Educadores



Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! O Ensino da Física no Contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade – uma Proposta para a Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
MACEDO, Andreia Hornes

O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.

Palavras-chave: HCTS. Efeito fotoelétrico. Aprendizagem significativa.

Downloads 2453  2453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.