curriculares. A pesquisa, numa aproximação com o materialismo histórico e dialético, teve como objetivo avaliar os determinantes sócio-históricos e as bases teórico-metodológicas contidas nas propostas curriculares de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede estadual do Paraná, de 1990 a 2017. Procuramos identificar o contexto das transformações ocorridas na educação e na Geografia, bem como, a inserção dessa ciência nos currículos escolares. A investigação foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental e abrangeu o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica e o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Em cada proposta curricular, analisamos o objeto de estudo da Geografia e os conceitos que contribuem para explicá-lo, os objetivos de ensino, as metodologias de ensino, a concepção/função da avaliação da aprendizagem. Os quatro documentos apresentam coerência e contradições internas. As quatro propostas admitem que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico. Apenas o Currículo Básico não explicita os conceitos/categorias da Geografia. Partiu dos Parâmetros Curriculares Nacionais a proposta do emprego dos conceitos da Geografia na educação escolar. Essa proposta também apresentou, à época, nova abordagem para o ensino da cartografia. No Currículo Básico, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica, os objetivos do ensino da Geografia são coerentes com os pressupostos teórico-metodológicos. O Plano de Estudos do MST, para além de objetivos de ensino, propõe a formação humana, omnilateral como princípio fundamental da educação. Os conteúdos selecionados são coerentes com os objetivos de cada proposta analisada de Geografia. O materialismo histórico e dialético é a abordagem metodológica no Currículo Básico e no Plano de Estudos do MST; os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam abordagem eclética com destaque para a fenomenologia; nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica são as abordagens críticas. Cada documento que sucede o anterior guarda aspectos do remoto, apresenta novas abordagens da Geografia, e supera em algumas proposições.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Currículo básico para a escola pública do Estado do Paraná. Parâmetros curriculares nacionais. Diretrizes curriculares orientadoras da educação básica. Plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra.

Downloads 2564  2564  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.